Cor do óleo.

WM

New member
Pesquisei no forum mas não consegui encontrar nada. Se alguem achar esta duvida respondida aqui algures, agradeço que me diga. [;)]

Tenho um Ford Focus 1.6 TDCI com 2 meses, e com quase 5mil Km.

Ando a efectuar religiosamente os conselhos de rodagem que estão aqui no forum.
Lá pode-se ler:
Aconselhamos a que se faça uma mudança de óleo e respectivo filtro após os primeiros 1.500 a 2.500 quilómetros num motor novo, para que se retirem todas as partículas metálicas produzidas pela rodagem. É importante verificar o nível de óleo a cada 500 km, pois os motores novos têm alguma tendência para consumir lubrificante.
fonte:http://forum.autohoje.com/boxes/19225-dicas-para-uma-boa-rodagem-14.html#post450325

Para ser sinsero não fiz esta mudança que é aconselhada, ate porque nao tenho tido hipotese nenhuma. Hoje de manha verifiquei o nivel do oleo, para ver se não andava a ser comido oleo a mais. O nivel ta bom, a questão é que o oleo ta preto.

A minha duvida passa entao pela cor do oleo, é normal ao fim de 5mil km estar assim tao preto? Será entao altura de mudar, ou é perfeitamente normal?

Já agora, os intervalos de mudança do oleo sao de 20mil km em 20 mil km, aconselham-me que a primeira mudança seja feita antes disso como é sugerido neste artigo da rodagem, ou espero ate la?

Obrigado pelas futuras respostas malta,
Abraços

Pesquisei no forum mas não consegui encontrar nada. Se alguem achar esta duvida respondida aqui algures, agradeço que me diga. [;)]

Tenho um Ford Focus 1.6 TDCI com 2 meses, e com quase 5mil Km.

Ando a efectuar religiosamente os conselhos de rodagem que estão aqui no forum.
Lá pode-se ler:

fonte:http://forum.autohoje.com/boxes/19225-dicas-para-uma-boa-rodagem-14.html#post450325

Para ser sinsero não fiz esta mudança que é aconselhada, ate porque nao tenho tido hipotese nenhuma. Hoje de manha verifiquei o nivel do oleo, para ver se não andava a ser comido oleo a mais. O nivel ta bom, a questão é que o oleo ta preto.

A minha duvida passa entao pela cor do oleo, é normal ao fim de 5mil km estar assim tao preto? Será entao altura de mudar, ou é perfeitamente normal?

Já agora, os intervalos de mudança do oleo sao de 20mil km em 20 mil km, aconselham-me que a primeira mudança seja feita antes disso como é sugerido neste artigo da rodagem, ou espero ate la?

Obrigado pelas futuras respostas malta,
Abraços

LOL

Opa...esquece essas dicas extremistas xD

tens um (focus) diesel, isso em 5000 kilometros o oleo fica logo preto, preto, preto escuro (no meu grande punto é igual).

Anda com isso e verifica o nível. Se ficar abaixo de 3/4's da vareta acrescenta. Se possível acrescenta com óleo igual ao que o teu carro usa!

20 mil kilometros não é muito tempo...a fiat faz 35 mil entre revisões! :)

Pois, a cor é normal mas em todo o caso, troca o óleo. Há sempre "resíduos" num motor novo que vão parar ao óleo e andares com isso não é o melhor. A forma como se trata o carro ao início influencia muito o que ele nos dará a longo prazo.

Ok eu compreendo e ate concordo ligeiramente que se troque o óleo ate aos 10mil km que é quando se dá o final da rodagem(+/-) e nessa altura o oleo esta pronto para ser mudado. No entanto o que a marca diz é que "se o cliente quiser mudar o oleo aos 10 mil, pode mudar, mas as revisões programadas da marca são de 20 mil em 20 mil km."

Por isso não sei se mude, se não mudo...

Aqui não parece haver ainda consenso sobre se devo ou não mudar.

Deveria ter feito uma votação [:D]

O que acham, mudo ou não mudo?

posso te dizer que troquei o óleo do meu, liguei ficou logo preto... isso está sempre preto portanto não vás por aí [;)]

Ok eu compreendo e ate concordo ligeiramente que se troque o óleo ate aos 10mil km que é quando se dá o final da rodagem(+/-) e nessa altura o oleo esta pronto para ser mudado. No entanto o que a marca diz é que "se o cliente quiser mudar o oleo aos 10 mil, pode mudar, mas as revisões programadas da marca são de 20 mil em 20 mil km."

Eu trocava, precisamente por esta razão:

Pois, a cor é normal mas em todo o caso, troca o óleo. Há sempre "resíduos" num motor novo que vão parar ao óleo e andares com isso não é o melhor. A forma como se trata o carro ao início influencia muito o que ele nos dará a longo prazo.

[;)][;)]

Não sabes que se deve trocar logo o óleo antes dos 2.000km!!!! Esse motor já era!:eek:

[:D]
Agora a sério.
Obviamente que não precisas de trocar o óleo (a não ser que queiras gastar dinheiro).
O óleo estar preto é perfeitamente normal (basta andar meia dúzia de km que fica logo preto).
Isso dos resíduos... não acredites!
Se o motor tem resíduos (por exemplo, limalhas) até podias trocar o óleo ao final de 500km que os cilindros já estavam estragados. [:D] O processo de fabrico dos carros (e dos motores) é feito com muito cuidado. É tão provável ter agora resíduos como na 5ª vez que mudares o óleo.

A única coisa que convém fazer é ver o nível do óleo pois há motores que consomem algum óleo. Mas com sorte, a carrinha até tem uma luzinha para avisar quando for preciso.

mas pelo menos no carros antigos o parafuso do bujão era magnético para as limalhas ficarem presas lá e assim quando se trocava o óleo era limpar o parafuso.. que algumas ficavam lá presas..[;)] agora não sei se ainda usam o mesmo sistema.

Não sabes que se deve trocar logo o óleo antes dos 2.000km!!!! Esse motor já era!:eek:

[:D]
Agora a sério.
Obviamente que não precisas de trocar o óleo (a não ser que queiras gastar dinheiro).
O óleo estar preto é perfeitamente normal (basta andar meia dúzia de km que fica logo preto).
Isso dos resíduos... não acredites!
Se o motor tem resíduos (por exemplo, limalhas) até podias trocar o óleo ao final de 500km que os cilindros já estavam estragados. [:D] O processo de fabrico dos carros (e dos motores) é feito com muito cuidado. É tão provável ter agora resíduos como na 5ª vez que mudares o óleo.

A única coisa que convém fazer é ver o nível do óleo pois há motores que consomem algum óleo. Mas com sorte, a carrinha até tem uma luzinha para avisar quando for preciso.

LOL x2...

opa, compraste uma focus 90cv's para poupar $ e agora vais estourar a trocar óleo desnecessáriamente?

Está com atenção ao nível e acrescenta caso seja necessário (tenta acrescentar óleo igual ao que a marca poe).

Não gastes dinheiro numa mudança de oleo e filtro antes da revisão...paga-me um jantar a mim e ao VTEC que é mais barato xD

LOL x3... (posso usar o teu termo?)

A minha focus é a de 90cvs? ou é a de 100? hum.... nao me lembro de ter referido isso aqui no forum. Aparentemente é uma de 90 né?

Poupar dinheiro, se estas a referir ao combustivel estás correcto. Nunca tive um carro Diesel, por isso desculpem la se fizer perguntas idiotas. :D

Sempre tive intenção de trocar o óleo apenas aos 20 mil como a marca recomenda, vim só pedir opinião aos demais foristas, o que parece ter sido um erro.

Nunca tive problema em oferecer um jantar, por isso terei todo o prazer em pagar-te as refeições todas que quiseres [;)]

Abraço

A minha focus é a de 90cvs? ou é a de 100? hum.... nao me lembro de ter referido isso aqui no forum. Aparentemente é uma de 90 né?

Poupar dinheiro, se estas a referir ao combustivel estás correcto. Nunca tive um carro Diesel, por isso desculpem la se fizer perguntas idiotas. :D

Sempre tive intenção de trocar o óleo apenas aos 20 mil como a marca recomenda, vim só pedir opinião aos demais foristas, o que parece ter sido um erro.

Nunca tive problema em oferecer um jantar, por isso terei todo o prazer em pagar-te as refeições todas que quiseres [;)]

Abraço

Não me parece que seja um erro.
Pediste uma opinião, as respostas dividiram-se... mas o fórum serve mesmo para isso, debater ideias e tentar esclarecer dúvidas.

Na minha opinião convicta, vai verificando apenas o nível do óleo (acho que em condições normais, vais rapidamente ver que 500 em 500km é insignificante) e guarda o dinheiro da mudança de óleo (que eram à vontade mais de 100€)[;)]

Não me parece que seja um erro.
Pediste uma opinião, as respostas dividiram-se... mas o fórum serve mesmo para isso, debater ideias e tentar esclarecer dúvidas.

Na minha opinião convicta, vai verificando apenas o nível do óleo (acho que em condições normais, vais rapidamente ver que 500 em 500km é insignificante) e guarda o dinheiro da mudança de óleo (que eram à vontade mais de 100€)[;)]

Obrigado pela opinião sincera sem comentários sobre pagamentos de jantares [;)]

Era o que eu pretendia fazer, verificar o oleo como sempre fiz com os meus carros, e colocar apenas nas alturas das revisões, ou se precisar de atestar.

Abraço

Abraço

ohh...espero que nao tenhas levado a mal =/

(podes ter levado a parte do poupar no carro...mas sinceramente...acho que o focus hoje em dia é um negócio e nao uma compra porque se gosta. =/)

tal como disse antes e o Vtec tambem...não mudes o oleo, está é com atenção ao nível.

Desculpa lá qualquer coisinha :)

Se houver resíduos, o filtro está lá para alguma coisa.. :>

Continua a tratar bem o carro e não te preocupes com isso [:cool:]

btw, os 100€ da troca do óleo dá para pagar o jantar a 4 pessoas... :sh)

4 jantares... entao pronto, eu o mazzeo, o sotor e o vtec? (Mazzeo tb vivo em terras de isaltino por isso ate podemos partilhar o carro na ida pro jantar lol)
Ainda dá para 20 euros por pessoa ainda dá para uma valente posta mirandesa a cada um! [:D]

Sotor, não levei a mal, por isso no worries.

E ja agora, para mim o Focus foi um negocio, mas mais que isso uma compra porque se gosta. É um carro que sempre gostei, e acho que está um carro bastante bom e bonito, assim como uma grande compra. Por isso, para mim, 10 estrelas [;)]

O que me fez mais confusão foi andar sempre com carros a gasolina, em que o oleo demorava a ficar preto. Sempre tive atenção a isso, e por isso vim perguntar se seria normal em Diesel ficar tão rapidamente preto, e se deveria mudar.

Como qualquer pessoa, não anseio em gastar dinheiro a mudar oleos, filtros e afins, e por isso nao sendo necessario, fica como ta.

Obrigado a todos,
Abraço

Voltar
Superior