corolla

Um familiar tem um com cerca de 35 mil kms. Faz consumos entre 5 e 6 l/100, quase sempre em percurso urbano pouco intenso. Esse consumo parece-me perfeitamente normal…não estás a espera de fazer os mesmos consumos dum Smart CDI, certo?:D;) Se não for em demasia, é perfeitamente normal notar-se negro no pára-choques a volta do escape...e na ponteira até num carro a gasolina é normal ficar preta.

Ainda tem poucos Km...os consumos vão baixar. O motor vai ficar mais solto e tu tb vais aprendendo a andar com menos gasóleo e á mesma velocidade.

Isso são os consumos normais. Quando o pessoal compra um diesel vem com ideia que vai fazer 4l/100km. Consumos em diesel de 90-110cv andam da ordem dos 5,5-6,5 l/100km em condução normal.

citação:Originalmente colocada por Sapina

citação:Originalmente colocada por mário silva

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

O meu 2.0 D-4D durante uns (rodagem) 30 mil KM´s não baixava dos 6.5/7L100 e andava mesmo desiludido com os consumos...Até que depois da revisão dos 30 mil, começou a baixar os consumos que até fiquei parvo!

Agora não passa dos 5.3L/100 á meses, é o 2.0!

Tens de ter calma e principalemente, CUIDADO com a rodagem! Além disso, já alguma vez tinhas tido um carro a gasóleo? Fazes uma condução ciudada? E mais citadina ou em AE?Em que rotqações custumas trocar de mudança? Já te informaste de como conduzir a poupar? Usas muito AC?

Esses consumos que dizes, estão, dentro da média normal de rodagem do 1.4 D-4D e até, acho muito bons...

Em relação á ponteira, é perfeitamente normal!

Redliner, eu tenho um 2.0 d4d de 90cv, quase com 60mil e sempre fiz uma média de 6.3, 6.4l/100kms.. que tipo de circuito e condução fazes?

Eu também tenho um Corolla 2.0 D4D de 116cv, a minha média anda sempre nos 5.1/5.2, o tipo de trajecto que faço diáriamente é 100% extra-urbano.

O carro tem quase 50.000km (48.200km), é de 06/2003.

O computador de bordo da minha indica uma média de 5.6l/100km. No entanto, com um deposito (55l) faço entre 850/900km, o que dá uma média acima de 6l/100kms.

No entanto, dado o percurso tipico que costumo fazer, até acho um bom valor. Nos 10kms entre casa e univ, logo de manha (com o carro a frio) apanho 500mts de pára-arranca, alguns kms a 120 e mais alguns com subidas bastantes inclinadas (por vezes tb com fila).

citação:Originalmente colocada por mário silva

O computador de bordo da minha indica uma média de 5.6l/100km. No entanto, com um deposito (55l) faço entre 850/900km, o que dá uma média acima de 6l/100kms.

No entanto, dado o percurso tipico que costumo fazer, até acho um bom valor. Nos 10kms entre casa e univ, logo de manha (com o carro a frio) apanho 500mts de pára-arranca, alguns kms a 120 e mais alguns com subidas bastantes inclinadas (por vezes tb com fila).

A média do meu carro é calculada à mão, é que a que indica no CB não bate certo com a que faço à mão (5.2 - média calculada à mão contra 5.0 média calculada pelo CB).

O percurso que faço diariamente são cerca de 13 km para cada lado, nunca apanho transito, círculo mais ou menos a uma média de 60 km/h. Aos dia que vou à natação é que faço mais km mas também não apanho transito nenhum.

Felizmente como vou de comboio para Lisboa o meu carro nunca anda no meu do transito (pára-arranca).;)

citação:Originalmente colocada por amorimarc

o de la de casa conta com 20.000km e os consumos em nada alteraram...
tal como no inicio sempre na ordem dos 5.8-6L

Qual é o tipo de condução que fazem com o carro?

Por exemplo, eu nunca puxo mais das 2.000/2.200 rpm enquanto a temperatura do motor não atingir o nível ideial.

Antes de iniciar a marcha, se o motor estiver frio deixo pelo o carro a trabalhar ao relatim cerca de 1m30s.

Eu para conseguir a média de 5.2 tenho que fazer um condução muito cuidada.

citação:Originalmente colocada por amorimarc

o de la de casa conta com 20.000km e os consumos em nada alteraram...
tal como no inicio sempre na ordem dos 5.8-6L

Qual é o tipo de condução que fazem com o carro?

Por exemplo, eu nunca puxo mais das 2.000/2.200 rpm enquanto a temperatura do motor não atingir o nível ideial.

Antes de iniciar a marcha, se o motor estiver frio deixo pelo o carro a trabalhar ao relatim cerca de 1m30s.
Eu para conseguir a média de 5.2 tenho que fazer um condução muito cuidada.

Esse 1m30 a trabalhar ao ralenti é desperdicio de combustível (logo aumento de consumo). Deve-se arrancar logo, mas circulando em andamentos moderados com pouca rotação até o motor aquecer.

Se os percursos fossem um pouco mais longos a média seria ainda melhor ;)

citação:Originalmente colocada por Gavela
Esse 1m30 a trabalhar ao ralenti é desperdicio de combustível (logo aumento de consumo). Deve-se arrancar logo, mas circulando em andamentos moderados com pouca rotação até o motor aquecer.

Esse 1m30s que espero antes de iniciar a marcha quando o motor está frio vem mencionado no manual do carro, e confirmei isso com o meu mecânico.;)

O mesmo se passa quando acabo uma viagem, antes de desligar o carro espero cerca de 1m, dependendo do tipo de condução que tenha feito.

O meu Corolla está com 6500 km e até aos 5000 fez sempre médias acima de 5,5. Agora faço à volta de 5 (mas devo confessar que não abuso) e também acho que já faço uma condução mais adaptada ao diesel, já que anteriormente conduzia um carro a gasolina.

citação:Originalmente colocada por LusoRib

O meu Corolla está com 6500 km e até aos 5000 fez sempre médias acima de 5,5. Agora faço à volta de 5 (mas devo confessar que não abuso) e também acho que já faço uma condução mais adaptada ao diesel, já que anteriormente conduzia um carro a gasolina.

Nada mau, ao fim de 6500km já consegues fazer consumos de 5.0!!!

Já agora qual é a cilindrada?!? Suponho que seja o 1.4 D4D, certo?

Esse 1m30s que espero antes de iniciar a marcha quando o motor está frio vem mencionado no manual do carro, e confirmei isso com o meu mecânico.;)

O mesmo se passa quando acabo uma viagem, antes de desligar o carro espero cerca de 1m, dependendo do tipo de condução que tenha feito.

Vocês lá sabem ;)
No manual do meu 1.7 a diesel não vem isso escrito.
Até me parece que o carro aquece mais depressa circulando que estando estático ao ralenti!
Depois ao parar se o turbo tiver sido muito solicitado convém esperar um bocadinho antes de desligar e isso sim vem descrito no manual.

Já agora aproveito para referir que na minha Caravan tenho média de 5,22L em 30000km.

Vocês lá sabem ;)
No manual do meu 1.7 a diesel não vem isso escrito.Até me parece que o carro aquece mais depressa circulando que estando estático ao ralenti!
Depois ao parar se o turbo tiver sido muito solicitado convém esperar um bocadinho antes de desligar e isso sim vem descrito no manual.

Já agora aproveito para referir que na minha Caravan tenho média de 5,22L em 30000km.

No meu vem.;)

Vocês lá sabem ;)
No manual do meu 1.7 a diesel não vem isso escrito.Até me parece que o carro aquece mais depressa circulando que estando estático ao ralenti!

No meu vem.;)

OK ;)

com o corolla la de casa não se espera, é logo a andar...
eu tenho o cuidado de não o puxar a frio, mas os outros que lhe pegam, não sei não!
eu falei nesses consumos da ordem dos 5.8-6L que é o normal que ele anda com percursos de 8km cada, sem paragens e sem preocupações de consumos.

mas consigo facilmente numa viagem mais longa baixar dos 5L... mas nada de esforços para o motor e nada de mais de 100km/h.
para andar mais depressa, não há milagres.

Eu tenho um com 33.000 kms e os consumos andam entre os 5.6 - 6.0 lt
mas eu nao tenho o pé propriamente leve.

Faço muita AE, varias vezes Lisboa <-> Braga, Lisboa <-> Abrantes, todos os dias Expo -> CRIL -> CREL -> A5 -> OEIRAS, que é tudo na sua maioria
estradas rápidas.
Então quando faço Lisboa <-> Braga, a velocidade de cruzeiro é 160 kmh,
que ele vai bem sem se queixar mto.

Gosto muito do carro, anda muito bem e morde muito calcanhar por aí.

É Boa máquina. Agora já o começo a sentir mais desenvolto, e responde-me melhor e mais rapidamente as solicitações do acelerador do
que quando andava pelos 15.000 kms.

É So meter gasoleo e revisoes normais e andar...

A ultima revisao foi aos 30.000 kms e custou 220 €.

Cumps e boas curvas.

O da minha irma vai c 4900.
Consumo de 5,9 creio eu c mto transito.
Gosto mto do motor.
Para mim desde teja abaixo dos 6 em cidade já é fantástico.

citação:Originalmente colocada por LusoRib

Nada mau, ao fim de 6500km já consegues fazer consumos de 5.0!!!

Já agora qual é a cilindrada?!? Suponho que seja o 1.4 D4D, certo?

Sim, é o 1.4. Os consumos são conseguidos com uma condução o mais calma possível (mas às vezes falta-me a paciência, porque senão acho que conseguia mais baixo)e a pensar nos consumos. Faço menos de 50% de auto-estrada, mas também não faço muita cidade...

Back