Corte de pinheiros e eucaliptos

Podes dar mais informações sobre isso? Estou a pensar comprar um motosserra.

Tem carta de ligeiros para galhos pequenos e de pesados para árvores de grande porte?

Onde posso encontrar mais informações?

Julgo que seja só para profissionais.

Mas para quem nunca trabalhou com uma, aconselho a pelo menos recolher alguma informação junto de alguém que esteja habituado.

Sendo que um particular pode comprar um produto e não é obrigado a manter a fatura (muito menos uma guia), porque é que precisaria de uma guia para transportar algo que é seu?

Julgo que seja só para profissionais.

Mas para quem nunca trabalhou com uma, aconselho a pelo menos recolher alguma informação junto de alguém que esteja habituado.

Para quem nunca trabalhou com uma, nem sequer punha em consideração trabalhar com uma sozinho. Pelo menos inicialmente que esteja alguém com experiência presente.

Cada vez que me lembro de um amigo meu que nunca tinha usado uma, a tentar cortar um eucalipto caído num caminho usando a ponta da lâmina. A motosserra não saltou contra ele por uma questão de sorte. [8b]

Outro, a cortar uma figueira e a "torcer" a motoserra para tentar "cortar melhor". A corrente saltou disparada da lâmina, e por pouco que não lhe foi às pernas. [8b][8b]

Sendo para profissionais menos mal. Mas já tenho experiência de motosserras emprestados.

E essas falhas no uso é mera falta de bom senso. Isso é pessoal que até com uma faca de cozinha estão sujeitos a suicidarem-se sem querer.

A junta nunca passará um guia sobre o transporte de um produto privado, retirado de um local privado. Nem sei de onde vem esta ideia :confused::confused:

No máximo, o proprietário passava um documento de transporte no portal das finanças.

Na aldeia, o presidente da junta passa uma guia de transporte, ou algo "equivalente", para mostrar às autoridades durante a viagem de 250 kms, de maneira a justificar que os bens transportados (vinho, azeite, etc) são produzidos por nós e para consumo doméstico.

Já tivemos que mostrar, pelo menos uma vez, e não houve problema, agora se era preciso mostrar este documento não sei, mas é sempre melhor sair da aldeia com ele.

Achas que o senhor agente da autoridade vai suspeitar do senhor presidente da junta?! [:D]

Qual é o problema dos pinheiros mansos?

Por acaso são dos que são menos "perigosos", excepto no caso da pinha.

Não sei ao certo, mas já me disseram que esses para serem abatidos o icnf tem ou deveria ter conhecimento.

Quanto ao tópico, vou a lenha todos os anos e nunca tive problemas com ninguém

Não sei ao certo, mas já me disseram que esses para serem abatidos o icnf tem ou deveria ter conhecimento.

Quanto ao tópico, vou a lenha todos os anos e nunca tive problemas com ninguém

Qualquer resinosa suscetível ao ataque por Nemátode, tem as mesmas condicionantes.

Seja Bravo, Manso, Alepo, ou o que for, é igual. Tem que fazer o manifesto de exploração florestal (Coníferas/Resinosas).

Áreas protegidas têm regulamentos próprios e podem ter condicionantes especificas. Lembro-me por exemplo que no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em algumas áreas de proteção é necessário pedir autorização ao ICNF para qualquer operação de abate, independente da espécie.

Unicamente para consumo pessoal.

Basicamente estão-se a cortar maioritariamente os pinheiros secos e mais um ou outro pontualmente e também a levar os ramos partidos que estão por lá. Estes ramos partidos, na sua maioria são deixados por "outros" que foram lá e que cortaram e levaram o que não é deles... situação recorrente, mas é o que temos...

A conclusão a que se está a chegar é que fica mais barato comprar a lenha a terceiros do que fazer o que estamos a fazer... pois existem custos de apanha, de transporte e depois de corte em local apropriado e posterior transporte para casa.

Isto tudo passa-se num raio de 5kms.

Unicamente para consumo pessoal.

Basicamente estão-se a cortar maioritariamente os pinheiros secos e mais um ou outro pontualmente e também a levar os ramos partidos que estão por lá. Estes ramos partidos, na sua maioria são deixados por "outros" que foram lá e que cortaram e levaram o que não é deles... situação recorrente, mas é o que temos...

A conclusão a que se está a chegar é que fica mais barato comprar a lenha a terceiros do que fazer o que estamos a fazer... pois existem custos de apanha, de transporte e depois de corte em local apropriado e posterior transporte para casa.

Isto tudo passa-se num raio de 5kms.

Verdade. Como tenho propriedades silvícolas, a lenha é gratuita, mas a logística e tempo perdido é um flagelo que não compensa. A compensação é pela via do aquecimento (a mesma lenha faz aquecer mais vezes), e por carolice (fazer algo diferente da "vida de cidade".

Até porque como uso gás natural 24/24, a lenha é redundante, mas o prazer/conforto da lenha a arder é inigualável.

Aproveitando o tópico, alguém com experiência em motoserras eléctricos a bateria?

Vi uma da stihl por 400 paus, e parece boa. A marca sei que é excelente.

Depois existem umas a 100-200 euros de marcas menos conceituadas neste tipo de ferramentas, como bosh ou black decker.

Valerá a pena ir para algo económico, já que será para usar muito pouco, ou valerá a pena ir logo para a stihl e pronto?

Tenho receio de comprar algo para desenrascar, ser uma treta, arrepender-me, e ir na mesma gastar dinheiro na stihl ou husqvarna.

Aproveitando o tópico, alguém com experiência em motoserras eléctricos a bateria?

Vi uma da stihl por 400 paus, e parece boa. A marca sei que é excelente.

Depois existem umas a 100-200 euros de marcas menos conceituadas neste tipo de ferramentas, como bosh ou black decker.

Valerá a pena ir para algo económico, já que será para usar muito pouco, ou valerá a pena ir logo para a stihl e pronto?

Tenho receio de comprar algo para desenrascar, ser uma treta, arrepender-me, e ir na mesma gastar dinheiro na stihl ou husqvarna.

Se queres uma coisa boa, procura uma sthil a gasolina, mas de fazer podas. Pequenas, levas e de fácil maneio.

Voltar
Superior