Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

E os super prémios que pagaram aos super gestores de uma super empresa americana, passado uns tempos ficou super endividada. Ganância, especulação e atingir sem meios lucros dá nisto!!

Obrigado Sr.Bush, realmente fizeste muita coisa enquanto lá estiveste...M€rda!:sh)

Isto é "seguidismo" europeu

Alain Greenspan alertou já para isso

olha Excalibur, deixa-me dizer-te isto, este Sr. é um dos coo-responsaveis pelo estado actual das finança, porque o seu papel na Reserva devia ter sido o Regulador, o vigilante da selvagem politica adotada pelo capitalimos desenfreado e pouco escrupuloso dos gigantes Americanos na area do investimento imobiliario, e que fez ele? regulou? vigiou? controlou?

[;)] [:D] [:)]

porque no te calhas Alain???...

:confused: [s)]
E os super prémios que pagaram aos super gestores de uma super empresa americana, passado uns tempos ficou super endividada. Ganância, especulação e atingir sem meios lucros dá nisto!!

Obrigado Sr.Bush, realmente fizeste muita coisa enquanto lá estiveste...M€rda!:sh)

Sem duvida, e o pior é que temos muito disto na nossa Europa, gastos sumptuosos em Empresas Publicas-Semi-Publicas e Privadas, distribuição obscena de dividendos, e uma visão de curto-prazo demasiadamente solta e desenfreada, e nao regulada!!!

devemos aprender e corrigir....
fod#%$&/-0'« se, estes gajos nao aprendem...

É pá, estas coisas não são bem assim.

Os prémios de gestão de ganharam no ano passado referem-se ao ano anterior. Há muita desonestidade intelectual no meio destas merdices todas.

O problema destas coisas é a carneirada. A ganância. Se está a dar, bora !!

E depois dá estes casos tristes...

o interessante para mim é o efeito destas notícias sobre a "crise".
não será a farta quantidade de notícias sobre a crise um dos principais factores que faz as pessoas perder confiança no mercado, e retrair os seus investimentos, deixar de consumir, etc etc?

o que me preocupa, Carlos, nem são as parvoices de circunstancia do M. Pinho, é que o que se está a passar no EUA, vai a medio prazo acontecer á Europa, e não se vê nos lideres Europeus (quanto mais nacionais!!!) um pensamento economico renovador e preventivo, repara que a comissão Europeia assiste ao esvaziamento den um balão (desregulado e descontroladamente cheio nos ultimos anos com os dinheiros Europeus) Espanhol, com uma atitude de esperar para ver.........
será passividade, ou falta de ideologia?

e quando for preciso "nacionalizar" (como fez ontem a Reserva Federal) os gigantes economicos e financeiros europeus para salvar uma Europa ( não-Federada???[;)] [:)] )

you got it?[;)] [:)]
Bom, se verificarmos que na Europa se injectaram no mercado uns 100 mil milhões de euros, se isto não é intervencionismo, onde é que ele está? [;)]

Penso que estas situações, em vez de serem o fim do mundo, são uma purga do sistema e indicações sobre como encarar novos desafios.

A questão é que nos USA, tudo acontece muito depressa. O bem e o mal.

Pessoalmente prefiro isso de que andarmos aqui a morrer devagarinho.... [:cool:] [;)]

Uma coisa é certa, se continuar a galopada da euribor e a subida dos juros pelo BCE, então em breve tambem teremos a nossa versão do subprime aqui na Europa, a começar por Portugal.

Bom, se verificarmos que na Europa se injectaram no mercado uns 100 mil milhões de euros, se isto não é intervencionismo, onde é que ele está? [;)]

.......................... [:cool:] [;)]

sim é um facto, mas a questao e causa primaria mantem-se porque têm o BCE, ou a Rserva Federal de "estoirar" os dinheiros publicos para..........
refiro-me ao efeito-perverso e danoso (vê o medio-longo prazo, e tu sabes como isso funciona![;)] )

sim é um facto, mas a questao e causa primaria mantem-se porque têm o BCE, ou a Rserva Federal de "estoirar" os dinheiros publicos para..........
refiro-me ao efeito-perverso e danoso (vê o medio-longo prazo, e tu sabes como isso funciona![;)] )
Claro que sim, mas é em defesa do sistema. E aí faz-se uma excepções. [:D] [;)]

A crise é estrutural sim. Há players no sistema financeiro que assumiram o estatuto de TBTF (too big to fail), e têm de ser auxiliados caso as coisas corram mal.
O auxílio é compreensível como solução menos má nesta altura, mas a prazo ter-se-ão de rever as regulações para reduzir o ROE deste tipo de empresas. Não se pode exigir alto retorno, e a contribuição estatal caso as coisas corram mal - isso equivale a uma gigantesca call option[:cool:] .
No entanto, isto é o que deveria ser feito. Apesar de ser a primeira grande crise que estou a acompanhar de dentro, tenho as minhas dúvidas que todos os passos sejam tomados para minimizar isto.

O ser humano é por natureza ambicioso e egoísta, e como tal tende a ter comportamentos que induzem ciclos, pois o crescimento sustentado e ponderado nunca será suficiente para ele[;)] . Resta saber navegar nestas tempestades financeiras, e tirar o mais proveito delas.

Já sei que partes do meu post poderão servir de munição para mais um post a falar das elites do poder, que usurpam tudo à custa dos mais pobres, mas isso não passa de fantasias, pois as pessoas são todas iguais, e cada um só tira o que pode, independemente da posição onde está.

olha Excalibur, deixa-me dizer-te isto, este Sr. é um dos coo-responsaveis pelo estado actual das finança, porque o seu papel na Reserva devia ter sido o Regulador, o vigilante da selvagem politica adotada pelo capitalimos desenfreado e pouco escrupuloso dos gigantes Americanos na area do investimento imobiliario, e que fez ele? regulou? vigiou? controlou?

[;)] [:D] [:)]

porque no te calhas Alain???...

Talvez por isso, o "seguidismo" Europeu se torne ainda visivelmente mais perigoso.

[:cool:]

A crise é estrutural sim. Há players no sistema financeiro que assumiram o estatuto de TBTF (too big to fail), e têm de ser auxiliados caso as coisas corram mal.
O auxílio é compreensível como solução menos má nesta altura, mas a prazo ter-se-ão de rever as regulações para reduzir o ROE deste tipo de empresas. Não se pode exigir alto retorno, e a contribuição estatal caso as coisas corram mal - isso equivale a uma gigantesca call option[:cool:] .
.......................................

...........

Vou usá-las para reforçar o sentido do Post! [;)] [:)] [:D]

Havia de ser giro...

Se "regulasse" caía-lhe o mundo inteiro sobre a cabeça sobre o intervencionismo do Estado nas empresas que não deixa as deixa crescer, patatí, patatá...

Isto faz-me lembrar aquele discurso do criticador em que "o portuguesinho não sabe fazer as contas, o portuguesinho deixou-se levar, o portuguesinho sobreendividou-se, o portuguesinho não soube precaver o futuro".

Mutatis mutandis, as grandes empresas financeiras/seguradoras/whatever que estão a "ir ao charco" também estão a fazê-lo porque não se precaveram, porque investiram sem activos suficientes e sem reservas para tal, porque emprestaram dinheiro com taxas ridiculamente baixas, porque não souberam fazer as contas, porque foram imprevidentes.

E agora aqui d'El Rei que o estado deveria ter pensado por eles...

Havia de ser giro...

Se "regulasse" caía-lhe o mundo inteiro sobre a cabeça sobre o intervencionismo do Estado nas empresas que não deixa as deixa crescer, patatí, patatá...

Isto faz-me lembrar aquele discurso do criticador em que "o portuguesinho não sabe fazer as contas, o portuguesinho deixou-se levar, o portuguesinho sobreendividou-se, o portuguesinho não soube precaver o futuro".

Mutatis mutandis, as grandes empresas financeiras/seguradoras/whatever que estão a "ir ao charco" também estão a fazê-lo porque não se precaveram, porque investiram sem activos suficientes e sem reservas para tal, porque emprestaram dinheiro com taxas ridiculamente baixas, porque não souberam fazer as contas, porque foram imprevidentes.

E agora aqui d'El Rei que o estado deveria ter pensado por eles...

Não creio,[;)] [:D] Experimenta retirar o sistema de gestão dos sinais lumimosos na Av. da Liberdade, e vais ver o caos no curto medio/prazo (horas dias)

foi o que aconteceu durante os ultimos anos á economia dos EUA, a Lemon a AIG, e outras nao "cairam" porque os activos estavam descompensados perante os investimentos, (pelo contrario) ou porque nao existissem reservas, nem os investimentos depedem excusivamente destes factores.
O mercado nunca "funcionou" nem irá funcionar "sozinho" pode funcionar uma decada, não 2 ou 3...[:D] [:)]

quando escrevi "regular" não queria dizer condicionar.

Não vale a pena nesta altura andar a bater com a cabeça na parede e a pregejar que a culpa é do governo, , do Bush, do Fed, do BCE, da SEC ou dos lixeiros que só recolhem o lixo à semana, isso não vai resolver nada. e crises sempre houve e sempre haverá. De qualquer modo parece-me que em 29 a coisa foi um bocado mais feia em termos práticos.

Agora temos duas vias: a primeira é nacionalizar tudo emparelhamo-nos com a Venezuela e começamos a procurar petróleo.
A segunda é tentar paerceber o que é que correu mal para evitar que aconteça no futuro. Não há dúvida que a crise resulta das entidades assentarem os seus activos em imóveis que afinal não valiam tanto como reportaram. O que levou a uma especulação dos imóveis não só nos EUA como na Europa. Acham razoável um tipo comprar um apartamento novo e vendê-lo usado 2 anos depois a ganhar dinheiro? eu pessoalmente não acho embora tivesse feito isso. e o que resulta daqui é que existem regras de funcionamento dos mercados bem como formas de elaborar contas bastante criativas (acreditem que a contabilidade consegue ser bastante imaginativa contrariamente ao que muita gente imagina). Também as auditorias tinham uma palavra a dizer e aparentemente não disseram. Confesso que me custa muito a perceber como é que estas entidades têm entrado em falência de um momento para o outro. Não acredito. de certeza que estas falências são um acumular de situações.
Em resumo e na sequência do que disse o 330i há uma falha de regulação e de controlo, e isso parece-me que é o mais importante resolver par o futuro. Quanto à crise actual apenas há que tentar resolver da melhor forma possível e se passar por aumentar taxas de juro, pois paciência se o BCE as aumenta é porque considera que a alternativa é pior. De certeza que eles não têm gozo nenhum de ver as populações encravadas com os passivos.

Não creio,[;)] [:D] Experimenta retirar o sistema de gestão dos sinais lumimosos na Av. da Liberdade, e vais ver o caos no curto medio/prazo (horas dias)

foi o que aconteceu durante os ultimos anos á economia dos EUA, a Lemon a AIG, e outras nao "cairam" porque os activos estavam descompensados perante os investimentos, (pelo contrario) ou porque nao existissem reservas, nem os investimentos depedem excusivamente destes factores.
O mercado nunca "funcionou" nem irá funcionar "sozinho" pode funcionar uma decada, não 2 ou 3...[:D] [:)]

quando escrevi "regular" não queria dizer condicionar.

330i leste o suplemento de economia do publico de hoje?

especialmente a cronica do Steven Perlstein?

vai muito ao encontro do post[;)]

cumprimentos

A regulação nos EUA é completamente diferente da regulação na Europa.
Nos EUA a regulação é "market-driven", enquanto que na Europa tem uma base intervencionista.

Nos EUA utilizam os ciclos recessivos para limpar o mercado e preparar novos ciclos de expansão, cada vez mais fortes - já tiveram inúmeras situações como as que estamos a viver agora, com efeitos menos generalizados é certo, que resultaram no reforço do músculo regulador, mas cuja força acaba sempre por ser novamente ultrapassada na euforia da bonança que se segue à tempestade.

O último exemplo que temos disso são as falências resultantes do rebentamento da bolha tecnológica - há apenas 8/9 anos atrás - com os escândalos da Worldcom, Enron, Anderson, etc.
O que fizeram? Depois do sangue, reforçaram a legislação sobre a gestão corporativa das grandes companhias, deram umas galhetas às empresas de auditoria e rating e ligaram novamente o piloto automático até Agosto/07.

Agora estamos no rebentamento do que se pode chamar "bolha financeira" que é uma bomba um bocadinho mais potente que as tecnológicas - os estilhaços têm um alcance bem maior pela natureza do negócio - e por isso os efeitos são mais visíveis e nefastos.

E estão doidinhos para ligar novamente o piloto automático - como a coisa já não vai com comprimidos (leis reguladoras), toca de enfiar uma transfusão (injecções do Fed ao melhor estilo nacionalizador) para estabilizar rapidamente o paciente e andar para a frente com a carroça.
Quando o mercado estabilizar, revendem os títulos aos investidores a preço de saldo e as bolsas disparam outra vez.

Entretanto a conservadora e aforradora Europa vai amortecendo os choques, mantendo-se como a dona-de-casa que trata de por a comida na mesa enquanto o marido oscila entre a genialidade e a bebedeira.

Tenho a convicção que os EUA vão enfiar o lixo debaixo do tapete e começar recuperar no 2º semestre de 2009, enquanto que a Europa vai continuar a definhar lentamente por mais 1 ou 2 semestres.
Mas aí a culpa é do BCE.

Voltar
Superior