[Desporto] Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

Tudo bem que olhar para o que diz no relógio/telemóvel ajuda de certa forma a quantificar a nossa condição física mas cada vez mais me convenço que para quem não compete é algo que acaba por ser um desfavor, é absolutamente frustrante e até desanimador ir em esforço e ver números que noutra altura seriam "bastante melhores".

Até acho que no runnersworld tinha um artigo sobre isso mesmo recentemente.

Completamente! Só de imaginar que há 4 anos a minha idade fitness chegou a ser de 20 anos e VO2 máximo de 47 (e nem me dedicava muito à corrida, nunca passava dos 5km, corria era ou 2 ou 3 vezes por semana), agora a minha idade fitness é de 66 anos e VO2 máximo de 33... e tenho 45 anos... por vezes até penso que o relógio avariou e ficou marado... 😅

Percebo o que dizem, corro 6xs por semana, mas nao abdico de uma ou duas vezes por semana correr "sem" o relógio (corro com ele, mas meto no ecra so o ritmo cardiaco e vou por feeling).

Gosto das duas perspectivas, correr com um plano de treinos definido, mas nos dias de "easy runs" e' correr sem olhar para o relógio e relaxar.
Normalmente entrava em "burnout" com a corrida, este ano ja vou com >800kms e ha dois meses consistentemente com mais de 60kms por semana.

Espero em Setembro correr a minha primeira Maratona, vamos ver[:D]

Percebo o que dizem, corro 6xs por semana, mas nao abdico de uma ou duas vezes por semana correr "sem" o relógio (corro com ele, mas meto no ecra so o ritmo cardiaco e vou por feeling).

Gosto das duas perspectivas, correr com um plano de treinos definido, mas nos dias de "easy runs" e' correr sem olhar para o relógio e relaxar.
Normalmente entrava em "burnout" com a corrida, este ano ja vou com >800kms e ha dois meses consistentemente com mais de 60kms por semana.

Deves estar com tempos pouco bons deves.[:cool:]

No outro dia estava a ver um canal do Youtube brasileiro, o tipo afirmava que o Kipchogue fazia mais de 30km por dia de treino antes da maratona...

Ele não se enganou?

Fui pesquisar e descobri isto:

Aqui está o que parece uma semana padrão de treinamento de Kipchoge agora, nos estágios iniciais de um bloco de treinamento para uma maratona de primavera ainda não divulgada:

Segunda
6h: 19 km fáceis
16h: 10 km fáceis

Terça
9h: Um treino em pista totalizando 14 a 16 km de velocidade, em ritmo de maratona ou um pouco mais rápido, em uma pista de terra acidentada.

Exemplos: 8 x 1.600 metros em 4 minutos e 40 segundos, com dois minutos de recuperação; 8 x 400 metros, executados em 63 a 64 segundos, com 30 a 50 segundos de recuperação.

Quarta
10h: 60 minutos de exercícios de força e mobilidade

Quinta
6h: Uma corrida de 30 ou 40 km (semanas alternadas)

Sexta
10h: 60 minutos de exercícios de força e mobilidade

Sábado
6h: Fartlek (13 x 3 minutos rápido/trote de 1 minuto)

Domingo
A qualquer hora: 2 horas fáceis

Last edited:
.
348821443_6206469876106189_3419961570210488937_n.jpg

No outro dia estava a ver um canal do Youtube brasileiro, o tipo afirmava que o Kipchogue fazia mais de 30km por dia de treino antes da maratona...

Ele não se enganou?

Fui pesquisar e descobri isto:

E' capaz de nao estar muito longe da realidade. Eu acompanho aqui um gajo na Australia que e' profissional e no dia da meia maratona deste fim de semana, fez 10kms de "aquecimento", fez a meia maratona (ganhou com 1h05 a 2:54min/km) e de tarde correu mais 12... Estes gajos sao simplesmente malucos[:D][:D]

Completamente! Só de imaginar que há 4 anos a minha idade fitness chegou a ser de 20 anos e VO2 máximo de 47 (e nem me dedicava muito à corrida, nunca passava dos 5km, corria era ou 2 ou 3 vezes por semana), agora a minha idade fitness é de 66 anos e VO2 máximo de 33... e tenho 45 anos... por vezes até penso que o relógio avariou e ficou marado... 😅

Como é que calculaste isso? Por esta fórmula simples, quem faz 5m/Km terá um VO2 máx de 53:

Teste de Cooper

Esta será a forma de conhecer o nosso VO2 Max de maneira “gratuita”.

Para o realizar:
  • Escolhe um terreno sem obstáculos
  • Corre durante 12 minutos e máxima distância possível
Para obter o VO2 Max: VO2 Max = 0,0268 x D (metros percorridos) – 11,3

Como é que calculaste isso? Por esta fórmula simples, quem faz 5m/Km terá um VO2 máx de 53:

Teste de Cooper

Esta será a forma de conhecer o nosso VO2 Max de maneira “gratuita”.

Para o realizar:
  • Escolhe um terreno sem obstáculos
  • Corre durante 12 minutos e máxima distância possível
Para obter o VO2 Max: VO2 Max = 0,0268 x D (metros percorridos) – 11,3

O relógio é que diz, na altura em que cheguei a fazer uma média de 4.58m/km em 5K deu-me 47 de VO2 Max, e nos outros dias andava regularmente a fazer abaixo dos 5.10m/km, era muito raro andar a fazer corridas assim muito lentas, de vez em quando fazia corridas mais no relax assim na média dos 5.30m/km.

Na actualidade, o meu cardio dispara para os cerca de 174 se andar numa média de 7.00m/km... (a diferença é abismal para o antes), e o VO2 Max está nos 33.

Um exemplo de uma corrida que fazia antes:

mmdWoGu.jpg

O que faço agora:

H4LiCkP.jpg

bF9QXuo.jpg

Pois... Vai com calma... Calculo que seja frustrante, mas tenta deixar de comparar com o que fazias antes e mais no progresso que vais vendo desde que retomaste, pode ser que ajude a ganhar motivacao de volta. Mas como digo, percebo o que deves andar a sentir...

Cardio demora tempo a recuperar para valores mais baixos, e' como disse antes, ir com calma e medir o progresso, mesmo que seja lento...

Mais um domingo mais uma corrida, a segunda da semana que na 4a consegui encaixar 5K![kiss]
1686483759353.jpg

Há uns dias recebi um mail acerca da maratona do Porto e ando tentado a fazer a inscrição, faltam muitos meses e dava perfeitamente para fazer uma boa preparação no entanto se for para treinar uma ou duas vezes por semana como ultimamente mais vale estar quieto. A ver se até ao final do mês me decido.

Mais um domingo mais uma corrida, a segunda da semana que na 4a consegui encaixar 5K![kiss]

Há uns dias recebi um mail acerca da maratona do Porto e ando tentado a fazer a inscrição, faltam muitos meses e dava perfeitamente para fazer uma boa preparação no entanto se for para treinar uma ou duas vezes por semana como ultimamente mais vale estar quieto. A ver se até ao final do mês me decido.

Go for it! Eu preciso de ter sempre alguma corrida marcada para nao me desleixar[:D][:D] Como ja tinha dito aqui, em Setembro vou ter a minha primeira maratona e no Domingo fiz isto:
1686483759353.jpg - Click image for larger version  Name:	1686483759353.jpg Size:	83.4 KB ID:	14287827

Na segunda feira ate para ir c*gar custava!

A maratona do Porto vai ter de esperar que primeiro vem uma meia.
Meia.jpg

A nível de treino esta semana está a ser produtiva, terça e quinta 5K e hoje 8km.
Screenshot_.jpg

[:cool:]

Last edited:
Ahah! Vi logo que nao ias ficar sem a fazer!

Ontem fiz o meu melhor tempo na meia maratona (90:51). Nem acredito que tirei quase dois minutos ao meu melhor tempo.[:D]

Fui para la sem grande foco na corrida, pernas pesadas de uma semana com 40 kms antes da meia e saiu bem melhor do que esperado.[:D][:D] Agora o "sonho" dos 90 minutos passou a ser bem real.

image.png

Dass 1:30:XX apr:)
Se ias com as pernas pesadas e fizeste esse tempo já estás para sub 1h30 fácil. [:D]

Tens o breakdown dos teus tempos por km? Vários sub 4min/km, não?

Ontem:
Screenshot.jpg

Tenho:
image.png
Normalmente faco splits negativos, mas esta quis tentar algo diferente e ver quando e' que corria mal[:D][:D] Digamos que ali ao KM 13/14 foi a altura mais complicada​, depois recuperei e consegui voltar a puxar mais perto do fim.

Back