Boas, parabéns!
Os critérios dependem de pessoa para pessoa, mas deverão ser:
Estar legalizada
Limpa
Boas instalações
Bom ambiente
Pessoas simpáticas e atenciosas
Também acho que estes são os pontos mais importantes. Acho que também pode ser importante o número de funcionários vs. número de crianças e horário de funcionamento.
Outros ponto importante: alimentação.
Relativamente a alguns (instalações, legalização, limpeza, nº de funcionários) são relativamente simples de constatar com uma visita. Quanto às outras não há nada como conhecer outros pais que tenham lá os filhos. A pessoa que te recebe e mostra a creche pode ser simpática, mas não significa que os restantes sejam atenciosos, principalmente quando tens 6 ou 8 bebés a gritar.
Também acho que pode ser factor preferencial o facto de possuir jardim de infância (até aos 5 ou 6 anos), pois quanto menos vezes tiver de mudar a criança de escola, melhor.
E não te esqueças de uma coisa: Por muito boa que seja a creche, NENHUMA trata tão bem das nossas crianças como nós (os pais)*. Por isso, acho importante que, depois de teres a criança na creche, não caiam na tentação de mudar de creche imediatamente. Aqui é importante discernimento para separar situações graves e/ou recorrentes de situações pouco graves e ocasionais. Por mais que uma vez, nos primeiros meses, a minha mulher ficava chateada. Ora porque chegava meio ranhoso e pensava, não o devem ter vestido como deve ser. Ora porque o miudo ficava triste na escola. Hoje, mais de dois anos e meio, acho que não podíamos estar mais satisfeitos.
P.S. E parabéns pelo rebento, concerteza trará muitas alegrias, que concerteza também, farão perdoar as noites sem dormir.
* Podem haver excepções, mas estas são quando os pais não tratam bem dos filhos.