Corsa 1.5 TD (Poly-V)

Deguito

New member
Boas,

No outro dia fui ao mecânico, e foi necessário desmontar a distribuição do motor (1.5 TD/96) e viu os pontos do motor, e dps notou que a poly-V que liga as correias do alternador e bomba de agua estava "atrasada um dente" como ele disse. Entretanto montou tudo e colocou no "ponto". Ele disse que como tava atrasada o carro andava menos e bebia mais...?

Qual as consequências de estar atrasada, e ja agora dentro do motor esta poly liga aonde, comanda o que? fora sei que faz trabalhar a bomba agua e alternador mas dentro?

Uma ajuda dos entendidos :)

Abraço.

Boas,

No outro dia fui ao mecânico, e foi necessário desmontar a distribuição do motor (1.5 TD/96) e viu os pontos do motor, e dps notou que a poly-V que liga as correias do alternador e bomba de agua estava "atrasada um dente" como ele disse. Entretanto montou tudo e colocou no "ponto". Ele disse que como tava atrasada o carro andava menos e bebia mais...?

Qual as consequências de estar atrasada, e ja agora dentro do motor esta poly liga aonde, comanda o que? fora sei que faz trabalhar a bomba agua e alternador mas dentro?

Uma ajuda dos entendidos :)

Abraço.

Eu tenho um B 1,5TD.
Mas penso que andar "atrasada um dente" não faça mal nenhum. Poderás é ter algum carvão "entalado" nas câmaras devido à "bebedura" do magano! [:D]
Mas deixo para os mais entendidos! :)

Para já um esclarecimento, a informação prestada foi grosseiramente errada.

Uma correia de distribuição do Corsa A ou B 1.5TD é assim:

Dentada de comando ou distribuição

timingbeltab0.jpg

A Poly V ou Multi Poly V é assim

hires5cp0221818lw6.jpg

A primeira não consideras escorregamento, e serve para sincronizar engrenagens, como é o caso de sincronizar os movimentos da cambota cilindros e arvores de cames.

A 2ª normalmente usada para accionar em simultaneo o alternador, bomba de água, ar condicionado, bomba de vácuo do servo freio, e direcção assistida, nesta se existir escorregamento não acontece nada.

Na 1º se um dente estiver adiantado ou atrasado é o suficiente para descomandar um motor e partir o mesmo, quando a coreia passa um dente ou dois em andamento o motor normalmente entrega a alma ao criador.
Quando montam uma correia de distribuição atrasada ou adiantada um dente o motor tem um trabalhar irregular, ás vezes nem pega.

Por isso acho que te deram uma informação errada, na pior das hipóteses enfiaram-te um barrete ao contarem-te uma história dessas.

Espero que compreendas o esclarecimento.
[;)]

Para já um esclarecimento, a informação prestada foi grosseiramente errada.

Uma correia de distribuição do Corsa A ou B 1.5TD é assim:

Dentada de comando ou distribuição

timingbeltab0.jpg

A Poly V ou Multi Poly V é assim

hires5cp0221818lw6.jpg

A primeira não consideras escorregamento, e serve para sincronizar engrenagens, como é o caso de sincronizar os movimentos da cambota cilindros e arvores de cames.

A 2ª normalmente usada para accionar em simultaneo o alternador, bomba de água, ar condicionado, bomba de vácuo do servo freio, e direcção assistida, nesta se existir escorregamento não acontece nada.

Na 1º se um dente estiver adiantado ou atrasado é o suficiente para descomandar um motor e partir o mesmo, quando a coreia passa um dente ou dois em andamento o motor normalmente entrega a alma ao criador.
Quando montam uma correia de distribuição atrasada ou adiantada um dente o motor tem um trabalhar irregular, ás vezes nem pega.

Por isso acho que te deram uma informação errada, na pior das hipóteses enfiaram-te um barrete ao contarem-te uma história dessas.

Espero que compreendas o esclarecimento.
[;)]

:\

Pois de facto achei estranho esta história de ter um dente atrasado...

De qualquer forma esta poly que falo fica mesmo ao lado do fundo do motor e levas as correias normais da bomba de agua/alternador. O que o mecanico mostrou-me foi que existe no bloco tipo um "alfinete" (com 2mm de diametro) a sair do mesmo que fica alinhado com uma marca que tb existe nesta poly e que esta não estava na posição correcta....ora...a mesma poly roda com o motor certo? logo o que ele quis dizer foi que a poly da cambota/valvulas estando ja travada com os parafusos (na posição certa), esta (da b.agua/alternador) ficava ligeiramente acima da marca que tem no bloco, o que ele fez foi colocar na marca...penso eu... existe aqui alguma confusão? :\

Provavelmente o que tinha era algum atrazo ou adiantamento na bomba injectora para andar mais! Tecnica antiga e que pode tornar o carro bem mais rapido!

Back