Atitudes comuns na Europa civilizada
https://www.youtube.com/watch?v=KKEcEu17_tc
Ainda este verão numa AE cá:
1. Malta pelo meio da via
2. Ambulância a tentar passar para o meio
3. Malta encosta às laterais
4. Ambulância passa
5. Malta volta à posição inicial (incluindo eu, admito!)
E se viesse outra ambulância?
Outra que não percebi no vídeo (pouco antes do minuto 5:00) - então o gajo vai em emergência e tem tempo para parar e ir repreender um condutor?Eu às vezes não percebo este tipo de comentários...
Não vês a malta a fazer o mesmo em Portugal? Eu vejo! É igual!
Quanto ao tema do tópico, acho que não faz sentido. A tendência (e necessidade) é descongestionar as estradas, haver menos veículos a circular. Especialmente nas cidades. Além de já existir o conceito de corredor BUS, que é usado também pelos veículos de emergência.
Nem por isso. O corredor de emergência pelo meio é o que é ensinado no código da estrada alemão, em específico. Noutros países, como em Portugal, não existe tal especificidade.Atitudes comuns na Europa civilizada
https://www.youtube.com/watch?v=KKEcEu17_tc
Outra que não percebi no vídeo (pouco antes do minuto 5:00) - então o gajo vai em emergência e tem tempo para parar e ir repreender um condutor?![]()
Isso em Portugal não funciona, ainda na semana passada vi o condutor de uma ambulância o enfermeiro aos berros pela janela com alguns condutores porque queriam passar no meio do transito que nao se desviava ou o fazia mas a muito custo. Deviam dar aulas de civismo às pessoas que todos saiamos a ganhar
Já "participei" na realização de um corredor de emergência por cá. Foi em cidade. Confesso que pensei não haver espaço suficiente sem subir lancis, dado haver passeio de um lado e separação de sentidos deste género (embora com lancil mais baixo do que na imagem).
Diga-se que é bastante claro que aquilo não tinha sido pensado para a eventual necessidade de subir o passeio para criar o corredor, uma vez que existem arbustos no meio da faixa (na tal separação). E tendo em conta a altura dos lancis, convinha serem em rampa.