[Sociedade] Corrida de Levitação Quântica

Se reparares já tens uma grande parte desse problema resolvido, com os rails das estradas. Basta só utilizar um material que tenha o mesmo polo do íman. E claro colocar em toda a extensão da rede de estradas.

Em Portugal, por exemplo, só temos rails nas vias rápidas e auto-estradas. Nas zonas onde circulam mais carros, vulgo cidades, localidades, etc, não vês rails em lado nenhum. É raríssimo veres rails em localidades, ou em percursos normais de cidade. Isso impedia que esses carros "levitantes" pudessem aí andar a menos que, como disse atrás, houvesse grandes alterações nas estradas, mas em todas as estradas mesmo. Diz-me por exemplo, em Lisboa, onde vês rails que não sejam em Eixo N-S, 2ª Circular, e estradas desse género. Não há. Vai para o Campo Grande, Lumiar, Amadora, Expo, Cascais, Oeiras, onde queiras. Não há rail nenhum. A maior parte das estradas em Portugal, falo em termos percentuais, não tem qualquer rail.

Last edited:
Se reparares já tens uma grande parte desse problema resolvido, com os rails das estradas. Basta só utilizar um material que tenha o mesmo polo do íman. E claro colocar em toda a extensão da rede de estradas.

Em Portugal, por exemplo, só temos rails nas vias rápidas e auto-estradas. Nas zonas onde circulam mais carros, vulgo cidades, localidades, etc, não vês rails em lado nenhum. É raríssimo veres rails em localidades, ou em percursos normais de cidade. Isso impedia que esses carros "levitantes" não pudessem aí andar a menos que, como disse atrás, houvesse grandes alterações nas estradas, mas em todas as estradas mesmo.

Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético (não ferromagnético), logo não tem nenhum tipo de problema resolvido[:p]

Last edited:
Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético, logo não tem nenhum tipo de problema resolvido[:p]

O que o Cheires estava a dizer, segundo entendi, era que a estrutura para rails está construida, basta mudar o material.... re-lê o post dele sff. E eu estava a continuar, dizendo que a percentagem de rails existente comparado com a percentagem de alcatrão, é irrisória. Mesmo que se mude apenas o material, há muito rail novo para fazer.

O que o Cheires estava a dizer, segundo entendi, era que a estrutura para rails está construida, basta mudar o material.... re-lê o post dele sff. E eu estava a continuar, dizendo que a percentagem de rails existente comparado com a percentagem de alcatrão, é irrisória. Mesmo que se mude apenas o material, há muito para fazer.

Essa estrutura não serviria para nada.

O único maglev que tem levitação lateral, é o japonês, e por alguma coisa, esse maglev tem rodas, e só retrai as rodas acima de uma determinada velocidade[;)]

EDIT:E já nem estou a entrar pelas forças que seriam exercicidas, e que os rails não estão preparados para suportar, a distância dos rails ás laterais dos carros, etc...

Last edited:
Essa estrutura não serviria para nada.

O único maglev que tem levitação lateral, é o japonês, e por alguma coisa, esse maglev tem rodas, e só retrai as rodas acima de uma determinada velocidade[;)]

EDIT:E já nem estou a entrar pelas forças que seriam exercicidas, e que os rails não estão preparados para suportar, a distância dos rails ás laterais dos carros, etc...

Por essas e por outras é que digo que "Mesmo que se mude apenas o material, há muito para fazer.".

Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho impressão que os rails são feitos de alumínio, logo material paramagnético (não ferromagnético), logo não tem nenhum tipo de problema resolvido[:p]

Não [;)]
Os rails são em aço (galvanizado por questões de corrosão).

Ia dizer isso. É que seja qual for a sua natureza, a força é sempre força[;)]

Ia dizer isso. É que seja qual for a sua natureza, a força é sempre força[;)]

E a autonomia também ia ter a sua piada, se para meter num carro motores de indução trifásica, anda tudo com as questões da autonomia, imagina agora autonomia para levitar toneladas e ainda arrefecer á temperatura critica os superconductores[:D]

Eu acredito na levitação magnética, mas para redes de transportes, para utilização pessoal, pelo menos para já é absolutamente impensável.

Eu acredito na levitação magnética, mas para redes de transportes, para utilização pessoal, pelo menos para já é absolutamente impensável.

Eu acredito que face à tecnologia actual de supercondutors, nem daqui a 100 anos será possível. A investigação nessa ária é muito forte ( até porque quem descobrir um supercondutor "barato" tem prémio nobel garantido) mas ainda estamos longe da utilização em massa.

Além disso, o transporte individual vai acabar mais tarde ou mais cedo pois não tem lógica e a evolução das cidades passa por cidades sem carros...

Eu acredito que face à tecnologia actual de supercondutors, nem daqui a 100 anos será possível. A investigação nessa ária é muito forte ( até porque quem descobrir um supercondutor "barato" tem prémio nobel garantido) mas ainda estamos longe da utilização em massa.

Além disso, o transporte individual vai acabar mais tarde ou mais cedo pois não tem lógica e a evolução das cidades passa por cidades sem carros...

Pelo menos no brasil, os tipos que andam á volta do maglev cobra, apesar de ainda só existir em maquete , eles dizem que por km, aquilo sai mais barato que o metro convencional.

Mas não ponho as minhas mãos no fogo[;)]

Maglev Cobra

"Calcula-se que o MagLev Cobra custe bem menos que o metrô, a solução urbana mais corriqueira no mundo. Enquanto os metrôs custam de R$ 100 a 300 milhões/km, o Maglev Cobra custará aproximadamente R$ 33 milhões/km."

Não sei que contas fizeram, mas quem as fez tem alguma credibilidade, parece-me.

Back