Boas pessoal,
Estou a precisar de trocar de carro e estou com uma duvida, (como fui pai recentemente) é obrigatório declarar dependentes no pedido de crédito?
A ***** é se a informação sobre os dependentes servir apenas para agravar o valor das prestações devido ao esforço então que se lixem que não precisam de saber se o meu filho nasceu a 6 meses ou se ainda não nasceu.
Mas se esta informação serve apenas para calcular a taxa de esforço até que ponto é legal a obrigatoriedade de a fornecer ou não?
O número de dependentes serve para calcular a taxa de esforço, que por sua vez serve para que o banco analise de forma mais rigorosa o risco de crédito da operação em causa. Naturalmente que o banco quer proteger-se contra o risco de incumprimento, e por isso mesmo é importante que decida com a informação mais rigorosa possível. Mas também serve para te proteger a ti, enquanto Cliente, porque se eventualmente o banco recusar o empréstimo com a taxa de esforço resultante de mais um dependente, então é porque talvez essa taxa de esforço seja mesmo muito elevada...
Quanto à legalidade da prestação da informação, de certeza que o contrato vai ter lá uma cláusula que diz que se se verificar que o cliente prestou falsas declarações, o banco tem o direito de resolver o contrato de imediato e reclamar todo o capital em divida de uma só vez, mais juros de penalização. Isto é standard e aparece em tudo quanto é contrato de crédito.
A minha duvida fundamental é se o meu ultimo irs ainda não tem dependentes no mesmo e se pedir um crédito apresentando esse irs se sou obrigado (dentro o enquadramento legal aplicado a estas situações) a declarar que tenho dependentes?
Por que raio de razão é que vais dar informação se não ta pedirem?
Se te pedirem, dás; se não pedirem, não dizes nada.
Qual é a dúvida? Depois de o crédito estar aprovado, achas que alguém quer saber se tens filhos ou não?