Para ires não tens nenhum problema, preenches uma declaração pelo sim pelo não, mas não te podem impedir de regressar a Portugal estando as fronteiras abertas e tu tendo nacionalidade portuguesa.Neste momento tenho morada em ambos os países e k carro tem matricula portuguesa. Trabalho sazonal em França que que terminou no final do mês d e Outubro e recomeça, em princípio, em Janeiro. Sair parece não haver muito problemas mas como um user disse antes, o problema será voltar. Talvez com uma promessa de trabalho passada pela entidade patronal?
Quanto ao regresso, no primeiro confinamento tive uma funcionária a quem tive que enviar por mail o contrato de trabalho para a deixarem embarcar, estava retida no aeroporto.
Tenho colegas que forampassar o último fds a PT de avião, mas este fds não é exemplo porque devido ao final das férias, viajar para regressar era permitido.
Contudo acho que a situação vai evoluir, tanto aqui como em Portugal/Espanha, pelo que fazer previsões para janeiro é arriscado, mas com contrato de trabalho não deves ter problema.