cresce o puritanismo?

lll

New member
20 anos atrás havia muito topless nas praias portuguesas
havia anuncios publicitarios com topless na tv em canal aberto e no horario nobre

espetaculos como o do intervalo da superbowl não me pareciam levantar especial polemica
as mulheres nas partidas da F1 não eram contestadas, nem no final das etapas ciclistas a dar o beijinho ao vencedor e ao camisola amarela

o politicamente correto parece-me que tem muito de puritanismo, o movimento metoo para além de alguns casos com alguma consistencia parece muito eivado do mesmo e também de muita hipocrisia e cinismo

atualmente há uma muito maior aceitação das mais diferentes tendencias sexuais, em privado, mas no espaço publico parece-me que um novo puritanismo pode estar a crescer

não apenas nos USA, aonde uma mulher amamentar em publico é um escandalo (!), mas também na europa em geral e em portugal em particular

Eu chamava-lhe mais o delírio do politicamente correcto, mas para isso já temos um tópico... aberto por ti!

tem muito em comum, mas não me parece que sejam a mesma coisa

o politicamente correto também podia dar para banalizar o nudismo e o topless

Fez lembrar antes quando nas novelas e séries portuguesas as atrizes em certas cenas mostravam o peito. Coisa que agora é difícil acontecer...

Oh, deixem-se disso. Ainda este fim-de-semana deu um filme à tarde em que se vê uma mulher nua a sair de um lago. E sim, de frente mostraram tudo desde cima até à cintura e de trás foi mesmo da cabeça aos pés...

Depende do país e do continente.... Nos Estados Unidos algumas cantoras são muito vulgares e alguns filmes puro sexo. O que está mudando é o politicamente correto excessivo. É bom não ter muita depravação em algumas sociedades não acha? Depravação em excesso não é bom. Se não vira uma baixaria. Eu adoraria viver em uma sociedade sem depravação.

Que confusão de conceitos …

Vou abrir um restaurante:

- Se proibir a entrada de decotes e minissaias - estou a ser puritano ( e burro )
- Se puser a servir à mesa meninas de decote e minissaia - estou a ser sexista e misógino ( e alvo do politicamente correcto )
- Se andar eu de decote e minissaia . estou a ser parvo ( o politicamente correcto ergue-me uma estátua )

Estou indeciso, mas parvo não quero ser … [:D]

20 anos atrás havia muito topless nas praias portuguesas
havia anuncios publicitarios com topless na tv em canal aberto e no horario nobre

espetaculos como o do intervalo da superbowl não me pareciam levantar especial polemica
as mulheres nas partidas da F1 não eram contestadas, nem no final das etapas ciclistas a dar o beijinho ao vencedor e ao camisola amarela

o politicamente correto parece-me que tem muito de puritanismo, o movimento metoo para além de alguns casos com alguma consistencia parece muito eivado do mesmo e também de muita hipocrisia e cinismo

atualmente há uma muito maior aceitação das mais diferentes tendencias sexuais, em privado, mas no espaço publico parece-me que um novo puritanismo pode estar a crescer

não apenas nos USA, aonde uma mulher amamentar em publico é um escandalo (!), mas também na europa em geral e em portugal em particular

III,
Acho que percebo o fenómeno a que te referes, isto é, a que realidade de facto e social aludes.
Mas não me parece que seja puritanismo. Na verdade, acho que a par desse fenómeno que designas de puritanismo, co-existe um outro que, de alguma forma, é o seu contrário.
Tanto desaparece a menina que dá o beijo no camisola amarela ou de licras justíssimas (e fabulosas, acrescentaria...) como aparece um beijo gay... Ora, as meninas desaparecem porque estavam a ser “ coisificadas” pela sociedade machista e o beijo gay emerge porque é sinal da tolerância hodierna, do novo paradigma social...
Por isso, sim, acho que há no fenómeno a que te referes, muito do politicamente correcto...
Obvio, para mim, é que esse mesmo fenómeno é apenas uma manifestação mais da verdadeira encruzilhada actual, em que valores mais tradicionais e conservadores sofreram uma investida de um novo modelo de sociedade, altamente disruptivo, às vezes, e ambos se digladiam, a ver quem ganha, se posso dizer assim... entretanto, muita gente, especialmente mais nova, não é carne nem é peixe... e com aquelas máquinas diabólicas com que passam os dias nas mãos ... não sei não... muita alienação...
Cumpts,

É esse o meu pensamento também. Em resumo, está a assistir-se a uma radicalização ou a um extremar da sociedade. Ao mesmo tempo que se aceitam abertamente coisas inaceitáveis há pouco tempo, também se vêem posturas cada vez mais reaccionárias e ultra-conservadoras.

O que tem tudo para correr mal.

É esse o meu pensamento também. Em resumo, está a assistir-se a uma radicalização ou a um extremar da sociedade. Ao mesmo tempo que se aceitam abertamente coisas inaceitáveis há pouco tempo, também se vêem posturas cada vez mais reaccionárias e ultra-conservadoras.

O que tem tudo para correr mal.
Mas tudo depende. Uma mulher amamentar mostrando os seios por aí é ridículo. Pelo menos colocar uma toalhinha cobrindo. Seio é seio. Ou homossexuais se agarrando na minha frente, ou gente fazendo topless na praia. Se a pessoa quer ficar pelada tem praia de nudismo para isso. Imagina a mulher com o marido na praia uma mulher nua lá.

Não sei se estes fenómenos que indiquei decorrem de um aumento do puritanismo

Outra hipótese provável é que seja uma consequência do aumento do poder feminino na sociedade, pelo menos nalguns deles

Ou então simples consequências da massificação imposta pela globalização

O interessante nestes fenómenos é que vão contra a maré de liberalização de costumes que surge em simultâneo

Sou nada … nem penses, fica tu com a estátua … [:p][:p]

Ele já assumiu noutro tópico a possibilidade de mudar a orientação sexual. [;)]

Como ele haverá outros por aqui, mas não me parece que isso tenha a ver com o tema.

Naturalmente tem que haver limites, há que respeitar isso. Se calhar se fores à praia tu a tua mulher e um casal amigo, achas piada se a tua amiga fizer topless mas não gostas se for ele que tire os calções......

Há sempre limites, cada um tem os seus, é bom guardar alguma privacidade.

Back