[Desporto] Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

DrVet

New member
Boas,

Decidi iniciar este tópico dedicado à malta que corre (desde novatos até corredores mais experientes) depois de pesquisar e não ter encontrado nenhum tópico do género.
O objectivo é partilharmos experiências, objectivos, dicas, percursos, material.. enfim tudo o que está relacionado com este viciante mundo da corrida.

A minha experiência ainda é reduzida. Nunca gostei de correr, mas desde que há cerca de 1 mês comecei a correr, depois de desafiado por um amigo, fiquei viciado! Neste momento estamos a direccionar o treino para a preparação para uma meia-maratona que se avizinha..

Boas corridas para todos!

Eu comecei a correr a semana passada, depois de ter parado no final do ano passado devido a uma cirurgia. Infelizmente, também não tenho muito tempo disponível...
Portanto, ainda estou muito no início, mas quero levar a "coisa" a sério, porque o desporto faz falta e faz bem.

Quanto a material, preciso urgentemente de umas sapatilhas e de mais uns pares de calções, mas não ou muito exigente.

PS - acho que este pode vir a tornar-se um bom tópico, haja vontade dos users partilharem as suas aventuras, ao estilo dos diários de bordo.[;)]

Já corro há muito tempo, e depois da natação, correr é um dos melhores exercícios para o nosso corpo.

Todos os dias faço pelo menos uma hora de corrida ou então bicicleta de manutenção e já não me vejo a parar. Se fico muito tempo sem correr, parece que o meu copro entra em modo de contenção [:D], fico todo "preso" de movimentos.

Aconselho a quem comece a correr, uma boas sapatilhas, não tenham medo de investir, as sapatilhas são muito importantes, as vossas articulações e ossos vão agradecer.

Marcas aconselho a ASICS, mas há outras marcas com sapatilhas muito boas para correr, é só questão de procurar.

Comecei a correr á duas semanas, cerca de 3km 3 vezes por semana. Para começar não pode ser mais :sh)
Isto em mato, gosto muito mais, dá mesmo para descontrair sem ouvir nada á volta.
Mas fiquei doente agora só para a semana :(

Um tópico para começar a acompanhar regularmente. [:p]

Desde os meus 4 anos até aos 18 pratiquei natação (uma interrupção de 2 anos pelo meio), mas após vir estudar para Coimbra deixei de o poder fazer pois o tempo passou a ser pouco. Optei então por me aventurar na corrida/jogging, coisa que embora muito raramente, já fazia antes de vir estudar para aqui.

Ora bem costumo ir duas vezes por semana correr para um parque/jardim perto de casa. Cerca de 1 hora/1 hora e meia, gosto muito do local pois anda lá sempre mais gente a correr, sendo que é um local simpático no qual gosto de estar, para além de como já referi ser muito perto de casa.

O sitio é este, sendo que o percurso está marcado pelos pontinhos vermelhos.

4rovuo.jpg

Quanto ao equipamento, nada de mais, umas boas sapatilhas, que para mim são a parte mais importante, uns calções (calças só quando está muito frio, o que é raro), t-shirt, Ipod, e o mais importante de tudo, MUITA vontade e gosto pela corrida.
Acreditem que me dá um gosto enorme chegar ao fim daquela hora e meia e sentir-me cansado.

Todos deveríamos correr um pouco, pelo menos a mim alivia e muito o stress.

Cumps e boas corridas pessoal [;)]

Cheguei a correr diariamente, hã 4/5 anos atrás.

Cheguei a ponto de se tornar não só rotina, como um vício difícil de largar, se estava psicologicamente preparado para correr nesse dia e tal não o fazia por motivos "importantes", o meu humor alterava-se e ficava a matutar que o treino tinha sido estragado.

Fazia uns 80km´s por semana, distribuído por 6 dias, na altura cheguei a pesar 74kg, agora estou com 109kg (dedico-me ao ferro).

Infelizmente já não consigo correr como corria, mas de vez enquando, lá dou umas passadas de 30min, por falar nisso, amanhã vou ao parque da cidade, deixei de correr devido a lesões em ambos os tornezelos.

Aqueçam o suficiente para começar a correr e no final façam alongamentos, contudo se no final não tiverem tempo, esta rotina pode ficar para mais logo ou no dia seguinte, evitar ao máximo que os músculos fiquem tensos e jamais, mas jamais corram lesionados, é que em vez de pararem 2/3 dias, podem-se obrigar a pararem 1 mês ou mais (como me aconteceu) e depois é tipo bola de neve, aumento de peso e perda de apetite para voltar ao ritmo que foi deixado.

Já agora, quem daqui já leu/ouviu falar do Dean Karnazes?

Tenho os 2 livros dele e aconcelho a lerem.

1º O homem da ultra-maratona
2º 50/50

Fico contente que este tópico parece estar a ganhar pernas para andar..

Próximo sábado, treino de 15 km junto à foz do Douro no Porto. Acabo de confirmar a minha inscrição na minha 1ª meia-maratona!

Quando era mais novo e jogava andebol costumava correr para manter a boa forma física.

Depois parei e só voltei a correr de novo quando saí do país, porque tinha mais tempo e menos coisas para ocupar esse tempo.

Corri apenas de Janeiro a Maio, mas nesse tempo fiz duas provas. Uma de 20 km, em 1h26min, e uma maratona, em 3h17min. Parei porque durante fui correr a maratona com uma lesão no joelho, que me acompanhou logo a partir da 1ª hora de corrida. Tive de estar muitas semanas sem correr e com a chegada do Verão voltei ao BTT.

Agora só umas corridas de vez em quando.

Mais um que vai recomeçar as corridas. Estive parado cerca de 1 ano pois tive umas semanas com uma valente constipação e então parei, depois para recomeçar...

Agora é recomeçar devagarinho e com calma, lol, mas domingo de manhã lá vou eu para uns 20 minutinhos para ver como estou.

Em relação ao equipamente o mais importante é obviamente as sapatilhas e estas serem adequadas ao nosso tipo de pé/passada, existem sapatilhas para os vários tipos: pronador, neutro e supinador e faz toda a diferença, assim com sapatilhas de treino ou de competição e treino em asfalto ou terra.

Um bom site sobre o calçado, neste caso de corrida:

Calcadodesportivo.com-Calçado para Correr

E como já foi dito, aquecer antes e alongar depois, beber líquidos para repor o que se gastou na corrida.

Boas,

Decidi iniciar este tópico dedicado à malta que corre (desde novatos até corredores mais experientes) depois de pesquisar e não ter encontrado nenhum tópico do género.
O objectivo é partilharmos experiências, objectivos, dicas, percursos, material.. enfim tudo o que está relacionado com este viciante mundo da corrida.

A minha experiência ainda é reduzida. Nunca gostei de correr, mas desde que há cerca de 1 mês comecei a correr, depois de desafiado por um amigo, fiquei viciado! Neste momento estamos a direccionar o treino para a preparação para uma meia-maratona que se avizinha..

Boas corridas para todos!

Eu comecei assim, e já a corro à mais de um ano. Primeiros tempos foi um sacrifício, um desafio, mas depois tornou-se um hábito. Não passo a semana sem as minhas corridas a beira rio\mar (foz, marginal), ou parque da cidade. É excelente, e faz nos um bem tremendo em todos os sentidos, principalmente psicologicamente.

Eu comecei assim, e já a corro à mais de um ano. Primeiros tempos foi um sacrifício, um desafio, mas depois tornou-se um hábito. Não passo a semana sem as minhas corridas a beira rio\mar (foz, marginal), ou parque da cidade. É excelente, e faz nos um bem tremendo em todos os sentidos, principalmente psicologicamente.

Quem pode correr nessas zonas só pode mesmo ser um prazer!!!! Quem me dera ter casa perto de um spot desses [;)]

No início era um sacrifício. Depois veio o vício. O máximo que corri era umas 3x por semana cerca de 40/45 minutos, dependia da vontade.

Não dava pra mais porque o tabaco não deixa, mas principalmente os joelhos. Já corro com joelheira, mas passado 2 ou 3 semanas a correr 30 ou mais minutos, 3x por semana, começo a sentir o joelho.

Houve uma altura que ainda pensei em fazer umas provas, até 10 ou 15 kms. Mas depressa vi que os joelhos não iam colaborar e desisti. Correr não é das melhores coisas prós joelhos ou tornezelos.
E eu não sou bom de articulações.

Agora corro 4x/semana cerca de 15 minutos. Mas ando com vontade de voltar aos 40 minutos 3x/semana.
Já sei que no inicio vai custar, mas depois vem o vício, mais um bocadito, mais um bocadito e lá começo outra vez a pensar em provas. Até o joelho se ressentir.

Quem pode correr nessas zonas só pode mesmo ser um prazer!!!! Quem me dera ter casa perto de um spot desses [;)]

É um enorme prazer, sem dúvida!

No início era um sacrifício. Depois veio o vício. O máximo que corri era umas 3x por semana cerca de 40/45 minutos, dependia da vontade.

Não dava pra mais porque o tabaco não deixa, mas principalmente os joelhos. Já corro com joelheira, mas passado 2 ou 3 semanas a correr 30 ou mais minutos, 3x por semana, começo a sentir o joelho.

Houve uma altura que ainda pensei em fazer umas provas, até 10 ou 15 kms. Mas depressa vi que os joelhos não iam colaborar e desisti. Correr não é das melhores coisas prós joelhos ou tornezelos.
E eu não sou bom de articulações.

Agora corro 4x/semana cerca de 15 minutos. Mas ando com vontade de voltar aos 40 minutos 3x/semana.
Já sei que no inicio vai custar, mas depois vem o vício, mais um bocadito, mais um bocadito e lá começo outra vez a pensar em provas. Até o joelho se ressentir.

O ideal seria correr 2x por semana, e alongar o percurso\tempo. É importante que o corpo tenha o seu tempo de descanso. Se sentir capaz das 3x, força, é só a minha opinião. :)

Corro há mais de um ano.
Começou como meio de desanuviar do estudo na época de exames mas agora não consigo deixar. É como uma droga... saudável.
Tenho 2 percursos dependendo do sitio onde estou (Viseu ou Coimbra).
O de Viseu tem cerca de 4 km intercalados com subidas e descidas, alcatrão e terra batida (faz uma diferença enorme).
O de Coimbra é mais curto (3,5 km medidos com o carro) mas mais exigente, já que mais de metade dele é a subir (uma parte íngreme).
Corro dia sim dia não (em Coimbra) e aos sábados, se não jogar futsal (em Viseu). Este ultimo percurso, cheguei a fazer duas vezes por dia no Verão passado. Uma de manhã outra ao fim da tarde.
Em termos de tempo, faço os dois percursos em cerca de 30 min.
De resto, ando bastante durante a semana e mais recentemente adquiri dois alteres de 10kg e nos dias em que não corro, vou fazendo alguns exercícios com eles.
O certo é que, nunca me senti tão bem...

É um enorme prazer, sem dúvida!

O ideal seria correr 2x por semana, e alongar o percurso\tempo. É importante que o corpo tenha o seu tempo de descanso. Se sentir capaz das 3x, força, é só a minha opinião. :)

Eu fazia isso o ano passado por esta altura, os 40 minutos, no fim do treino de ferro.

Mas agora tenho de ver como vai ser. Não quero forçar os joelhos e cada ano que vai passando isto vai custando mais um pouco.

Qr ao vício que toda a gente fala, ele existe. É a química no corpo a funcionar.

Para aí há 9 anos atrás, só tinha folga de desporto uma vez por semana. Às 2ªs, 4ªs e 6ªs fazia natação, às 3ªs, 5ªs e domingos jogava futsal. [:D] E uns dois anos antes disso, lembro-me que fazia uns 7 km's três vezes por semana. Era um desportista do caraças!! Agora...

Mas já voltei à natação, 2 a 3x/semana e quero voltar ao jogging. Mas esta última actividade tem que ser aos poucos porque estou com peso a mais, mais 10/12 anos em cima, por vezes com 7 horas de trabalho em pé e sem ritmo nenhum. Mas tem que ser, tenho que voltar a ganhar a forma.

Quase toda a vida pratiquei desporto e a corrida faz parte obviamente.
Actualmente só corro ao fim de semana e jogo 1 vez por semana, aconselho o pessoal que começa a correr não forçar demasiado deve ser gradual, nada de andar com a lingua de fora.
Corram até se cansarem e depois andem até vos dar a vontade outra vez.
Boas corridas

Back