Conversa da treta

Até metia, mas não faço puto ideia do que lhe meter, nem como :D
Preciso de um guia de mecânica de jipes para totós [kiss]

Massa lubrificante serve hidratar e lubrificar os casquilhos. Estou a partir do princípio que os casquilhos não foram à vida. Se quiseres mete uma foto aqui para se tentar avaliar a coisa. Em relação a marcas específicas não faço a mínima ideia...

O modo de aplicação é aplicar à mão (se for pasta) ou com um spray se for líquido.

Massa lubrificante serve hidratar e lubrificar os casquilhos. Estou a partir do princípio que os casquilhos não foram à vida. Se quiseres mete uma foto aqui para se tentar avaliar a coisa. Em relação a marcas específicas não faço a mínima ideia...

O modo de aplicação é aplicar à mão (se for pasta) ou com um spray se for líquido.

Vou tentar tirar uma foto dos ditos cujos, se os conseguir identificar e mostro. Quando dizes aplicar à mão é tipo besuntar aquilo? Não é preciso desmontar nem nada?

A ignorância vai ao nivel de nem saber o que comprar (já andei a ver e pelos vistos há vários tipos) nem onde (excepto online claro - obrigado google) [kiss]

Tenham pena de mim, o que sei de carros é o que vou aprendendo aqui [8b]

Vou tentar tirar uma foto dos ditos cujos, se os conseguir identificar e mostro. Quando dizes aplicar à mão é tipo besuntar aquilo? Não é preciso desmontar nem nada?

A ignorância vai ao nivel de nem saber o que comprar (já andei a ver e pelos vistos há vários tipos) nem onde (excepto online claro - obrigado google) [kiss]

Tenham pena de mim, o que sei de carros é o que vou aprendendo aqui [8b]

Eu de suspensões sei 0 [:D]

Não é preciso desmontar. É o mesmo princípio que olear uma dobradiça, por exemplo. Agora, talvez o spray seja mais eficaz porque consegue entranhar-se nas fissuras e em espaços apertados.

O TerranoII já vem aí salvar-nos.

Muito agradecido!

Não consigo encontrar o ATP por cá... E a pasta é cara para caraças!

Vou falar com o mecânico para saber o que ele usa. Amanhã digo algo.

PS: Vi que uma solução assim um bocado rasca é usar água e sabão (daquele azul ou rosa) e com um spray molhar os casquilhos, mas acho que não vale a pena.

Até metia, mas não faço puto ideia do que lhe meter, nem como :D
Preciso de um guia de mecânica de jipes para totós [kiss]

Ao menos sabes o que é um Jipe. Ja tens umas boas bases [:)][:)]

Spray de Silicone é indicado para borrachas. Pode é nao durar muito.
O ano passado na Berlingo "WRC" andei pelos acessos aos troços cheios de pó fininho. O spray resolveu a rangedeira das rotulas. Compra barato. Nao precisa ser xpto.

Ao menos sabes o que é um Jipe. Ja tens umas boas bases [:)][:)]

Spray de Silicone é indicado para borrachas. Pode é nao durar muito.
O ano passado na Berlingo "WRC" andei pelos acessos aos troços cheios de pó fininho. O spray resolveu a rangedeira das rotulas. Compra barato. Nao precisa ser xpto.
Isso é aquilo tipo "Bala"? É que nas Norauto/FeuVert/L'Auto de Braga não há nada de sprays a base de silicones ou afins (andei a perseguir os funcionários) xD

Edit: é isto?? https://www.aki.pt/ferramentas/lubr...v8JCItLEjHxx0W3vGabd6LxnyaDBQX2xoCSSoQAvD_BwE

Last edited:
Isso é aquilo tipo "Bala"? É que nas Norauto/FeuVert/L'Auto de Braga não há nada de sprays a base de silicones ou afins (andei a perseguir os funcionários) xD

Edit: é isto?? https://www.aki.pt/ferramentas/lubr...v8JCItLEjHxx0W3vGabd6LxnyaDBQX2xoCSSoQAvD_BwE

Parece ser. Diz que não danifica borracha, pelo que não deve ter derivados de petróleo na sua composição. Verifica antes de comprares. Se tiver algo relacionado com petróleo não metas porque corrói a borracha

Ora bem, depois de umas horas debaixo do carro a sprayzar aquilo, das duas uma, ou não acertei no sítio certo (possível), ou não era falta de lubrificação.

Podem ser minhocas do cérebro até, mas até parece que faz mais xiadeira.

Noto que vem bastante de quando rodo o volante/direção.

Ideias?

Edit: Entretanto reduziu um pouco o ruido, mas continua a cantar , se der ao volante para um lado e outro em andamento ouve-se logo, e a passar em lombas e assim

Last edited:
Rotulas dos triangulos da frente. Onde aperta a manga de eixo. Tenta aí e nos terminais da barra de direcção

Consegues fazer um vídeo?

Também acho que são os triângulos

Amanhã de manhã faço um vídeo e partilho aqui :)

Acho que olhei para essas coisas (rótulas dos triangulos) hoje e dei-lhes uma borrifadela na borracha com o spray de silicone, mas suponho que deva precisar de uma intervenção mais profunda com masse consistente (?).

Amanha coloco aqui o vídeo!

obrigadO!

De qualquer modo já ganhei um bocado do dia porque consegui mudar o puxador da mala sozinho pequenas vitórias!
Finalmente material para o DB

Last edited:
No meu foi metida massa consistente (atenção à existência de derivados de petróleo). Infelizmente no site do AKI não faz referência a esse pormaior

No l'Auto tem massa consistente com base de lítio, que suponho que é o ideal.

O vídeo da chiadeira segue dentro de momentos

Teve de ser feito parado porque em andamento a deslocação do ar provoca muito ruído.

Na verdade a lubrificação parece ter surtido algum efeito, pois agora faz menos ruídos. Mas este não há maneira de desaparecer.

https://youtu.be/vIgaEfQJm_s

Back