Crédito Habitação - Passar para regime fixo

VSilva

Well-known member
Tenho um crédito Habitação na CGD com um prazo de 30 anos ( quase 6 já passaram ) e regime de revisão de taxa de 3 meses.

Com a descida das taxas, a minha prestação regresserá este mêsa valores ao nível das primeiras prestações.

Tenho ponderado passar a regime de taxa/prestação fixa.

Será uma boa altura?
Deverei esperar mais um pouco?

Mesmo passando hoje ao regime de taxa fixa, a prestação ficar-me-ia cerca de 40€ mais baixa que a última prestação ( revisão de Novembro ).

Numa simulação no Banco, disseram-me que não mexeria mais no valor da mensalidade, apenas agravamentos em casos de abate de dívida ( 2% em vez dos 0.5% ) e que depois de optar pelo regime de taxa fixa, não poderia regressar ao regime de revisão da taxa regularmente.

Tenho colegas que me disseram que não é bem assim. Mesmo com regime de taxa fixa, a mesma é revista todos os 5 anos. É mesmo assim? Não encontrei essa indormação em lado algum nos papeis.

Obrigado pelos vossos comentários [;)]

não sei se agora os bancos te fornecem um contracto para taxa fixa... e so oferecerem deve ser com o spread muito agravado..

Claro que há revisão da taxa de X em X tempo. Está descansado que os bancos não andam aí a pagar a casa ao pessoal.

Tenho um crédito Habitação na CGD com um prazo de 30 anos ( quase 6 já passaram ) e regime de revisão de taxa de 3 meses.

Com a descida das taxas, a minha prestação regresserá este mêsa valores ao nível das primeiras prestações.

Tenho ponderado passar a regime de taxa/prestação fixa.

Será uma boa altura?
Deverei esperar mais um pouco?

Mesmo passando hoje ao regime de taxa fixa, a prestação ficar-me-ia cerca de 40€ mais baixa que a última prestação ( revisão de Novembro ).

Numa simulação no Banco, disseram-me que não mexeria mais no valor da mensalidade, apenas agravamentos em casos de abate de dívida ( 2% em vez dos 0.5% ) e que depois de optar pelo regime de taxa fixa, não poderia regressar ao regime de revisão da taxa regularmente.

Tenho colegas que me disseram que não é bem assim. Mesmo com regime de taxa fixa, a mesma é revista todos os 5 anos. É mesmo assim? Não encontrei essa indormação em lado algum nos papeis.

Obrigado pelos vossos comentários [;)]

És a primeira pessoa que conheço a querer taxa fixa numa altura em que a Euribor ainda está em queda...

Não te esqueças que na revisão em Fevereiro a prestação vai ter uma descida considerável, uma vez que em Novembro apanhou a média mais alta e em Fevereiro vai apanhar a média mais baixa (a revisão da minha foi na mesma altura).

Ou seja, tu estás a guiar-te pela média da taxa de Outubro (que se repercutiu na revisão de Novembro) ao invés de fazeres a comparação da taxa em vigor neste momento (ou em Janeiro).

Quanto a prazos, salvo erro há várias modalidades de taxa fixa. Por exemplo no Montepio o período de taxa fixa pode ser de 2, 3, 4, 5 ou 10 anos. Durante o período estipulado não podes alterar para taxa variável. Após este período podes optar por passar a ter taxa indexada à Euribor ou negociar um novo período de taxa fixa.

Boas!

A alteração para taxa fixa pode ser uma excelente opção, dado que, ninguém garante que as taxas fiquem tão baixas durante os próximos anos.

Contudo, creio que ainda não é o melhor momento.

A julgar pelas taxas dos depósitos a prazo, é natural que exista ainda margem para descida, dado que, para os prazos mais longos, as taxas são muito baixas.

(A cotação de hoje da euribor a 3 meses foi abaixo dos 2% [:cool:] )

Quanto à taxa fixa: regra geral, ou seja, salvo alguma cláusula contratual em contrário, um crédito em taxa fixa, significa que não sofre qualquer alteração quanto à taxa e à prestação durante o prazo definido no empréstimo.

Por exemplo, se é taxa fixa a 30 anos, durante trinta anos não sofre qualquer alteração. Por isso, para quem gosta de contas certinhas, não há melhor.

O mais próximo, é a taxa variável com prestação fixa: a prestação é sempre igual; o prazo é que aumenta ou diminui consoante a taxa suba ou desça.

Agora, uma regra que o pessoal esquece-se muito é que, um crédito habitação é um contrato com duas partes, isto é, o Banco e o Cliente. Se o Banco não autorizar, não há lugar a qualquer alteração contratual mesmo que o cliente queira (excepto por imposição legal). Claro está que, para estas situações é que existe a concorrência [;)]

Cumps.

Last edited:
uma coisa que convém acrescentar é que além das taxas estarem a descer, como já se disse, é provavel que se mantenham baixas durante ainda uns largos meses... hoje no Diário Económico publicaram uma previsão para a taxas euribor 3 meses e só para setembro começaria a inverter a tendencia de queda e só para meados de 2011 chegaria aos 3%... mas como esta crise se pode arrastar mais que o previsto até pode ser mais tarde que subam...

Acho que a taxa fixa é uma boa opção, porque a taxa da Euribor subirá certamente (o historial demonstra isso)

O problema é fixa-la em apenas 5 anos. Confirma se existe algum banco que faça uma taxa fixa a 10 ou 15 anos (mas isso deverá ser muito improvável)

És a primeira pessoa que conheço a querer taxa fixa numa altura em que a Euribor ainda está em queda...

EU não tenciono mudar já....quero é esperar que desca mais um pouco, mas também não quero estar a espera que baixe mais, e ela upa upa...e já é tarde!

Acho que a taxa fixa é uma boa opção, porque a taxa da Euribor subirá certamente (o historial demonstra isso)

O problema é fixa-la em apenas 5 anos. Confirma se existe algum banco que faça uma taxa fixa a 10 ou 15 anos (mas isso deverá ser muito improvável)

No simulador da CGD tem " Taxa fixa a 25 anos "

Não fala em revisões.

Enviei um mail á minha Gestora de crédito para esclarecer esta situação.

Desde que fique nos valores das primeiras prestações, dou-me por satisfeito...mas se puder poupar mais aínda [:blush:]

Não fala em revisões.

Desde que fique nos valores das primeiras prestações, dou-me por satisfeito...mas se puder poupar mais aínda [:blush:]

Duvido que algum banco te fixe a taxa a valores próximos dos actuais... vão-te aumentar muito o spread.
De qualquer forma, depois diz qual a resposta do banco. [;)]

.

Não é a 1ªpessoa que oiço dizer isso.... mas a realidade é que nao vejo descer nada e ainda ha 1 semana recebi uma carta que o meu emprestimo subio uns euros....

mas afinal que queda é essa que ainda nao percebi e pior nem vi nada descer?
os vossos emprestimos tem descido nos ultimos dias? é que é só o meu que nao desce pode ser o banco que me anda a roubar e terei de ir lá puxar (outra vez) as orelhas ao gajo que me trata dos emprestimo...é que cada vez que lá vou desce uns centimos...[8b]

Não é a 1ªpessoa que oiço dizer isso.... mas a realidade é que nao vejo descer nada e ainda ha 1 semana recebi uma carta que o meu emprestimo subio uns euros....

os vossos emprestimos tem descido nos ultimos dias? é que é só o meu que nao desce pode ser o banco que me anda a roubar e terei de ir lá puxar (outra vez) as orelhas ao gajo que me trata dos emprestimo...é que cada vez que lá vou desce uns centimos...[8b]

A qual Euribor está indexado o teu crédito? 3 meses, 6 meses, 1 ano?
Se fôr a 3 meses a prestação não pode ter subido este mês. Se fôr a 6 e tiver sido revista agora talvez possa subir um pouco. Se fôr a 12 meses e a revisão fôr agora, então sobe de certeza.

Por acaso não é um empréstimo bonificado?

E já agora, qual é o indexante e quando foi a última vez que a taxa/prestação mudou?

Não fala em revisões.

Existem bancos com taxa fixa pelo menos até 40 anos.

Vd. Barclays, BPI, BES...

Não me acredito que exista qualquer banco com taxa fixa superior a 10 anos (inclusivé)

O que eles querem dizer é taxa fixa a 40 anos, ou seja em 480 prestações :)

Caso o façam, só com spreads na ordem dos 2% para prazos tão arriscados

A qual Euribor está indexado o teu crédito? 3 meses, 6 meses, 1 ano?
Se fôr a 3 meses a prestação não pode ter subido este mês. Se fôr a 6 e tiver sido revista agora talvez possa subir um pouco. Se fôr a 12 meses e a revisão fôr agora, então sobe de certeza.

Acho que é a 6 meses...entao é normal nao descer e aumentar?

Este é o grafico das medias aritméticas da Euribor 3 meses desde 2007 :

euribor3mdm0.jpg

Back