[Comparativo] corolla vs focus vs 307

Rc20um

New member
Estou comprador de um pequeno familiar de 5 portas e a partida estes foi o que gostei mais...

Toyota Corolla (E13) 2005-06 1.4 D4D 90cv
Ford Focus 2004-06 1.6 tdci 110cv
Peugeot 307(pos-restyling) 2005-06 1.6 hdi 110cv

O plafond maximo sao 15000 euros...

Gostaria que me dessem o feedback sobre estas viaturas...

Abraço

Desses claramente o Toyota.
Por esse valor não ponderas arranjar uma bruta máquina a GPL que te fica com custo por km igual a esses que referiste? Combustivel abaixo dos 60 cents? Sim, é possível! [kiss]
15000 é muito dinheiro e ficavas com um carro imensamente mais rápido...

eu tive um 307 agora tenho um focus...

o focus sem duvida, so por um aspecto vale a pena, qualidade de construção e materiais.

tive o 307 2 anos, fartei-me dos barulhinhos e da fragilidade dos materiais como volante a descascar, era o segundo, as pegas das portas interiores descascadas também...

coisas do genero.em termos de andamento sao identicos...

Já andei num 307 1.4 HDI desses e pareceu-me muito fraquinho depois de algum uso (180 000 km). Qualidade de montagem fraca e materias vistosos mas nada resistentes. E andava tão pouco, mas tão pouco...
Nem a fundo dava qualquer tipo de interesse. Esse 1.6 deve ser melhor qq coisa

Desses, escolhia o Focus.
Não desgosto do 307 mas desse ano já trás FAP e todos os problemas que o pessoal já sabe que isso dá...
Boa compra!

São os 3 bons carros. Têm rendimentos semelhantes, o Focus é mais espaçoso, o Corolla perde na mala.

O Corolla tem a vantagem de não ter correias na distribuição nem FAP, em contrapartida idas à revisão a cada 15 mil (no Focus e 307 há correias, há FAP, mas as revisões são de 20 em 20 mil).

Eu preferia o Corolla, mas qualquer um dos 3 é um bom carro!

Focus, mais espaçoso, motor igual ao do 307 e mais performante que o d4d e ainda não foi substituido o modelo

O Corolla tem a vantagem de não ter correias na distribuição nem FAP, em contrapartida idas à revisão a cada 15 mil (no Focus e 307 há correias, há FAP, mas as revisões são de 20 em 20 mil).

No Focus, até meados de 2006, início de 2007 não existe FAP, o 307 vem equipado com isso desde 2002 salvo erro.

Corolla E13?Então é o Sedan correcto?

Se sim, o Corolla sem duvida nenhuma! Depende do nível de equipamento é claro e tens de ter a noção que o 1.4 D-4D apesar de suficiente nesse carro é apenas suficiente...

De resto se for um Sol,tem a melhor qualidade/montagem de longe desse lote[;)]

Não desgosto do 307 mas desse ano já trás FAP e todos os problemas que o pessoal já sabe que isso dá...
Boa compra!

Isso está mal contado. [;)]

O FAP e o 307 pode-se resumir a isto:

Motor 2.0 HDI 110 - todos têm FAP.
Motor 2.0 HDI 136 - todos têm FAP
Motor 1.4 HDI 70 - não tem FAP
Motor 1.6 HDI 90 - não tem FAP
Motor 2.0 HDI 90 - não tem FAP.

Por fim, temos o 1.6 HDI 110. Este motor apareceu em 2004 e inicialmente todos tinham FAP. Se fosse um 307 1.6 110 de 2004 tem FAP de certeza. Porém em 2005 começaram a sair alguns sem FAP e isso entrou por 2006 dentro.
Eu tenho uma 307 SW 1.6 HDI 110 de Dez de 2005 e não tem FAP. O Traveller teve uma de Dez de 2005 e também não tinha FAP. O Andred tem uma Break 1.6 HDI 110 de 2006 e também não tem FAP.

O ideal será comprovar pelo VIN. Existem duas variantes do 1.6 HDI 110. É possível de ver as diferenças no manual do carro. Há a 9HYB e a 9HZC

Assim pelo VIN:

VF3XX9HYBXXXXXXXX - 1.6 HDI 110 sem FAP
VF3XX9HZCXXXXXXXX - 1.6 HDI 110 FAP.

Isso é estranho, sair com FAP, depois parar, depois voltar a ter!

Mas à existência de provas "vivas" disso, tá confirmado!

Não sei se teve algo a ver com aquele "timing" em que o nosso governo deu apoios a veículos equipados com FAP e logo de seguida retirou....
Um amigo meu tem uma van 307 1.6 de 110cv com FAP e até já me pediu ajuda, anda farto dos problemas e de gastar dinheiro com a FAP apenas com 90 mil kms.
Ia jurar que o dele é do ano de 2002, o que contraria o que o EDUNUNO aqui diz, mas vou confirmar isso e depois já dou certezas.

EDIT: CONFIRMO, É DE 2004!! :)

Last edited:
Outra forma de verificar se tem FAP é ver por baixo do carro junto à roda traseira esquerda se tem um pequeno depósito semelhante a este:
deposito fap.jpg

Este é o depósito do aditivo Eolys e tem 5 litros de capacidade.

Se não tiver este depósito não tem FAP. [;)]

Boa compra!

Por acaso um colega meu tem uma Focus de 2006 que não lhe tem dado problemas nenhuns... :rolleyes:[:D]

[;)]

o meu 307 tinha fap e nunca deu problemas, tinha 90 mil quilometros. o focus tambem tem[8b][8b][8b][8b]

mas fica a saber que la para os 120 mil é preciso trocar o fap e la se vão prai 1300€..

compra o corolla[:D][:D]

o meu 307 tinha fap e nunca deu problemas, tinha 90 mil quilometros. o focus tambem tem[8b][8b][8b][8b]

mas fica a saber que la para os 120 mil é preciso trocar o fap e la se vão prai 1300€..

compra o corolla[:D][:D]

Que exagero! [:p]

É caro é verdade mas já não é assim tão caro.

Um exemplo da manutenção do FAP, neste caso num 2.0 HDI 136.

FAP--------------->235.50+IVA
Cerina 4L-------->127.61+IVA
Junta p/FAP----->9.65+IVA
Mao Obra Total->52.80+IVA

Que exagero! [:p]

É caro é verdade mas já não é assim tão caro.

Um exemplo da manutenção do FAP, neste caso num 2.0 HDI 136.

FAP--------------->235.50+IVA
Cerina 4L-------->127.61+IVA
Junta p/FAP----->9.65+IVA
Mao Obra Total->52.80+IVA

eu guiei-me por um tópico que anda ai e pelos vistos na ford foi isso que pediram...

mas de facto é um exagero[8b][8b]

até porque eu disse ai aos 120 mil e nem sei se é [:D][:D]

Back