Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

• Sim

Votes: 302 71.7%
  • Não

Votes: 87 20.7%
  • Indiferente

Votes: 32 7.6%

• Total voters
    421
Neste momento tenho morada em ambos os países e k carro tem matricula portuguesa. Trabalho sazonal em França que que terminou no final do mês d e Outubro e recomeça, em princípio, em Janeiro. Sair parece não haver muito problemas mas como um user disse antes, o problema será voltar. Talvez com uma promessa de trabalho passada pela entidade patronal?
Para ires não tens nenhum problema, preenches uma declaração pelo sim pelo não, mas não te podem impedir de regressar a Portugal estando as fronteiras abertas e tu tendo nacionalidade portuguesa.

Quanto ao regresso, no primeiro confinamento tive uma funcionária a quem tive que enviar por mail o contrato de trabalho para a deixarem embarcar, estava retida no aeroporto.

Tenho colegas que forampassar o último fds a PT de avião, mas este fds não é exemplo porque devido ao final das férias, viajar para regressar era permitido.

Contudo acho que a situação vai evoluir, tanto aqui como em Portugal/Espanha, pelo que fazer previsões para janeiro é arriscado, mas com contrato de trabalho não deves ter problema.

Mas é exacta,ente disso que falamos: A plataforma internacional EuroMOMO (rede de epidemiologistas) estima que houve em Portugal mais de 5 964 mortes do que seria expectável no período entre 25 de março e 25 de agosto de 2020.

6.000 mortes acima do expectável, e não da média.

E isto com dados a 25 de Agosto. No final do ano, vamos descobrir que morreram 10.000 pessoas este ano por causa do calor...

https://www.dinheirovivo.pt/economi...tivo-pandemia-e-calor-diz-a-dgs-12895705.html

Não vejo esses números em lado algum no EuroMOMO.

O que o EuroMOMO tem é um "z-score" (desvio da linha base: https://www.euromomo.eu/how-it-works/what-is-a-z-score/ ).

Os números que referes são tirados do ECONOMIST, e não do EuroMOMO.

O Economist diz ter-se baseado nos dados do EuroMOMO.

Imagino que o Economist tenha aplicado o Z-score à linha base, e considerado que isso era o excesso de mortalidade.

No entanto, excesso de mortalidade não é em relação à linha base (média), mas sim aos limite máximo da mortalidade esperada (que chamam de NORMAL RANGE aqui: https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps/).

Portanto, esses valores estão em linha com os do INE (que mede em relação à média, e não em relação à mortalidade expectável).

De qualquer modo, tal como os valores absolutos (ou relativos) dos casos confirmados (hospitalizados, UCI, ou óbitos) são irrelevantes, porque o que interessa analisar para perceber o que se passa são as TENDÊNCIAS (COMPORTAMENTO), também aqui é irrelevante se o excesso é contado da média ou do máximo expectável.

Interessa é o COMPORTAMENTO.

É assim que se faz uma análise estatística, por isso é que a DGS, INSA, e INE chegaram ao mesmo resultado prático, ainda que contando de modo diferente, de que os excessos são GRIPE, COVID, e CALOR.

O COMPORTAMENTO do excesso está de acordo com o COMPORTAMENTO do surto de gripe, com o COMPORTAMENTO da vaga de COVID, e de acordo com o COMPORTAMENTO da temperatura.

É isso que indica as causas.
E a ausência de excesso de mortalidade quando essas causas não estão presentes permitem eliminar a existência de outras causas.

Estive a ver melhor, e os valores são do Economist baseados na baseline.
O que têm com base no EuroMOMO é só o gráfico do excesso de mortalidade semanal por grupo etário.

Não vejo esses números em lado algum no EuroMOMO.

O que o EuroMOMO tem é um "z-score" (desvio da linha base: https://www.euromomo.eu/how-it-works/what-is-a-z-score/ ).

Os números que referes são tirados do ECONOMIST, e não do EuroMOMO.

O Economist diz ter-se baseado nos dados do EuroMOMO.

Imagino que o Economist tenha aplicado o Z-score à linha base, e considerado que isso era o excesso de mortalidade.

No entanto, excesso de mortalidade não é em relação à linha base (média), mas sim aos limite máximo da mortalidade esperada (que chamam de NORMAL RANGE aqui: https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps/).

Portanto, esses valores estão em linha com os do INE (que mede em relação à média, e não em relação à mortalidade expectável).

De qualquer modo, tal como os valores absolutos (ou relativos) dos casos confirmados (hospitalizados, UCI, ou óbitos) são irrelevantes, porque o que interessa analisar para perceber o que se passa são as TENDÊNCIAS (COMPORTAMENTO), também aqui é irrelevante se o excesso é contado da média ou do máximo expectável.

Interessa é o COMPORTAMENTO.

É assim que se faz uma análise estatística, por isso é que a DGS, INSA, e INE chegaram ao mesmo resultado prático, ainda que contando de modo diferente, de que os excessos são GRIPE, COVID, e CALOR.

O COMPORTAMENTO do excesso está de acordo com o COMPORTAMENTO do surto de gripe, com o COMPORTAMENTO da vaga de COVID, e de acordo com o COMPORTAMENTO da temperatura.
É isso que indica as causas.
E a ausência de excesso de mortalidade quando essas causas não estão presentes permitem eliminar a existência de outras causas.

Nuno, nada disso bate certo com a realidade do números: https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-q_total

À data de 2/11/2020
Facto: a média de mortes dos últimos 11 anos é de 89.751 mortos
Facto: em 2020 os mortos já ascendem a 99.646 = 9.895 acima da média dos últimos 11 anos
Facto: em 2020 os mortos já passam em 99.646-95.257 = 4.389 em relação ao ano com maior número de mortos dos últimos 11 (2018).

Queres mesmo convencer alguém que não existe excesso de mortalidade em 2020, e que era expectável esta discrepância de números?

É só estimar que vão morrer 200k pessoas e caso fique abaixo fazemos uma festa?

Muito honestamente. Não, não há espaço para discutir chalupices.
Há coisas que estão a discutir aqui que são simplesmente completas chalupices, teorias da conspiração e fake news, mas das rascas. E essas não deveriam ter lugar nem aqui, nem em lugar nenhum.
Tu por exemplo, já rondaste várias vezes a chalupice, nomeadamente quando tentaste aludir ao facto das mascaras não servirem para conter os contágios.
É que neste assunto, uma fake news, uma teoria que não lembra o menino jesus tem potencial de provocar a morte a alguém.

Tenho as maiores dúvidas que a minha opinião, que não é uma chalupice, ou de outros possa provocar a morte de alguém... diria que nem responsabilidade moral, como é evidente.
O que tu acabas por concluir é um exemplo de como este assunto leva as pessoas para as franjas da medo ... de tal forma que se perde a lucidez de perceber o que o outro está a dizer...
O que eu disse quanto às mascaras é, para mim, uma coisa obvia: mesmo com uma utilização de máscara como nunca tivemos, os casos de infeção, de propagação, crescem todos os dias... são até superiores aos verificados num período em que não se usava mascara...
Isto é irrefutável.
Tu é que vês nisto uma apologia ao não uso da máscara...
E digo-te mais: sem confinamento, não vejo que se consiga inverter as cadeias de transmissão... já que o objectivo , ou um dos objectivos, é inverter esta propagação tão veloz da doença...

Mais: já todos percebemos que o que hoje é uma certeza, amanhã não é bem assim...

Tenho as maiores dúvidas que a minha opinião, que não é uma chalupice, ou de outros possa provocar a morte de alguém... diria que nem responsabilidade moral, como é evidente.
O que tu acabas por concluir é um exemplo de como este assunto leva as pessoas para as franjas da medo ... de tal forma que se perde a lucidez de perceber o que o outro está a dizer...
O que eu disse quanto às mascaras é, para mim, uma coisa obvia: mesmo com uma utilização de máscara como nunca tivemos, os casos de infeção, de propagação, crescem todos os dias... são até superiores aos verificados num período em que não se usava mascara...
Isto é irrefutável.
E digo-te mais: sem confinamento, não vejo que se consiga inverter as cadeias de transmissão... já que o objectivo , ou um dos objectivos, é inverter esta propagação tão veloz da doença...

Mais: já todos percebemos que o que hoje é uma certeza, amanhã não é bem assim...

Se todos adotasse-mos comportamentos responsáveis e cumprisse-mos de facto as recomendações, seguramente os números estariam mais baixos.

Por isso as noticias constante e esse medo de que falas pode ter a sua utilidade.

Isto é irrefutável.

A questão é que durante o verão não tinhas milhões de pessoas confinadas nos espaços de trabalho/escola.

Mesmo usando máscara, numa situação de permanência por elevado período de tempo no mesmo espaço, a probabilidade de contágio aumenta. Como aumenta no caso dos transportes à pinha.

Portanto, tens gente enlatada nos TP, a conviver durante horas a fio num recinto fechado, como seja uma empresa ou uma escola, qual é o resultado?

Agora imagina se não se usasse máscara e cada passageiro levasse com os espirros dos outros, como é normal nos TP...

É preciso não esquecer que as verdades de hoje são as mentiras de amanhã. Em Março a responsável máxima da DGS apelava a que não se usasse máscara por ser prejudicial. Uma "chalupa" portanto. [:D]

Acabei de escrever isso há 5 minutos...
É preciso não ser mais papista que o papa.

É preciso não esquecer que as verdades de hoje são as mentiras de amanhã. Em Março a responsável máxima da DGS apelava a que não se usasse máscara por ser prejudicial. Uma "chalupa" portanto. [:D]

Pela amostra, chalupa não sei. Incompetente, parece mesmo. Ou pior...

Até disse que não se transmitia pessoa a pessoa. E que as possibilidades de chegar a Portugal eram ínfimas.

Mas isso é politics, com a chancela da OMS. Portanto...

Se todos adotasse-mos comportamentos responsáveis e cumprisse-mos de facto as recomendações, seguramente os números estariam mais baixos.

Por isso as noticias constante e esse medo de que falas pode ter a sua utilidade.

O medo nunca tem utilidade... o medo serve para haver muito idoso enfiado em casa esmagado na sua saúde emocional... para haver muito entrincheiramento, incluindo aqui... para haver pessoas que não procuram cuidados de saúde...
E mais, vai levar à alienação de muita gente... porque se vai percebendo que na tv dizem uma coisa... sempre a chafurdar na lama da contagem dos mortos... e que no dia-a-dia a percepção das coisas é diferente...

A questão é que durante o verão não tinhas milhões de pessoas confinadas nos espaços de trabalho/escola.

Mesmo usando máscara, numa situação de permanência por elevado período de tempo no mesmo espaço, a probabilidade de contágio aumenta. Como aumenta no caso dos transportes à pinha.

Portanto, tens gente enlatada nos TP, a conviver durante horas a fio num recinto fechado, como seja uma empresa ou uma escola, qual é o resultado?

Agora imagina se não se usasse máscara e cada passageiro levasse com os espirros dos outros, como é normal nos TP...

Aceito perfeitamente a tua opinião...
E aceito como facto que se não se usasse a máscara o nível de contágios seria maior...
E então? Isso só por si significa que a máscara é eficaz? Ou que vai conseguir reverter o nível de contágios?

O medo nunca tem utilidade... o medo serve para haver muito idoso enfiado em casa esmagado na sua saúde emocional... para haver muito entrincheiramento, incluindo aqui... para haver pessoas que não procuram cuidados de saúde...
E mais, vai levar à alienação de muita gente... porque se vai percebendo que na tv dizem uma coisa... sempre a chafurdar na lama da contagem dos mortos... e que no dia-a-dia a percepção das coisas é diferente...

É verdade, medo e pânico nunca mas nunca são boa companhia nem percebo como é que se pode fazer a apologia disso!

Mas com a imprensa que temos, certamente está no número 1 do caderno de encargos.

Estás completamente errado.

O medo, também chamado instinto de conservação é o que nos mantém vivos, o que nos impede de correr certos riscos, de nos abeirarmos do precipício de nos metermos num buraco de defrontarmos um leão, etc.

O medo é precioso. [;)]

Não vou fazer reply, nem citar o post. Mas andar a divulgar um vídeo a insinuar que os hospitais estão tranquilos e sem problemas nas urgências e UCI, é de uma estupidez colossal.
Mesmo correndo o risco de ser suspenso ou banido deste fórum, pela minha linguagem digo: posts estúpidos, imbecis, idiotas, irresponsáveis deviam ser apagados. Divulgar vídeos de ***** devia ser proibido a essa altura.
É uma falta de respeito para com os profissionais da área de saúde (todos eles) e para com todos nós que estamos de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente a ser afetados por essa crise.
Espero bem que não haja alguém que resolva filmar esse idiota do vídeo se ele for para uma UCI e não encontrar lugar disponível.
Desculpem o desabafo mas é revoltante.

Aceito perfeitamente a tua opinião...
E aceito como facto que se não se usasse a máscara o nível de contágios seria maior...
E então? Isso só por si significa que a máscara é eficaz? Ou que vai conseguir reverter o nível de contágios?

É eficaz na redução. Não é 100% eficaz. Se o número seria maior, já é ajuda, certo?

E não me parece que estejamos em posição de desprezar quaisquer ajudas.

O dia-a-dia é aquele que existe nos serviços de saúde. Alguns já bem depauperados, a um pequeno passo do colapso. Isto não é opinião, nem discurso do medo, é factual.

Fala com alguém que lá esteja...

Estás completamente errado.

O medo, também chamado instinto de conservação é o que nos mantém vivos, o que nos impede de correr certos riscos, de nos abeirarmos do precipício de nos metermos num buraco de defrontarmos um leão, etc.

O medo é precioso. [;)]

Se assim fosse, os portugueses nunca teriam descoberto porra nenhuma ao longo de séculos... [:D]

Não vou fazer reply, nem citar o post. Mas andar a divulgar um vídeo a insinuar que os hospitais estão tranquilos e sem problemas nas urgências e UCI, é de uma estupidez colossal.
Mesmo correndo o risco de ser suspenso ou banido deste fórum, pela minha linguagem digo: posts estúpidos, imbecis, idiotas, irresponsáveis deviam ser apagados. Divulgar vídeos de ***** devia ser proibido a essa altura.
É uma falta de respeito para com os profissionais da área de saúde (todos eles) e para com todos nós que estamos de uma maneira ou de outra, direta ou indiretamente a ser afetados por essa crise.
Espero bem que não haja alguém que resolva filmar esse idiota do vídeo se ele for para uma UCI e não encontrar lugar disponível.
Desculpem o desabafo mas é revoltante.

Camarada, aqui como seres racionais sabemos filtrar os conteúdos. Não precisamos de lei da rolha.

Back