[Saúde] Coroa dentária: Resina ou Cerâmica?

theleat

New member
Boa tarde,

O objectivo com este post é dar o meu veredicto para quem está a ponderar e em dúvida entre os dois tipos de prótese/coroa dentárias (resina vs cerâmica) e também principalmente para recolher possíveis outras soluções sugeridas para o meu caso que quiçá eu desconheça.

o ano passado fiz um branqueamento dentário o qual fez sobressair um problema de diferença de cor entre o dente da frente e todo o resto da dentição. Isto porque fui idiota e não me lembrei que tinha partido em criança o dente da frente e portanto eu tinha uma massa(coroa em resina normal) e como tal todos os dentes ficaram brancos menos o tal, ficando uma diferença de cor algo significativa.

Pesquisei possíveis soluções para o meu caso, e eis que surge a técnica da coroa dentaria em porcelana/cerâmica, o qual nos é vendido que a cor não se altera consoante o tempo e que será exatamente igual ao resto dos dentes, pois existe o estudo da cor e respectivo molde pelo dentista, sendo o trabalho realizado em laboratório e posteriormente introduzido no dente em questão pelo dentista.

Decidi arriscar e optei pela clínica dentária Santa Madalena, sendo a minha experiência pouco positiva, a cor não só não corresponde como piorou e a introdução é muito artificial notando-se claramente que algo está por cima do dente real(uma prótese por cima que torna o dente "gordo") ao contrario da coroa em resina que é muito mais intuitiva e harmoniosa, pois é uma massa colocada em consonância com o dente real. Mostrei o meu desagrado à Dra, a qual se prontificou a retificar o trabalho de modo a que a cor fosse mais branca e mais parecida aos dentes reais e para que a introdução fosse mais bem feita do que a que estava.

Retirei a prótese a muito custo(parecia que ia ficar literalmente desdentado tal eram as marteladas para remover) e Depois de 4 semanas de espera e sem qualquer tipo de massa no dente(praticamente desdentado porque a massa temporária para disfarçar enquanto esperava caiu sempre nos primeiros dias) voltei a repetir o mesmo processo. Desta vez estava melhor posto e depois de alguns ajustes a nível de tamanho, estava mais parecido em formato com o dente homogéneo, contudo a cor continuou amarela e piora com o passar do tempo (ou seja duas mentiras numa, não só não ficou na cor que devia como esta ainda piora com o tempo).

Ora pela minha experiência e para o meu caso em específico estou arrependido, a coroa em resina(a solução convencional) não só é muito menos custosa e coberta pelo seguro (por ex para mim custa-me 10 euros e faz-se numa consulta) ao contrário de cerâmica (400 euros sem possibilidade de seguro), como ainda em qualidade é mais harmonioso a nível de aspecto e incrivelmente igual ou melhor em cor. Caso para dizer que o que é barato sai melhor que o caro.

A vantagem da cerâmica a meu ver prende-se com a durabilidade do trabalho(não precisa de ser trocado de x em x tempo como acontece com a resina) e talvez com a robustez.

Última edição:
O foco foi falares do que não sabes em vez de perceberes que materiais, técnicas e métodos só funcionam nas mãos de quem sabe.......e com um bocadito de jeito, és dos que comem o belo "solidex" por cerâmica :rolleyes:

Trabalhos bem feitos é só para quem tem a categoria de enviar algo em condições e para quem devolver qualquer coisita apresentável.

Fica lá com as "massinhas" brancas e deixa a cerâmica em paz[:D]

mx11yg.jpg

Ora este era o objectivo do meu post, discutir este assunto, eu relatei a minha experiência para contextualizar e procurar respostas. Talvez podia ter abordado melhor a conclusão de qual seria o melhor, até porque tal como referes posso ter sido enganado e nem tido o devido tratamento que me venderam.

Nunca disse que era expert.

Então dizes-me que para o meu caso a solução que recorri de facto funciona mas que eu é que tive azar/mau profissional? Sugeres-me algum doutor/clínica para fazer o trabalho? Tu falas por saber ou porque te incluis na minha situação?

Mais, se por exemplo for a outra clinica e me provarem que isto não é coroa ceramica devo reclamar?
Tal como sugeriram atrás, o dinheiro não é o que mais me chateia mas sim a pouca eficácia na solução ao meu problema

Obrigado pela resposta

Cumprimentos

Última edição:
Tens aí, no post inicial tanta confusão e mescla de ideias. Misturas coroas em resina vs cerâmica, com a arte de quem as faz e/ou produz, com o custo para ti, e até com a cobertura do seguro. Assim torna-se difícil abordar a questão.

A resina, num caso de destruição total (ou quase total) da coroa de um dente, "só ganha" à cerâmica no custo para ti. De resto, perde em tudo (estética, durabilidade, preservação do dente, etc). Portanto, ter-se avançado para um coroa, no caso que descreves, fez todo o sentido.

Se o teu seguro cobre ou não, isso é outra história e terás que rever as coberturas. Nada tem a ver com o tratamento em si.

Agora, se as coisas não correram bem, seja a nível clínico, seja a nível laboratorial, não deves extrapolar nem concluir da forma que fizeste. A resina não é melhor, nem mais harmoniosa e mais barata, é só mais barata.

Tens aí, no post inicial tanta confusão e mescla de ideias. Misturas coroas em resina vs cerâmica, com a arte de quem as faz e/ou produz, com o custo para ti, e até com a cobertura do seguro. Assim torna-se difícil abordar a questão.

A resina, num caso de destruição total (ou quase total) da coroa de um dente, "só ganha" à cerâmica no custo para ti. De resto, perde em tudo (estética, durabilidade, preservação do dente, etc). Portanto, ter-se avançado para um coroa, no caso que descreves, fez todo o sentido.

Se o teu seguro cobre ou não, isso é outra história e terás que rever as coberturas. Nada tem a ver com o tratamento em si.

Agora, se as coisas não correram bem, seja a nível clínico, seja a nível laboratorial, não deves extrapolar nem concluir da forma que fizeste. A resina não é melhor, nem mais harmoniosa e mais barata, é só mais barata.

Ok entendi o teu ponto de vista e concordo em parte. Outra parte não concordo na medida em que eu relatei a minha experiencia.

Aparte disso, obrigado pela comentario e pela elucidação. Se me puderes ajudar com sugestões de clínicas era o ideal.

obrigado

Ok entendi o teu ponto de vista e concordo em parte. Outra parte não concordo na medida em que eu relatei a minha experiencia.

Aparte disso, obrigado pela comentario e pela elucidação. Se me puderes ajudar com sugestões de clínicas era o ideal.

obrigado

O que te expliquei é misturaste um conjunto de ideias. Confere, certo?

Depois concluíste baseado na tua experiência. Confere, certo? Aqui o problema é que não tens o conhecimento para tal (não leves a mal, não é para te provocar, ok?), e acabaste por ficar com uma ideia (que expuseste no post) errada do cenário em causa. É a tua experiência e isso não está em causa. Só que é quase como se dissesses que tiveste um Fiat uno durante 10 anos e nunca tiveste um problema. Agora que tens um Mercedes Classe C que no primeiro ano já foi parar à oficina, não presta e é pior que o Fiat, apesar de ser muito mais caro. Compreendes a ideia?[;)]

Quanto a clínicas, e se estiveres à procura de uma com acordo com o seguro (não qual é) que tens, não te poderei ajudar. O melhor dentista que conheço a fazer prótese fixa, não trabalha com acordos, e é da zona de Lisboa. Se quiseres envio-te o contacto por MP.

Hoje voltou a cair a faceta de cerâmica, e a minha paciência esgotou, vou fazer reclamação e não pretendo que refaçam o trabalho mas sim a devolução do dinheiro.

Alguém me aconselha qual o melhor modo de proceder? reclamação na loja, internet, devo ficar com o dente assim, como prova do serviço mau prestado ou posso ir a outra clinica sem problemas? será pouco provavel reaver o dinheiro?

por favor ajudem-me
Cumprimentos

Última edição:
Mas tens uma faceta ou uma coroa?

Quanto à reclamação, só tu saberás o que pretendes. No teu caso, antes de qualquer reclamação voltaria a abordar o assunto com o clínico. Para reclamar, penso que o livro de reclamações na clínica (e não loja) é o mais indicado.

Clinica, peço desculpa.
É uma faceta, realmente quando criei o post ficou cheio de desinformação,mas pronto. Obrigado pela ajuda.

Falar com o clínico para que? Não tenciono voltar a repetir o mesmo processo se sei que não é de qualidade, o mais parvo é que escolhi esta clínica por causa do acordo com o seguro mas paguei por este serviço especifico como se não o tivesse, ou seja deveria ter escolhido uma clínica mais especializada.

Se queres fazer uma reclamação, acho que antes devias fazer ver o teu ponto de vista, falando com quem te fez o trabalho. Esta é a minha opinião. Depois de ouvires o que tem para te dizer, logo decides se queres avançar com uma reclamação.

Voltar
Superior