Corsa A de 92 com problemas!!!

Provavelmente tiveste o GT [br:)], que tinha choque electrónico (Pierburg 2E) e caixa de 5.
...

PS: O botão do ar era do lado esquerdo

PS2: Também desconhecia que ainda saíam com caixa de 4.

Sim tive o 1.3GT, durante gloriosos 9 anos e ainda o vejo por ai.[;)]

Realmente tinha dúvida sobre o lado.

eu tive (ainda o tenho e vou começar a restaurá-lo) um 205 1.1 de 1986, motor deitado, grande máquina, com 250 mil kms não gasta óleo ainda.
...
O meu é caixa de 4 e os consumos andam sempre na volta dos 5,5. Em viagens grandes, sem passar dos 100 km/h nem a 5 litros chega.

Foi o primeiro carro de uma ex-namorada, salvo erro era o 1.0, tirando a parte do choque manual e ela não controlar muito bem aquilo, foi sempre andar até trocar por um Uno.

A minha irmã teve um de 93, só que era o 1.2i. Não curvava nada, uma vez entrei numa rotunda devagar, a traseira fugiu e nunca mais o apanhei, no 205 nunca tal acontecera. Era duro e a posição de condução era ridicula. Por minha parte... não deixou saudades.

O 205 curvava muito muito melhor sem dúvida.

Acontece quando lhe dá mesmo. Pode ser logo uns metros a seguir ou muito depois mas a cena dele desligar parece que é porque meto uma 4ª em vez de reduzir para 2ª por exemplo.

Ontem ao vir para o trabalho não aconteceu. A 2ª falhou-me 2 vezes... O carro soluçava porque não tinha força e eu a pensar que tinha metido 2ª. Lá tirei a mudança, puxei bem para a esquerda e lá meteu a mudança. Não foi abaixo talvez porque o mecânico aumentou o ralenti um pouco até as mil.

Abraços

Edit: Outra coisa que me está também a enervar é o facto do gajo que me vendeu o carro ter metido um tubo que sai logo da cabeça do motor preso ao radiador. Tipo, passado um pouco de rodar com o carro começa a deitar fumo branco. Isto no meio dos outros carros parado assusta!! Tipo, eu assustei-me a primeira vez mas depois descobri de onde saia. O mecânico disse que provavelmente o gajo fez aquilo porque os segmentos devem estar já um pouco lixados. Não sei se posso tapar aquilo para não sair fumo...
Também me disse que aquilo devia estar a ir para o filtro de ar e não estar ali como está. Será?

Cumps

Última edição:
Acontece quando lhe dá mesmo. Pode ser logo uns metros a seguir ou muito depois mas a cena dele desligar parece que é porque meto uma 4ª em vez de reduzir para 2ª por exemplo.

Ontem ao vir para o trabalho não aconteceu. A 2ª falhou-me 2 vezes... O carro soluçava porque não tinha força e eu a pensar que tinha metido 2ª. Lá tirei a mudança, puxei bem para a esquerda e lá meteu a mudança. Não foi abaixo talvez porque o mecânico aumentou o ralenti um pouco até as mil.

Abraços

Edit: Outra coisa que me está também a enervar é o facto do gajo que me vendeu o carro ter metido um tubo que sai logo da cabeça do motor preso ao radiador. Tipo, passado um pouco de rodar com o carro começa a deitar fumo branco. Isto no meio dos outros carros parado assusta!! Tipo, eu assustei-me a primeira vez mas depois descobri de onde saia. O mecânico disse que provavelmente o gajo fez aquilo porque os segmentos devem estar já um pouco lixados. Não sei se posso tapar aquilo para não sair fumo...
Também me disse que aquilo devia estar a ir para o filtro de ar e não estar ali como está. Será?

Cumps

1. Que gasolina metes no carro?
2. Só te faz em dia humidos?
3. Esse tubo deverá encaixar na parte de baixo da "panela" do filtro de ar (pelo menos nos OHC é assim).
4. Tens dificuldades em pôr as mudanças? Pode ser o tirante que se encontra mal afinado/partido...

Tens que distinguir o que é um pouco de "azelhice" de eventuais problemas.
Se a reduzir, ainda lhe metes uma mudança mais alta, é normal que possa perder força e dependendo do local, velocidade, querer ir abaixo.
Como disse o Ruie34 ver se está tudo bem com a manete/caixa.

Quanto ao tubo não estou a ver o que fará por aí.
O Rui também já o disse, o filtro de ar está mesmo por cima do Carburador, só se quiseram ir buscar mais ar... pode ser isso que esteja a causar alguns sintomas.
Pede para corrigir isso, não deve ser complicado.

Valium, se for o tubo que estou a pensar é o do respirador do óleo, no caso dos OHC provém de uma tubagem metálica que vem do cárter e se encontra presa à parte de trás do bloco, indo depois encaixar na caixa do filtro de ar através de um tubo de borracha.

Estes carros chegam a uma altura da vida em que são alvo de uma série de modificações para passar no teste dos gases da IPO, tais como retirar esse tubo, no caso dos equipados com Pierburg 2E já com folgas substitui-se por um Pierburg 1B que é mais barato e faz quase o mesmo serviço.

O selector da caixa pode estar partido num encaixe de plástico do lado da caixa, algo bastante frequente quando são intervencionados por que não percebe do assunto. Ou então o parafuso moído, do lado da manete. Existe ainda a hipótese (pouco provável) de a caixa render a alma ao criador.[:D]

Também me parece que haverá um pouco de "azelhice", devido a estar pouco familiarizado com o bólide.

Valium, se for o tubo que estou a pensar é o do respirador do óleo, no caso dos OHC provém de uma tubagem metálica que vem do cárter e se encontra presa à parte de trás do bloco, indo depois encaixar na caixa do filtro de ar através de um tubo de borracha.

Estes carros chegam a uma altura da vida em que são alvo de uma série de modificações para passar no teste dos gases da IPO, tais como retirar esse tubo, no caso dos equipados com Pierburg 2E já com folgas substitui-se por um Pierburg 1B que é mais barato e faz quase o mesmo serviço.

...

Desconhecia essa.
O meu carro a nível de mecanica não tinha qualquer alteração e sempre passou na IPO. [;)]

Entendo que possam pensar que seja azelhice mas eu garanto que não é. Haviam de me ver a esgalhar com o carro da escola!!

Há algo na caixa mesmo. Sei quando devo meter uma 2ª e uma 4ª.

O mecânico já anda para ver isso mas o trabalho é muito...

Então se eu colocar o tal tubo no sitio certo o tal fumo irá sair pelo escape certo?

Cumps

Pessoal, a nivel do carro ir abaixo deixou de acontecer devido a ter-se aumentado o ralenti.

Na caixa a 2ª tem mesmo problemas a encaixar. Também o carro vai estar parado para se alterar para uma caixa de 5 longa porque o meu cunhado talvez fique com o carro.

Estou para ver se fico com um Corsa A mas é caixa de 5, 1.5TD.

Já estive ao pé do carro e aquele é que devia de o ter comprado mas pronto.

Abraços

Pessoal, a nivel do carro ir abaixo deixou de acontecer devido a ter-se aumentado o ralenti.

Na caixa a 2ª tem mesmo problemas a encaixar. Também o carro vai estar parado para se alterar para uma caixa de 5 longa porque o meu cunhado talvez fique com o carro.

Estou para ver se fico com um Corsa A mas é caixa de 5, 1.5TD.

Já estive ao pé do carro e aquele é que devia de o ter comprado mas pronto.

Abraços

os corsa A nunca me motivaram, não há nenhuma versão que goste, nem mesmo do GT. E não sei se meter caixa de 5 é boa ideia. A 5ª velocidade é um pouco mais pesada que a 4ª velocidade da caixa de 4, numa subida os 45 cavalos vão ter alguma dificuldade lol. Ainda poderá ficar a gastar é mais. Mas o 1.5 TD bem tratado não deve dar problemas. Boa sorte :)

Voltar
Superior