Controlo de consumo de viaturas?!

Boas ppl

foi-me dada a responsabilidade pelo controlo e balanço do consumo de combustivel das viaturas da empresa onde trabalho. A questão é que não sei como fazer isso. a fonte com que tenho que trabalhar é apenas os taloes onde vem mencionado a data, a quantidade (L) e o valor (€).

alguem tem experiencia nesta materia? existe algum freeware proprio para isto.

Obrigado.

Carlos Daniel Costa

Simples, obrigas a fazerem sempre atesto total do depósito e anotar KM na bomba.

Depois só tens que fazer contas no excel que é relativamente simples.

Vais a uma tipografia e pedes para te fazerem alguns blocos de folhas onde dê para por os kilometros e a gasolina que é posta na altura em que são escritos os kilometros...fazes isto todas as semanas. Das um livrinho a cada condutor e voila...ao fim de semana fazes as contas...

Algo como os cartoes da galp frota nao conseguem fazer isso? tenho total desconhecimento desses cartoes mas nao é suposto estarem associados a um so carro e como tal serem capazes de controlar os gastos?

Eu faço isso do meu, num programa de excel. km percorridos, medias parciais e total, litros parciais e total, preço do combustivel, dinheiro gasto por deposito e total.

Algo como os cartoes da galp frota nao conseguem fazer isso? tenho total desconhecimento desses cartoes mas nao é suposto estarem associados a um so carro e como tal serem capazes de controlar os gastos?

Depende.

Eu tenho galp frota da empresa há uns anos.

Antigamente, tinha de por sempre os kms quando abastecia.

Agora já não.

A ideia do galp frota parece-me a mais prática, controlas os consumos no site da Galp e os respectivos km's, tens que dizer aos utilizadores que tem que registar os km's cada vez que vão á bomba, e porque não depois confirmares tu no conta-km's semanalmente para ver que não há faralhanços.

N percebo a dificuldade, podes explicar melhor?

A "tua" empresa n quer aderir a cartões de frota, é q sinceramente n percebo pq é q há empresasq teimam em n querer este sistema, tem-se descontos no combustivel e todo o trabalho de controlo é feito por eles.

N percebo a dificuldade, podes explicar melhor?

A "tua" empresa n quer aderir a cartões de frota, é q sinceramente n percebo pq é q há empresasq teimam em n querer este sistema, tem-se descontos no combustivel e todo o trabalho de controlo é feito por eles.

Conheço empresas k nem cartões de Frota nem sequer Via Verde deixam pôr nos carros dos comerciais. Depois eles é k têm de andar a perder tempo c/as contas do gasóleo e c/os trocos p/as portagens e ainda por cima as empresas exigem k eles têm de ser Deus c/o dom da omnipresença p/poderem ir a clientes a 20 lados ao mm tempo...

Infelizmente ainda há empresas 1 pouco retrógradas k não sabem olhar nem p/o progresso nem p/as vantagens a médio e longo prazo, pois o k interessa apenas é o corte imediato em kk tipo de despesas k estejam associadas a viaturas. Enfim, é 1 pouco o reflexo do país k ainda temos...

má jogada do patrão incumbir alguém de uma tarefa que não sabe fazer :sh)

bem! mas adiante

isso é facil, vês a média que cada automovel da empresa gasta! vês quanto atestaram e quantos km fizeram, e tens o teu resultado!

má jogada do patrão incumbir alguém de uma tarefa que não sabe fazer :sh)

bem! mas adiante

isso é facil, vês a média que cada automovel da empresa gasta! vês quanto atestaram e quantos km fizeram, e tens o teu resultado!

Realmente, é melhor candidatares-te tu ao cargo.

Deves ter nascido ensinado ou não deves ter dúvidas.

Realmente, é melhor candidatares-te tu ao cargo.

Deves ter nascido ensinado ou não deves ter dúvidas.

do ponto de vista da eficiência, incumbir alguém de uma tarefa pode ter duas abordagens numa área/tarefa especifica:

-ou fornecemos a formação
-ou contratamos alguém com formação

agora, pedir a alguém para fazer algo que não sabe, partindo do pressuposto que vai ser auto-didacta, é muito pouco satisfatório,fiável e inteligente!

por não ter nascido ensinado, é que estou neste sábado sentado na sala de mestrados do ISCTE com umas centenas de papeis á minha frente loucos para me endoidecer![;)]

DE NOTAR ainda que do meu ponto de vista o Carlos Daniel Costa não tem culpa nenhuma de estar nesta situação, sendo que o que está a fazer é sem dúvida o melhor, (não sabe, pergunta)! mas não posso deixar de frisar o aspecto do empregador.....

se o carlos não souber, o empregador vai lhe chamar de incompetente, coisa normal no nosso país, é um bom exemplo para os senhores gestores do off-topic para quem os empregados portugues é que são os culpados da situação precária do país!

Last edited:
do ponto de vista da eficiência, incumbir alguém de uma tarefa pode ter duas abordagens numa área/tarefa especifica:

-ou fornecemos a formação
-ou contratamos alguém com formação

agora, pedir a alguém para fazer algo que não sabe, partindo do pressuposto que vai ser auto-didacta, é muito pouco satisfatório,fiável e inteligente!

Eu acho que umas contas de mercearia todos sabemos fazer. E provavelmente (e aqui estou a adivinhar) o Carlos Daniel Costa até tinha escrito no CV que sabia de Office na óptica do utilizador.

Eu acho que umas contas de mercearia todos sabemos fazer. E provavelmente (e aqui estou a adivinhar) o Carlos Daniel Costa até tinha escrito no CV que sabia de Office na óptica do utilizador.

isso é o senso comum a falar!

até porque se assim fosse , o rapaz não estaria cá a perguntar![;)]

a resposta sucinta para a pergunta inicial do tópico é:

"A questão é que não sei como fazer isso. a fonte com que tenho que trabalhar é apenas os taloes onde vem mencionado a data(d), a quantidade (L) e o valor (€)."

1

1.1 primeiro arranjar informação sobre os km a percorrer, ou percorridos, ou uma média de km para as tarefas a realizar.

1.2 informação sobre os consumos dos carros

1.3 contrapor a 1ª com a 2ª, verificando se num determinado de tempo os carros estão a gastar mais ou menos do que seria suposto gastar

2
em termos práticos:

se for uma carrinha com um consumo combinado de 7lts (c)

então em determinado tempo (d) foi metido certa quantidade (l) com um custo (€), isso teria que dar para X quilometros(k) em determinada data (d) tendo em conta o consumo (c)

logo

2.1 º(l) x 100 : k = consumo e verificar se coincide com o consumo esperado

2.2º verificar se os condutores estão a fazer os km esperados, ou mais ou menos do que deveriam

2.3º dar as indicações necessárias ao patrão para futuras adaptações

2.4º monitorizar os consumos, gastos e km percorridos!

Last edited:
Conheço empresas k nem cartões de Frota nem sequer Via Verde deixam pôr nos carros dos comerciais. Depois eles é k têm de andar a perder tempo c/as contas do gasóleo e c/os trocos p/as portagens e ainda por cima as empresas exigem k eles têm de ser Deus c/o dom da omnipresença p/poderem ir a clientes a 20 lados ao mm tempo...

Infelizmente ainda há empresas 1 pouco retrógradas k não sabem olhar nem p/o progresso nem p/as vantagens a médio e longo prazo, pois o k interessa apenas é o corte imediato em kk tipo de despesas k estejam associadas a viaturas. Enfim, é 1 pouco o reflexo do país k ainda temos...
Mais um emprego criado...

Back