[Desporto] Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

Boas. Mais um corredor de Braga por aqui. Principalmente trails (o vício), mas ocasionalmente tb uma prova de estrada (apesar de não ser neste momento a minha praia, agora gosto é de correr devagar...)

No último domingo fiz o meu primeiro ultra (43 km) em Afife, espectacular prova!

Agora é que realmente começa a época engraçada para os trail, com o Outono e o Inverno...

Que planos é que vocês seguem pra se preparem para uma maratona?

Existe disso pra quem começa praticamente do zero?
Usava a app da MyAsics. Era impecável já que mediante o teu esforço o plano era adaptável e o tempo final também. Entretanto a Asics comprou a Runkeeper e os planos passaram para lá mas agora são a pagar. Os utilizadores como eu da MyAsics usufruem do plano pago durante um ano.

Hoje fui ao hospital de Braga buscar o dorsal para a corrida de domingo, será a minha primeira corrida de estrada, estou entusiasmado.
Outubro correu bem, cumpro os 3 treinos semanais e a motivação anda alta. Treinos Outubro.jpg
ElGamal As melhoras rápidas (33km é dose, é preciso saber sofrer ahahahah)

Também não tenho tido muita sorte com lesões...

Há 1 ano sentia-me realmente em forma. Corria com uma satisfação enorme, aguentava MUITOS kms e a bons ritmos.

Infelizmente parti o pescoço o que me fez parar 6 meses!

Engordei quase 15 quilos sendo que recomecei as corridas com excesso de peso e com algumas sequelas da fratura.

Há 2 mêses atrás fiz uma lombalgia... Parei umas 3 semanas.

Agora estava a tentar recuperar e aparece-me umas picadas no joelho que teimam em não desaparecer.

Por isso, com dores e uns 8 quilos a mais, ando a fazer apenas cerca de 6 kms a 4:50/5:10 por km.

a garmin tem planos, para quem compra os relógios deles. mas eu não sigo; na minha equipa (bem, é um grupo de amigos que corre) há quem tenha muitos anos disto e vá dando dicas. eu apanhei nas orelhas no treino de 31km por ter passado ao km 28 com 5:30 de média global de treino. que rebentou com os kms que me faltavam.
assim para quem começa do 0 não aconselho de todo! para quem começa agora deve primeiro ganhar kms nas pernas, a apontar Às provas de 10km. depois algumas MM. e só depois uma maratona.

update da lombalgia: ontem sentia-me melhor e tentei fazer a vida de forma normal. sentado algumas horas, e mal sentado... ida ao supermercado... hoje estou pior.
se até 5ª não conseguir fazer um treino, desisto da maratona.

Hoje fui ao hospital de Braga buscar o dorsal para a corrida de domingo, será a minha primeira corrida de estrada, estou entusiasmado.
Outubro correu bem, cumpro os 3 treinos semanais e a motivação anda alta. View attachment 145865
ElGamal As melhoras rápidas (33km é dose, é preciso saber sofrer ahahahah)
um amigo meu fez os últimos 23km comigo e fomos sempre na treta. eu não me importo de fazer treinos longos sozinho.
vais levar a t-shirt "oficial" da prova? aquilo é de algodão... se conseguisses comprar uma técnica, seria bom.
a minha equipa vai (se vires uns tipos e tipas de cor-de-rosa com mangas como o boavista, e na completa galhofa, são esses). se a lombalgia deixar, pego na máquina e vou tirar fotos.
boa sorte para a prova!
acho que são 9km ao todo, 2x4.5km. não sei como vai ser o percurso na rua de s.vicente (a pedonal), aquilo está em obras. provavelmente só viras ao chegar à rodoviária. um conselho: a abade de loureiro é uma subida tramada (se o percurso for o mesmo de há uns anos); poupa-te aí. e a subida até aos bombeiros também pede moderação. a pendente é menor, mas é mais comprida.
arranca confortável e mede as tuas forças ao fim da primeira volta. bebe água EM TODOS os postos de abastecimentos (só deve haver 1). verás que é difícil beber água de uma garrafa cheia e correr ao mesmo tempo. abre a garrafa, deita 1/3 fora e vai bebendo.

Boas. Mais um corredor de Braga por aqui. Principalmente trails (o vício), mas ocasionalmente tb uma prova de estrada (apesar de não ser neste momento a minha praia, agora gosto é de correr devagar...)

No último domingo fiz o meu primeiro ultra (43 km) em Afife, espectacular prova!

Agora é que realmente começa a época engraçada para os trail, com o Outono e o Inverno...
a coisa maior que fiz foi o trail longo de Fafe (26km) no início deste ano. é giro, mas pede treinos específicos para reforço localizado.
e eu desço tão mal!....

Que grande azar ElGamal. O treino está feito por isso é só recuperar bem essas costas. Também irei fazer a maratona do Porto, mas com uma preparação má e 3 semanas depois da maratona de Lisboa. [;)]

Quem mais vai ao Porto no dia 4? Coloquem aqui dorsal e tempo que prevêem fazer. Pode ser que o pessoal se encontre por lá.
Dorsal - Tempo
2810 - sub 3h45
vamos ver se não é outro ano deitado fora. espero que eu recupere a tempo!
no ano passado estava melhor preparado; seguia o que o nosso mister dizia, fazendo os treinos semanais e longo ao fds. muitas vezes fiz o longo sozinho, a 5:37-5:40 (média global). apesar de terminar um pouco mais lento, a diferença era pouco e justificada por terminar em subida (vinha a correr até casa).
na semana anterior à maratona fui para fora, e abusei (jezzzz abusei é pouco) das waffles e cerveja. a cerveja é diurética. e comia o que me punham na mesa. ou seja, fiz tudo o que não se faz na semana anterior à maratona! cheguei a PT na véspera da prova.
na prova cometi 2 erros: parti MUITO de trás, e quando dei por mim estava em atrás do balão das 4:30.. ora eu queria o das 4h! lá tive que gastar o que não devia. depois de encostar no balão das 4h, segundo erro: fui muito perto do balão, num grupo muito compacto. e estava sempre gente a descair do balão da frente, o que causava muito stress no grupo (pelo menos a mim!).
passei na ponte d luís (21k) a 1h53. daí, senti logo caimbras. e foi uma MM a correr muito devagar/caminhar.
terminei com mais de 4h30... e este ano tinha que tirar a limpo. estou a ver o caso mal parado...

Obrigado pelas dicas.
Por acaso já tinha pensado porque raio tinham oferecido uma t-shirt de algodão mas por 4€ de inscrição não se pode pedir mais. Vou levar uma técnica com a qual costumo treinar e um corta vento.
A ideia é mesmo essa correr a primeira volta na boa, gerir o esforço para depois acabar bem.
Se vos vir, digo um olá :)
Obrigado

um amigo meu fez os últimos 23km comigo e fomos sempre na treta. eu não me importo de fazer treinos longos sozinho.
vais levar a t-shirt "oficial" da prova? aquilo é de algodão... se conseguisses comprar uma técnica, seria bom.
a minha equipa vai (se vires uns tipos e tipas de cor-de-rosa com mangas como o boavista, e na completa galhofa, são esses). se a lombalgia deixar, pego na máquina e vou tirar fotos.
boa sorte para a prova!
acho que são 9km ao todo, 2x4.5km. não sei como vai ser o percurso na rua de s.vicente (a pedonal), aquilo está em obras. provavelmente só viras ao chegar à rodoviária. um conselho: a abade de loureiro é uma subida tramada (se o percurso for o mesmo de há uns anos); poupa-te aí. e a subida até aos bombeiros também pede moderação. a pendente é menor, mas é mais comprida.
arranca confortável e mede as tuas forças ao fim da primeira volta. bebe água EM TODOS os postos de abastecimentos (só deve haver 1). verás que é difícil beber água de uma garrafa cheia e correr ao mesmo tempo. abre a garrafa, deita 1/3 fora e vai bebendo.

Tenho aqui uns Salomon Speedcross 4 "novinhos em folha" prontos para a época do barro!
Há previsão de chuva para esta semana, mal posso esperar para levá-los a dar uma voltinha pela Arrábida à chuva! [kiss]

Obrigado pelas dicas.
Por acaso já tinha pensado porque raio tinham oferecido uma t-shirt de algodão mas por 4€ de inscrição não se pode pedir mais. Vou levar uma técnica com a qual costumo treinar e um corta vento.
A ideia é mesmo essa correr a primeira volta na boa, gerir o esforço para depois acabar bem.
Se vos vir, digo um olá :)
Obrigado

E então?
Eu fui tirar fotos...

Vi a tua equipa, eram bastantes mas não vi ninguém de câmara na mão por isso fiquei sem perceber se tinhas ido ou não.
Correu como previsto, corri como faço nos treinos, nas descidas travava o andamento para relaxar os músculos para depois não parar nas subidas mais íngremes, acabei a prova com 57.28 e vim contente para casa. :D
PS: apanhei um grizo matinal, fui para o centro a pé, quase 20m, arrependi-me de não ter ido de carro.
Amanhã não posso mas na próxima segunda irei experimentar o Braga a correr.

Vi a tua equipa, eram bastantes mas não vi ninguém de câmara na mão por isso fiquei sem perceber se tinhas ido ou não.
Correu como previsto, corri como faço nos treinos, nas descidas travava o andamento para relaxar os músculos para depois não parar nas subidas mais íngremes, acabei a prova com 57.28 e vim contente para casa. :D
PS: apanhei um grizo matinal, fui para o centro a pé, quase 20m, arrependi-me de não ter ido de carro.
Amanhã não posso mas na próxima segunda irei experimentar o Braga a correr.
eu não fui correr! a lombalgia não deixa!
estive nos semáforos da rodoviária, e fui descendo a rua do chãos. depois, instalei-me em frente à igreja perto do macdonald's.
sim, estava frio.
se gostaste, na 4ª à noite há a corrida das bruxas ou lá o que é. à noite, em s. mamede d'este (como quem vai para o fojo)

O meu sogro fez 57min e ficou todo contente.

A minha mulher estava na organização :)

Eu não fui, pq com o crossfit, futebol e por vezes ténis, preciso de descansar..

Penso que entre corrida e caminhada estavam mais de 2.000 pessoas inscritas.

Como já aqui foi dito, não se deve fazer uma maratona, partindo do zero. Há que fazer muitos treinos, muitas provas de 10km e várias meias maratonas. É importante o corpo se habituar às distância/tempo de corrida gradualmente, para evitar lesões e outras complicações.
De qualquer forma há muitos planos de treino, para todos os objectivos, espalhados pela internet. Quase todos os sites das maratonas têm. Alguns que conheço são estes:
http://www.runners.es/entrenamiento/smartcoach
https://www.maratonadoporto.com/pt/plano-de-treino-2018/
Schneider Electric Marathon de Paris - Training plans & guides
Carlos Fonseca Home Page - Programa de treinos para Maratona

Entretanto, também estou fora da maratona do Porto. Na preparação para Lisboa lesionei o gémeo e por arrasto fiz tendinite no tendão de Aquiles. 2 meses praticamente parado. Consegui fazer a maratona de Lisboa, mas deixou algumas marcas e ainda não estou completamente recuperado do gémeo, por isso, tomei a decisão de não fazer a maratona agora.
Vou passear à Invicta, cumprimentar o pessoal na partida e depois acompanhar um amigo nos últimos 10km.
Quero recuperar a 100% porque o grande objectivo vai ser Sevilha em Fevereiro e começa a preparação agora.

Como já aqui foi dito, não se deve fazer uma maratona, partindo do zero. Há que fazer muitos treinos, muitas provas de 10km e várias meias maratonas. É importante o corpo se habituar às distância/tempo de corrida gradualmente, para evitar lesões e outras complicações.
De qualquer forma há muitos planos de treino, para todos os objectivos, espalhados pela internet. Quase todos os sites das maratonas têm. Alguns que conheço são estes:
http://www.runners.es/entrenamiento/smartcoach
https://www.maratonadoporto.com/pt/plano-de-treino-2018/
Schneider Electric Marathon de Paris - Training plans & guides
Carlos Fonseca Home Page - Programa de treinos para Maratona

O meu objectivo não era fazer uma maratona. Mas ter algumas dicas sobre como me preparar.

Neste momento nem tenho tempo pra correr tanto tempo.

Obrigado pelas dicas

Back