Corolla (como aumentar potencia)

BlueDragon

New member
Boas

Tenho reparado que o meu carro nao "anda" o quanto consome (cerca de 13\14 litros aos 100). É certo que é um carro antigo, a carburador e bla bla bla.
A questão que coloco é a seguinte:
Que posso fazer ao carro para aumentar a potencia sem aumentar significativamente os consumos? Se possivel por meios "artesanais"

Carro em questão Toyota Corolla 1.6 Gls sprinter de 1985

Soltem as vossas opiniões por mais loucas que pareçam

[;)]

Assim de repente só me consigo lembrar de colocares bolas de naftalina no deposito!![:)]

Pois, mas assim lá se vai os consumos e mais as bolas de naftalina que não são propriamente à borla [:D]

O que anda na minha cabeça é que se bebe tanto, deve dar pa pô-lo a andar mais um pouquito. Segundo o pessoal do toyotistas o carro tem apenas 88 cavalos, e a beber desta maneira...

artesanal?
Tirar peso ao carro, deixas so o indispensável banco do condutor por exemplo. [:D]
Tiras o filtro de ar também e tá a bombar.

Antes de mais, vê como está o carburador. Possivelmente precisa duma limpeza e duma afinação, deve ter a mistura muito rica. Isso também é propenso a variar de acordo com o clima (inverno e verão, com diferentes efeitos sobre a mistura).

Verifica o ponto da ignição, velas e cabos, mais o filtro de ar.
Vê também como está a pressão dos pneus, porque pressão a menos pode aumentar (pouco) os consumos.
E vê também se o termostato está a funcionar bem e se a temperatura do motor se situa normalmente na casa dos 90 graus.
E também é boa ideia ver o estado do filtro de gasolina que, se estiver um pouco degradado, pode afectar os consumos.

Se estiver tudo em ordem, mete um filtro de ar duma marca estilo K&N, igual ao de origem, ou então substitui por um de admissão directa.
Podes mudar também o escape (pelo menos a parte final, incluindo a panela) por um do tipo "free flow".
Um bom óleo, com a viscosidade indicada, também facilita o movimento das peças do motor.

Tudo o que possas fazer para reduzir o peso do carro e arrefecer o compartimento do motor é bom. Há uma fita isolante que se vende (algures) e com a qual podes envolver os colectores de escape de forma a reter o seu calor e impedir que este aqueça o compartimento do motor, o que ajuda a arrefecer o ar que entra na admissão.

Antes de mais, vê como está o carburador. Possivelmente precisa duma limpeza e duma afinação, deve ter a mistura muito rica. Isso também é propenso a variar de acordo com o clima (inverno e verão, com diferentes efeitos sobre a mistura).

Verifica o ponto da ignição, velas e cabos, mais o filtro de ar.
Vê também como está a pressão dos pneus, porque pressão a menos pode aumentar (pouco) os consumos.
E vê também se o termostato está a funcionar bem e se a temperatura do motor se situa normalmente na casa dos 90 graus.
E também é boa ideia ver o estado do filtro de gasolina que, se estiver um pouco degradado, pode afectar os consumos.

Se estiver tudo em ordem, mete um filtro de ar duma marca estilo K&N, igual ao de origem, ou então substitui por um de admissão directa.
Podes mudar também o escape (pelo menos a parte final, incluindo a panela) por um do tipo "free flow".
Um bom óleo, com a viscosidade indicada, também facilita o movimento das peças do motor.

Tudo o que possas fazer para reduzir o peso do carro e arrefecer o compartimento do motor é bom. Há uma fita isolante que se vende (algures) e com a qual podes envolver os colectores de escape de forma a reter o seu calor e impedir que este aqueça o compartimento do motor, o que ajuda a arrefecer o ar que entra na admissão.

Era uma resposta destas que eu queria[kiss] [kiss] [kiss]

Obrigado Boxer

Do que tu referes, pra já, vou experientar um óleo melhor e gostava de limpar o carburador mas nao sei como o fazer.

Quanto ao termostato, foi tirado e a temperatura nunca sobe de meio. O filtro da gasolina é novo...

Só uma coisa, quando acelero de repente a fundo sinto o carro a "afogar" (demora a reagir e ainda anda menos durante uns 5 segundos)Será da afinação do carburador? Ar a mais ou gasolina a mais?

bem, o termostato n deve ser retirado uma vez k o motor vai aumentar o tempo pra chegar á temperatura normal de funcionamento e daí aumento de combustivel...

o afogar k tu dizes chama-se "poço" na gíria e deve-se ao injector de gasolina no carburador n estar a injectar a mesma ou injecta defecientemente. isso pode-se dever a carburador sujo ou algum diafragma roto.

em suma, coloca um termostato novo e manda limpar o carburador, vê tb se existem entradas de ar suplementares no colector ou na propria junta do carburador
espero ter sido util :)

cumps \m/

bem, o termostato n deve ser retirado uma vez k o motor vai aumentar o tempo pra chegar á temperatura normal de funcionamento e daí aumento de combustivel...

o afogar k tu dizes chama-se "poço" na gíria e deve-se ao injector de gasolina no carburador n estar a injectar a mesma ou injecta defecientemente. isso pode-se dever a carburador sujo ou algum diafragma roto.

em suma, coloca um termostato novo e manda limpar o carburador, vê tb se existem entradas de ar suplementares no colector ou na propria junta do carburador
espero ter sido util :)

cumps \m/

Vou desmontar o carburador amanha para tentar limpa-lo. Consegues explicar o que é um diafragma para verificar como estão?

Thanks pela mãozinha [;)]

se bem estou a "vêr" esses tipo de carburadores eles usam mais k um diafragma e para variadas funções... têm uma quantidade enorme de tubos de vacuo para ligar aos ditos etc e tal...

creio k o melhor k tu fazes mesmo é levar a um mecãnico, os carburadores são peças melindrosas k requer know-how e n aconselho a serem mexidos por curiosos... :)

Era uma resposta destas que eu queria[kiss] [kiss] [kiss]

Obrigado Boxer

Do que tu referes, pra já, vou experientar um óleo melhor e gostava de limpar o carburador mas nao sei como o fazer.

Quanto ao termostato, foi tirado e a temperatura nunca sobe de meio. O filtro da gasolina é novo...

Só uma coisa, quando acelero de repente a fundo sinto o carro a "afogar" (demora a reagir e ainda anda menos durante uns 5 segundos)Será da afinação do carburador? Ar a mais ou gasolina a mais?

Mete um termostato mas certifica-te e que ele deixa o motor atingir uma temperatura na casa dos 90 graus.

Esse engasgar de que falas parece-me ser um sintoma de uma mistura muito rica mas, como já te disseram, trata de dar uma limpeza e uma afinação ao carbruador.
Convém levares a um mecânico ou a uma oficina onde percebam disso. Afinar o carburador não é fácil, mas limpá-lo é pior ainda.
O melhor é uma limpeza com ultra sons, como se faz aos injectores.

Epa se é a caburador da para fazer umas coisas giras

Carburador de corpo duplo Webber
Umas velas em condiçoes
Um Avanço na bomba

e isso fica a andar como um maluco

Mas tambem deve ficar a beber bem

Epa se é a caburador da para fazer umas coisas giras

Carburador de corpo duplo Webber
Umas velas em condiçoes
Um Avanço na bomba

e isso fica a andar como um maluco

Mas tambem deve ficar a beber bem