Corolla vvti 1.4 2004 problema

paulo8080

New member
Olá!

Tenho um corolla com 80.000 que parece que começou de dar problemas.

Há 2 semanas atrás levei-o à inspecção e chumbou no teste da emissão de gases em marcha lenta superior a 0,5.

Passei no mecânico, ligou a máquina e deu o erro p03 03. falha de ignição no 3º cilindro.

Já descartámos a hipótese das bobines, velas e injectores.

Fizemos o teste de compressão ao motor e o cilindro 3 está com pouca compressão, cerca de metade da dos outros cilindros. Parece até que o 3º cilindro não funciona, pois ter a cablagem ligada ou não, o som do motor é exactamente o mesmo.

Estamos a tentar evitar abrir o motor, se houver aqui alguém possa dar algumas dicas, agradecia.

Olá!

Há 2 semanas atrás levei-o à inspecção e chumbou no teste da emissão de gases em marcha lenta superior a 0,5.

Passei no mecânico, ligou a máquina e deu o erro p03 03. falha de ignição no 3º cilindro.

Fizemos o teste de compressão ao motor e o cilindro 3 está com pouca compressão, cerca de metade da dos outros cilindros. Parece até que o 3º cilindro não funciona, pois ter a cablagem ligada ou não, o som do motor é exactamente o mesmo.

Estamos a tentar evitar abrir o motor, se houver aqui alguém possa dar algumas dicas, agradecia.
Penso ser mesmo algo dentro do motor.

pois, vai ter de ser. Já limpámos tudo e mais alguma coisa, troca de filtros, etc... e o carro continua a chumbar nos gases e o raio do 3º cilindro não funka.

Cheira-me a que umas das touches hidráulicas marada, o que provoca que uma das válvulas não feche completamente

vehicle, percebo pouco disto, o que faz uma touche hidraulica e se é um tipo de avaria normal?

existem carros que têm afinação de válvulas manual, ao fim de X kms é preciso afiná-las. Os que têm afinação automática têm trouches hidráulicas que vão ajustando as folgas das válvulas de acordo com o desgaste..

No caso do corolla têm afinação automática.. não é normal avariarem mas pelos sintomas parece que terá a ver com válvulas

Olá!

Quais eram os sintomas além da alteração nos gases.

No caso do meu 1.4 vvt-i (de 2001) tem uns pequenos mas frequentes engasgos. Esteve 1 mês no salvador Caetano do Prior Velho, mas ficou na mesma.

Neste período fizeram N testes que incluiram uma centralina de outra unidade e uma MAF... :sh). Aquilo até nem me chateia muito, mas foi comprado com o objectivo de colocar a gás se necessitar, e assim não vai resultar...

existem carros que têm afinação de válvulas manual, ao fim de X kms é preciso afiná-las. Os que têm afinação automática têm trouches hidráulicas que vão ajustando as folgas das válvulas de acordo com o desgaste..

No caso do corolla têm afinação automática.. não é normal avariarem mas pelos sintomas parece que terá a ver com válvulas

Entendi, sim eles falaram que poderia ser válvulas ou segmentos. Neste caso só depois de abrir é que se pode confirmar. VAi doer €€€€€€€€€€

Quais eram os sintomas além da alteração nos gases.

No caso do meu 1.4 vvt-i (de 2001) tem uns pequenos mas frequentes engasgos. Esteve 1 mês no salvador Caetano do Prior Velho, mas ficou na mesma.

Neste período fizeram N testes que incluiram uma centralina de outra unidade e uma MAF... :sh). Aquilo até nem me chateia muito, mas foi comprado com o objectivo de colocar a gás se necessitar, e assim não vai resultar...

Sintomas eram os gases, consumo elevado que resolveu com a troca de velas, no entanto parece-me que está a consumir muito no ralenti. De resto, não noto perda de potência nem nada de mais. Não faz fumo, nem barulhos anormais. Só se nota que o 3º cilindro não funka.

Ruie, deu algum erro na máquina?

Sim, deu um erro que apenas era possível consultar na máquina do concessionário. Na parte de injecção...

Os consumos estão normais, 7,3 em percurso misto e com uma ou outra (poucas mesmo) esticadela até junto da redline.

Quando comprei o carro (a particular) nao notei nehuma anomalia. Só se manifestou uns dias depois.

De qualquer forma, quando o comprei fiz-lhe uma revisão geral que envolveu:
- Óleo e todos os filtros (gasolina, óleo, ar e habitáculo);
- Velas;
- Junta da tampa de válvulas;
- Correia de alternador, tensor e bomba de água;
- Liquido de refrigeração;
- Valvolina;
- Fole de transmissão.

Last edited:
Back