Bom dia,
Ouvi falar do sistema "ISO doc", que permite efectuar o controlo documental de uma empresa.
Basicamente, e pelo que foi dito por dois colegas meus (que o têm implementado nas respectivas empresas), é possível dar resposta às NCs (Não Conformidades) associadas com este item - Controlo Documental.
Alguém conhece este sistema? Ou análogo?
Cpts.,
Boas. Estou mais familiarizado c NP EN ISO 9001 2000.
Em termos mto genericos, Controlo documental, Controlo dos registos, Manual da Qualidade e Requisitos da documentacao sao apenas alguns dos requisitos do sistema e em qq um deles podem ser auditados e logo, ter Conformidades ou Nao Conformidades.
Em relacao ao controlo documental, de grosso modo, a empresa tem q estabelecer um procedimento documentado para definir os controlos necessarios para
a)aprovar documentos quanto a sua adequacao antes de serem editados (e ai tem q ficar definido quem tem autoridade p aprovar documentos)
b) rever, actualizar e reaprovar, se necessario, documentos
(quem faz)
c) assegurar q as alteracoes e o estado actual revisao sao identificados e estao em local disponivel de utilizacao e consulta (sendo q todos os profissionais directamente visados devem saber onde esta a documentacao)
d) assegurar q se manteem legiveis e prontamente identificaveis
e)assegurar q os documentos de origem externa sao identificados e a sua ditribuicao controlada
f)prevenir a utilizacao indevida de documentos obsoletos ou desactualizados e identifica los de forma apropriada se forem retidos para qualquer proposito
O q podem constatar ou perguntar num auditoria externa
* se os documentos na tua empresa estao actualizados
* se a malta procede de acordo c o q esta documentado ou instituido
* se a malta evidencia tomada de conhecimento de documentos publicados (nao adianta dizer q nao sabiam q se fazia assim, se tiverem um documento a explicitar o procedimento, logo NC[

] )
*se a empresa tem documentos obsoletos e o q lhes faz
*como se faz o controlo da documentacao externa
*qual o meio de suporte documental (pastas papel, informatico, video...)
* que accoes preventivas e correctivas desenvolvem para correcto controlo de procedimentos documentais...
Se for eu a auditar, estas lixado
]
Boa sorte e dispoe