Corsa A 1.5 D bebe óleo

Th3mechanic

New member
Boas o meu velhinho corsa A esta a beber óleo.
Da última vez meti 10w40 se meter 15w40 vai beber menos certo?

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Antes da última vez, qual a viscosidade que usava?

Quantos kms já tem?

Quantos litros de óleo está a beber a cada mil kms?

Começou a beber assim do nada e há pouco tempo ou já é de longa data?

Antes da última vez, qual a viscosidade que usava?

Quantos kms já tem?

Quantos litros de óleo está a beber a cada mil kms?

Começou a beber assim do nada e há pouco tempo ou já é de longa data?
Vou ser se sincero o carro foi dado ai meu pai por um senhor de idade. O carro marca 68k km mas também so marca ate aos 99k km xD mudei lhe o óleo aos 63km se nao me engano.
Ja bebia antes disso
Óleo usado por mim 10w40

Vou ser se sincero o carro foi dado ai meu pai por um senhor de idade. O carro marca 68k km mas também so marca ate aos 99k km xD mudei lhe o óleo aos 63km se nao me engano.
Ja bebia antes disso
Óleo usado por mim 10w40

Dos 63k aos 68k kms vão 5k kms

Nesses 5k kms qual foi a quantidade de óleo que desapareceu?

1 litro? Se for 1 litro dá 0,2 litros a cada 1000kms o que é considerado normal.

Muitos manuais costumam indicar que se consumir até 1 litro a cada mil kms é normal.

Mesmo sem saber ainda qual o consumo de óleo acho melhor continuares com o 10W40 mas usa uma marca +- boa/conhecida que facilmente se compra por menos de 20 euros 5 litros.

E troca sempre o filtro de óleo.

Meter 15W40 é ir de cavalo para burro.

Dos 63k aos 68k kms vão 5k kms

Nesses 5k kms qual foi a quantidade de óleo que desapareceu?

1 litro? Se for 1 litro dá 0,2 litros a cada 1000kms o que é considerado normal.

Muitos manuais costumam indicar que se consumir até 1 litro a cada mil kms é normal.

Mesmo sem saber ainda qual o consumo de óleo acho melhor continuares com o 10W40 mas usa uma marca +- boa/conhecida que facilmente se compra por menos de 20 euros 5 litros.

E troca sempre o filtro de óleo.

Meter 15W40 é ir de cavalo para burro.
Sem exagerar talvez 1.5l 2l .
É passar de cavalo para burro porque ja agora?

No geral os 15W40 são óleos minerais enquanto que os 10W40 são semi-sintéticos.

Comparando 15W40 com 10W40, o 10W40 lubrifica melhor a frio (que é quando ocorre a maior parte do desgaste do motor), o 10W40 tem melhores características técnicas (comparar fichas técnicas), aguenta mais tempo (vai perdendo as suas propriedades/características mais lentamente) e por aí fora

Por isso é que há uns anos atrás havia muita gente/mecânico que dava a indicação/duração tipo:

15W40 para 5k kms

10W40 para 10k kms

5W40 para 15k kms

Mesmo que o consumo seja de 2 litros em 5k kms para mim está bom tendo em conta que foi um carro oferecido, que possivelmente já tem muitos kms, que deve ter usado 15W40 (na altura era o que se usava para ser mais barato) e secalhar falhou algumas mudas de óleo (também era frequente há uns anos atrás)

Gastar dinheiro a reparar (segmentos, vedantes das válvulas, etc) não deve compensar por isso é dar-lhe óleo com qualidade (10W40 de marca boa/conhecida), ir fazendo as mudas a tempo (kms/meses) e ir trocando sempre o filtro de óleo.

Convém verificar o sistema de refrigeração (aspecto do liquido) e verificar se o termostato abre e fecha na altura certa.

E há mais coisas a verificar/trocar por exemplo óleo dos travões, etc

No geral os 15W40 são óleos minerais enquanto que os 10W40 são semi-sintéticos.

Comparando 15W40 com 10W40, o 10W40 lubrifica melhor a frio (que é quando ocorre a maior parte do desgaste do motor), o 10W40 tem melhores características técnicas (comparar fichas técnicas), aguenta mais tempo (vai perdendo as suas propriedades/características mais lentamente) e por aí fora

Por isso é que há uns anos atrás havia muita gente/mecânico que dava a indicação/duração tipo:

15W40 para 5k kms

10W40 para 10k kms

5W40 para 15k kms

Mesmo que o consumo seja de 2 litros em 5k kms para mim está bom tendo em conta que foi um carro oferecido, que possivelmente já tem muitos kms, que deve ter usado 15W40 (na altura era o que se usava para ser mais barato) e secalhar falhou algumas mudas de óleo (também era frequente há uns anos atrás)

Gastar dinheiro a reparar (segmentos, vedantes das válvulas, etc) não deve compensar por isso é dar-lhe óleo com qualidade (10W40 de marca boa/conhecida), ir fazendo as mudas a tempo (kms/meses) e ir trocando sempre o filtro de óleo.

Convém verificar o sistema de refrigeração (aspecto do liquido) e verificar se o termostato abre e fecha na altura certa.

E há mais coisas a verificar/trocar por exemplo óleo dos travões, etc
Ja tenho o carro à uns 2/3 anos mas so em dezembro começou a rolar na estrada.
Eu tenho cuidado bem do bichinho.
Foi o meu primeiro carro e para ja esta a ser bem cuidado é so mesmo a parte do óleo

Ja tenho o carro à uns 2/3 anos mas so em dezembro começou a rolar na estrada.
Eu tenho cuidado bem do bichinho.
Foi o meu primeiro carro e para ja esta a ser bem cuidado é so mesmo a parte do óleo

Então para continuar a ser bem cuidado é dar-lhe no mínimo 10W40 de boa qualidade.

Há quem utilize 5W40 ou 5W30 em motores bastante antigos e com muitos kms. Cada caso é um caso, no teu pelo menos o 10W40 deve ser "permitido" no manual do carro.

Temos falado só em viscosidades mas também importa as normas. No teu caso a única norma a cumprir deverá ser a B4 (verificar no manual se possível) e isso no geral todos os óleos actuais têm.

Se o óleo actual for de marca duvidosa em relação à qualidade, na próxima muda caso tenhas oportunidade podes experimentar uma marca mais conhecida e até pode ser que o consumo de óleo diminua.

Convém que o anticongelante tenha alguma qualidade e concentração mais elevada para proteger da corrosão. Água da torneira não deve ser utilizada. Em caso de necessidade é meter água destilada.

Caso o anticongelante não preste (ou seja água da torneira) pode começar a corrosão e mais tarde pode ter que ser trocado radiador da sofagem, radiador principal, relas do motor, bomba água, etc que dá uma despesa elevada em material e mão de obra

Já agora convém também verificar o estado da correia de distribuição (caso seja de correia).

Bons kms com a máquina.

Andam aqui a dar conselhos como se tivesses comprado um carro novo[:D], no teu caso é enfiares o óleo mais barato que conseguires encontrar, e nem tens que te preocupar com as mariquices das mudas, que isso está sempre a mudar com os atestos, não te preocupes mais com isso.[;)]

2Lts em 5000kms não acho normal.

Não tens babas de oleo? O filtro de Ar foi mudado? Costuma de deitar fumo branco pelo escape? Cospe oleo se tirares a vareta com ele a trabalhar?

Back