Convergência de preços Gasolina-Diesel "o Mito"

jorge1gomes1

New member
Desde que me conheço como condutor que ouço uma certa teoria de que os combustiveis, gasoleo e gasolina, iriam convergir para preços semelhantes. Desde à 6 anos pra cá tenho estado extremamente à movimentação dos preços. Facilmente analisei uma clara tendencia nas curvas de preços dos combustiveis. Mais concretamente, noto que a diferença nunca foi inferior a 16 cent/litro, e a oscilação máxima fez com que o gasoleo estivesse 30 cent/litro.

Nunca em nenhuma altura houve uma convergêngia de preços que durasse mais de 6 a 8 meses. Notei foi duas curvas harmonicas, Sempre em ascendência(subida do petroleo).

Para aqueles que ainda acreditam na convergência aqui fica um dado: a diferença de 16 cent verificou-se em meados de março, desde aí a divergência veio até aos actuais 20 cent/litro.

O que acham ? Haverá tendencia para o aproximar dos preços? Porquê? Ou porque não?!

Chegará a altura em que os impostos convergiraõ... ou então os impostos serão reincidentes pela poluição por litro... aí a historia será outra...

1) A lei da oferta e da procura é que dita a lei.
2) Custos inerentes á produção são maiores nos diesel
3) Percentagem de imposto cobrado (por litro) é inferior nos diesel

Sim, acho que vai haver convergência

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Chegará a altura em que os impostos convergiraõ... ou então os impostos serão reincidentes pela poluição por litro... aí a historia será outra...
Com o filtro de particulas, as emissões de co2 não são equivalentes?

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

Realmente, pela teoria da oferta e procura, o diesel deveria ficar +caro, mas o que é certo é que a procura tem aumentado e a diferença de preços encontra-se invariávelmente estável nos passados 6 anos.

E se de repente a Moda passar a ser Gasolina e n diesel, ou de outroa maneira, passar a ser hibrido(gasolina)?! baixará o preço do diesel?

Acho que os impostos é algo que ainda segura a gasolina, pis para o estado português convem, e muito que se consuma gasolina. Penso aliás ser esta a razão pela qual se insiste muito em campanhas de intoxicação de opinião do género " o diesel já não compensa" sem recurso a calculos de custos.

citação:Originalmente colocada por jorge1gomes1

CO2 é algo irrelevante: a sua emissão é tanto maior quanto o consumo, por isso os diesel emitem MENOS co2 do que os gasolina.

Se os impostos sobre o gasóleo fossem tão altos como os da gasolina, a ver onde ia parar a nossa economia...

Isso não acontecerá tão cedo, a menos que hajo algo de catastrófico no mundo...

Alguém disse há cerca de um ano atrás aqui no fórum que, devido ao aquecimento doméstico a gasóleo, este aproxima-se do preço da gasolina nesta altura do ano, sucedendo o inverso no verão.

Concordo ;)

Desde que me conheço como condutor que ouço uma certa teoria de que os combustiveis, gasoleo e gasolina, iriam convergir para preços semelhantes. Desde à 6 anos pra cá tenho estado extremamente à movimentação dos preços. Facilmente analisei uma clara tendencia nas curvas de preços dos combustiveis. Mais concretamente, noto que a diferença nunca foi inferior a 16 cent/litro, e a oscilação máxima fez com que o gasoleo estivesse 30 cent/litro.

Nunca em nenhuma altura houve uma convergêngia de preços que durasse mais de 6 a 8 meses. Notei foi duas curvas harmonicas, Sempre em ascendência(subida do petroleo).

Para aqueles que ainda acreditam na convergência aqui fica um dado: a diferença de 16 cent verificou-se em meados de março, desde aí a divergência veio até aos actuais 20 cent/litro.

O que acham ? Haverá tendencia para o aproximar dos preços? Porquê? Ou porque não?!

Aos actuais 22 cent/litro. ;)

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

CO2 é algo irrelevante: a sua emissão é tanto maior quanto o consumo, por isso os diesel emitem MENOS co2 do que os gasolina.

Nem mais...

Apesar de hoje em dia o CO2 ser o verdadeiro inimigo publico numero 1... o CO2 depende do consumo... e o imposto é por litro... logo se emite o mesmo CO2... por litro... o imposto de poluição devia ser o mesmo!
Para além disso o que estraga o ambiente não é só o CO2... e há coisa que por litro o diesel emite mais... como os NOx e particulas cancerigenas que os diesel emitem em muito maior numero... Quando alguem olhar para os impostos como deve ser... os impostos mudam e a convergencia é possivel... enquanto estiverem de olhos fechados... nada se vai passar. Eu acredito que alguem vai abrir os olhos!

Sou apologista que os carros particulares diesel ou gasolina deveriam pagar o mesmo imposto pelo combustivel. Carros comerciais e publicos deveriam ter diminuição de imposto... independentemente do combustivel!

citação:Originalmente colocada por PT82

Concordo ;)

Basta ver o exemplo de outros países na europa, onde a diferença de preços entre os dois combustiveis, é muito inferior à realidade actual em Portugal

Back