Corte de pinheiros e eucaliptos

Omega

Well-known member
Alguém me sabe informar se o corte de pinheiros e ou eucaliptos em propriedade propria e posterior transporte para o domicilio está sujeito a algum licenciamento prévio de alguma entidade?

Há legislação especifica acerca desta matéria?

Que eu saiba não tens qualquer restrição.

Quanto ao transporte, é respeitar as dimensões do veículo e claro está do peso admissível.

Não sendo uma espécie de árvore protegida, não deve haver problema.

Em relação ao transporte, talvez na junta de freguesia local para esclarecer, e passarem algum documento tipo guia de transporte, para justificar que é "teu".

Convém perceber se é um corte prematuro ou não e é necessário fazer o Manifesto de Corte de árvores (ICNF).

No caso dos pinheiros também tens que fazer o Manifesto de Exploração de Resinosas..

São dois elementos obrigatórios e caso não sejam feitos pode dar multas.

Tenta perceber se estás nas excepções de "pouca quantidade" e/ou "Autoconsumo".

[;)]

Edit:

Manifesto de exploração florestal - Preenches a parte das Coníferas/Nematodo do Pinheiro ( caso do pinheiro, suponho que seja pinheiro bravo)

Manifestos e Declarações de Exploração Florestal v3.4 (icnf.pt)

No eucalipto e no pinheiro, até podes fazer um formulário para os dois, tens que preencher isto:

ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Secção Manifestos de Corte de Árvores (MCA)

Aconselho-te a preencher o formulário google, o excel é confuso e só dá jeito em casos mais "profissionais".

Última edição:
Deduzo que seja em pequena quantidade e para "consumo doméstico".
A ser assim não existem formalidades. Cumpre o Código da Estrada e não deves ter problemas.
Chamo ainda a atenção para o facto de, no período crítico de risco de incêndio florestal não poderes usar motoserras e deves fazer-te acompanhar de extintor.
Existe muita informação sobre as medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, caso do DL n.º 124/2006 e seguintes, mas penso que para o teu perfil não é preciso nada disso!

Como te sugeriram, podes sempre perguntar na autarquia. Devem ter um "gabinete florestal", ou coisa que o valha.

PS: toda a vida o fiz e faço, cortes de lenha, mas apenas para consumo doméstico e nunca no pino do verão. Aliás, acabas de me lembrar que tenho que ir apanhar pinhas um dia destes... antes que venha a chuva!

Não sei a questão da guia de transporte, mas precisas de "carta" para a moto serra.
Podes dar mais informações sobre isso? Estou a pensar comprar um motosserra.

Tem carta de ligeiros para galhos pequenos e de pesados para árvores de grande porte?

Onde posso encontrar mais informações?

A junta nunca passará um guia sobre o transporte de um produto privado, retirado de um local privado. Nem sei de onde vem esta ideia :confused::confused:

No máximo, o proprietário passava um documento de transporte no portal das finanças.

A junta nunca passará um guia sobre o transporte de um produto privado, retirado de um local privado. Nem sei de onde vem esta ideia :confused::confused:

No máximo, o proprietário passava um documento de transporte no portal das finanças.
Para transporte de mudanças de casa, por exemplo, pode passar. É mera analogia, sendo também algo privado.

Penso que continua a ser um documento de transporte que a pessoa passa na sua área da AT, ou com um livro de guias.

Não descarto essa possibilidade, mas nunca tive conhecimento.
Não faz muito sentido para uso privado.

Uma guia de transporte tem como objectivo o controlo de fuga fiscal. Seria um uso pifio.

Voltar
Superior