Corolla D4D : ?

Baiones

Banido
biquet12_1081033668_a19.jpg

Que motorizações tem este bixo comercial ?

Duas, dependendo do ano/motor:

2.0 D-4D de 110 cavalos e de 116.

Que necessitas saber mais?

Eu tenho um...

Retirado de outro post: (http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=32260)

Bom eu tenho um, e tão cedo não quero outro!

Quer dizer terei de ter outro, mas porque o meu é comercial e mais tarde ou mais cedo vou necessitar de um 5 lugares...

Bom, vamos ao que interessa:

O carro é um 2.0, common rail de segunda geração, turbo de geometria variável, 16 válvulas, injecção com pré combustão (tipo Unijet) e Dupla arvore de cames á cabeça (vulgo DOHC) e partes do motor em alumínio.

O motor, é um dos mais silenciosos do mercado, senão o mais silencioso, e com uma faixa de binário muito farta e constante, sendo até considerado um diesel bastante "rotativo"(se é que isto existe, mas enfim).

A desvantagem desta linearidade, é que para um condutor habituado a outros tipos de filosofia diesel (estilo Tdi), digam que o motor seja pouco "explosivo".

Fiabilidade a excelente nível, não sendo conhecidos problemas crónicos nenhuns e com muito pouca ocorrências de problemas pontuais, atrevo-me mesmo a dizer que é (era) o Turbo Diesel moderno mais fiável do mercado.

Bons materiais, bem montados e um conforto em bom nível, o que se torna a sua maior desvantagem que é um comportamento demasiado filtrado, sendo até mesmo seguro e "domado" demais.

A direcção é precisa , mas tem um feeling demasiado eléctrico.

A nível de prestações,(para quem conhece) está situado algures entre o 1.9 Tdi 110cv e o 1.9 de 115 cavalos, ou seja relativamente equivalente ás prestações existentes no mercado algures entre 2002-2003.

De velocidade de ponta, dificilmente passarás dos 210 Km/h (de velocímetro) em linha resta, dado que o escalonamento da caixa é demasiado longo na 5ºa relação, o que por outro lado, se o "largares duma ribanceira" facilmente passa dos 220 KM/h, se bem que isso não interessa nada dado que o que interessa é em recta.

Consumos? Eu neste momento estou com 5,8 L/100 já á quase um ano no meu CB, logo é muito aceitável para um 2.0.

Mais algumas questões?

Duas, dependendo do ano/motor:

2.0 D-4D de 110 cavalos e de 116.

Que necessitas saber mais?

Eu tenho um...
É que ontem apanhei um na CRIL .

Apesar de não me ter passado, Quando o 147 ia em baixas, agora com o variador nas couves é mais notória a falta de força nestas, saindo de trás de mim, ainda chegou a meio do carro, mas depois entrei em altas e afastei-me vagarosamente dele.

Fiquei foi espantado pois mostrou ter o mesmo andamento de um Bora TDI 150cvs de um amigo meu, que na mesma situação fez exactamente o mesmo.

( talvez tenha menos ponta que o Bora, não sei... )

Só gostava de acrescentar que acho o carro impecável, e que provávelmente,será transformado para 5 lugares no futuro, o que demonstra o que ele vale!

É que ontem apanhei um na CRIL .

Apesar de não me ter passado, Quando o 147 ia em baixas, agora com o variador nas couves é mais notória a falta de força nestas, saindo de trás de mim, ainda chegou a meio do carro, mas depois entrei em altas e afastei-me vagarosamente dele.

Fiquei foi espantado pois mostrou ter o mesmo andamento de um Bora TDI 150cvs de um amigo meu, que na mesma situação fez exactamente o mesmo.

( talvez tenha menos ponta que o Bora, não sei... )

Deitava fumo?Isto é existiam indícios de reprogramação/chip?

É que este carro com chip TTE/Fernades dos Chips, fica mais "rápido" que um 2.0 Tdi!

De qualquer maneira, não é de todo, um carro lento...

Deitava fumo?Isto é existiam indícios de reprogramação/chip?

É que este carro com chip TTE/Fernades dos Chips, fica mais "rápido" que um 2.0 Tdi!
Foi de noite, ele vinha sempre atrás de mim, e dado que o andamento foi rapido tinha de ir muito concentrado na estrada, por isso não reparei.

O tipo ia um bocado lixado, lá isso ia, ia-se a armar em bonito para a amiga/namorada, foi ele que me começou a picar...

Pela atitude del, de picão, talvez até estivésse mexido, mas sinceramente não sei...

É que o Bora só começa a ganhar terreno após os 190, onde o 147 começa a chegar ao limite, até lá é taco a taco, e este D4D pareceu-me em andamento ao Bora, pelo menos foi dificil larga-lo, aconteceu, mas muito devagarinho...

Pode ser do variador estar nas couves agora, não sei...

Foi de noite, ele vinha sempre atrás de mim, e dado que o andamento foi rapido tinha de ir muito concentrado na estrada, por isso não reparei.

O tipo ia um bocado lixado, lá isso ia, ia-se a armar em bonito para a amiga/namorada, foi ele que me começou a picar...

Pela atitude del, de picão, talvez até estivésse mexido, mas sinceramente não sei...

É que o Bora só começa a ganhar terreno após os 190, onde o 147 começa a chegar ao limite, até lá é taco a taco, e este D4D pareceu-me em andamento ao Bora, pelo menos foi dificil larga-lo, aconteceu, mas muito devagarinho...

Pode ser do variador estar nas couves agora, não sei...

De facto, até aos 180-190 o 2.0 D-4D até é muito despachado, mas depois disso, apesar de ter folego até aos 200-210, já é bastante mais lento...

São poucos os que estão reprogramados, mas de facto existem...

O problema desse carro não é de todo o motor (melhor parte dele) é o comportamento...Se bem que umas molas TTE e amortecedores Bilstein ajudem um bocado!

Esse só existiu nos pré-restyling.

Não houve também o 2.0 D4-D de 90cv?

Sim, 1.4 D-4D só nos pós-restyling, ou seja meados de 2004.

Também existiu o 2.0 de 90 cavalos sim!Mas como foi tão "pouco tempo", nem me lembrava dele:sh)

Também existiu o 2.0 de 90 cavalos sim!Mas como foi tão "pouco tempo", nem me lembrava dele:sh)

era o de 90 e 110 a diferença era o intercooler i think so

Continua a existir um modelo D4D comercial 1.4 90cv's! O pai de um amigo meu comprou um desses para a mãe dele em Janeiro deste ano.

Esse só existiu nos pré-restyling.

Não houve também o 2.0 D4-D de 90cv?

É a motorização do meu e também não se desenrasca nada mal (mas não lhe peçam milagres) :)

Se bem me lembro, em 2003vendiam-se o de 2.0 de 90cv e o de 116cv.

Redliner, qual é a tua opinião acerca do chassis?

Redliner, qual é a tua opinião acerca do chassis?

Em termos de comportamento/divertimento, não é dos melhores, isto é é demasiado "sanado" e muito understeer, ou seja, demasiado seguro.

Por outro lado, tem uma boa rigidez e permite andamentos rápidos com segurança e sem sobressaltos de traseira.

O conjunto melhora considerávelmente com umas molas TTE e amortecedores bilstein.

Seguro, mas não divertido.[;)]

Em termos de comportamento/divertimento, não é dos melhores, isto é é demasiado "sanado" e muito understeer, ou seja, demasiado seguro.

Por outro lado, tem uma boa rigidez e permite andamentos rápidos com segurança e sem sobressaltos de traseira.

O conjunto melhora considerávelmente com umas molas TTE e amortecedores bilstein.

Seguro, mas não divertido.[;)]

Exactamente a minha opinião :)
Quando se trata de curvas rápidas até dá algum gozo mas pouco mais.. A segurança está sempre acima e fazer descolar aquela traseira é tarefa bem complicada..
Já agora, por quanto fica esse conjunto de molas e amortecedores?

Já tiver a oportunidade de fazer alguns TD onde participaram D4D aqui referidos.
Em pista de kartodromo por exemplo (Viana), o D4D 110cv do membro BatMad comportou-se de uma forma exemplar. Nada de adornos, perfeitamente controlável, e sem grandes surpresas. De referir que o carro a nível de suspensão tem molas TTE.

No Estoril também apanhei dois D4d 116cv. Não sei se estavam stock, mas que curvavam de crl, lá isso curvavam [:D] (suspeito que tinham powerbox)

Continua a existir um modelo D4D comercial 1.4 90cv's! O pai de um amigo meu comprou um desses para a mãe dele em Janeiro deste ano.

Lê lá bem o texto e se tiveres mais alguma dúvida, apita [;)]
Uma pista: Existem dois motores D-4D com 90cv [;)]

Back