[Sociedade] Crowdfunding

Talvez não me tenha explicado bem.

A percentagem é o fee que os sites que organizam os apoios financeiros, cobram.

Isto é, se tiveres um projecto que precise de um investimento de 10.000€, caso consigas obter este financiamento através do site, terás de pagar 500€ de comissão ao site, por exemplo.

Depende dos sites, os que cobram uma % normalmente não são sites de classificados... existem muitos mais serviços por trás.

E claro depende muito do tipo de crowdfunding realizado.

Acho interessante, é uma espécie me mecenato no fundo. Visto que os investidores, não ganham nada.
É uma mais valia para projectos relacionados com a cultura e a ecologia, por exemplo, já que são muitas vezes esquecidos pelo estado.

Concordo inteiramente com isto. Acrescento que estes projectos não são simplesmente "esquecidos pelo estado" (o estado não tem que ser pai de toda a gente) mas são igualmente olhados com desconfiança pela indústria (que quer normalmente pegar em projectos muito próximos da maturidade).

Quanto o donativo é "reduzido" a recompensa é uma menção e um agradecimento num espaço concreto.
Num projecto de solidariedade, em que o objectivo é criar algo para dar a quem mais precisa, participariam mesmo que apenas recebecem uma menção? Acham que tinha pernas para andar em Portugal?

Perfeitamente!

Mais te digo: nem precisa de haver qualquer menção. Repara a quantidade de coisas que as pessoas oferecem à solidariedade de forma perfeitamente anónima.

Perfeitamente!

Mais te digo: nem precisa de haver qualquer menção. Repara a quantidade de coisas que as pessoas oferecem à solidariedade de forma perfeitamente anónima.

Então, na tua opinião, concordas que é possível angariar 2500€/3000€ para desenvolver um produto e apoiar uma causa sem oferecer recompensas?
Atenção que não estou a dizer que a minha ideia seja não dar a recompensa, mas sim que tenho algumas dúvidas que consiga por a minha causa sobre rodas.

Então, na tua opinião, concordas que é possível angariar 2500€/3000€ para desenvolver um produto e apoiar uma causa sem oferecer recompensas?
Atenção que não estou a dizer que a minha ideia seja não dar a recompensa, mas sim que tenho algumas dúvidas que consiga por a minha causa sobre rodas.

Eu duvido. Primeiro porque o crowdfunding para um projecto é feito num curto espaço de tempo. Salvo erro, creio que são uns 60 dias. Tens de ter em conta se estabeleces 2500€ e, se estabeleces um patamar minimo de contribuição de 5€, precisarás de 500 contributos, o que dá em média cerca de 8 contributos por dia. Tens de avaliar se é exequível até porque as pessoas tendencialmente contribuem com o menor contributo estabelecido. Na minha opinião, no angarir dos fundos, as recompensas desempenham um papel muito importante, despertam interesse pelo teu produto, começas a angariar potenciais clientes para continuares com o teu projecto e com tudo isso poderás ganhar maiores contribuições.

Coloco a questão: Qual o interesse de desenvolver um produto, darem-te um contributo e tudo se resumir a um "obrigado"? Na minha opinião, seria interessante desenvolver um produto e receber feedback. É a oportunidade para melhorares o que haja a melhorar e ver que aceitação está ou irá ter no mercado.

Eu duvido. Primeiro porque o crowdfunding para um projecto é feito num curto espaço de tempo. Salvo erro, creio que são uns 60 dias. Tens de ter em conta se estabeleces 2500€ e, se estabeleces um patamar minimo de contribuição de 5€, precisarás de 500 contributos, o que dá em média cerca de 8 contributos por dia. Tens de avaliar se é exequível até porque as pessoas tendencialmente contribuem com o menor contributo estabelecido. Na minha opinião, no angarir dos fundos, as recompensas desempenham um papel muito importante, despertam interesse pelo teu produto, começas a angariar potenciais clientes para continuares com o teu projecto e com tudo isso poderás ganhar maiores contribuições.

Coloco a questão: Qual o interesse de desenvolver um produto, darem-te um contributo e tudo se resumir a um "obrigado"? Na minha opinião, seria interessante desenvolver um produto e receber feedback. É a oportunidade para melhorares o que haja a melhorar e ver que aceitação está ou irá ter no mercado.

Precisamente o que sempre pensei!

Neste caso o produto passaria por ser uma doação a uma instituição portanto o contributo de 5€ serviria para produto a uma criança...

Recebes recompensas se deres um saco de comida ao Banco Alimentar?

Recebes recompensas se deres um saco de comida ao Banco Alimentar?

Claro que não e tem a sua lógica. A mentalidade de grande parte da população é que torna dificil executar certos projectos, principalmente a nível on-line. Qualquer das maneiras a ideia caiu por terra dado que num "estudo de mercado" se revelou que grande parte não concordava.
Quem sabe senão ficará para uma outra vez, apostando na indústria e no kickstarter [;)]

Andava eu a ler as noticias do BES e encontrei a seguinte notícia, já com alguns meses é certo: Saiba como investir em acções de uma ?startup? | Económico

Isto é uma espécie de crowdfunding mas onde no final te tornas accionista maior ou menor de acordo com o dinheiro que estamos dispostos a investir.

Eu fiquei curioso com a possibilidade de com 12€ ser um accionista microscópico de uma empresa.

PS: eu sei que com 12€ podia comprar mais de 1300 acções do Banif e ser um accionista igualmente microscópico, mas a ideia de apoiar algo novo, uma empresa pequena que pode se tornar algo enorme é engraçado...

Última edição:
Andava eu a ler as noticias do BES e encontrei a seguinte notícia, já com alguns meses é certo: Saiba como investir em acções de uma ?startup? | Económico

Isto é uma espécie de crowdfunding mas onde no final te tornas accionista maior ou menor de acordo com o dinheiro que estamos dispostos a investir.

Eu fiquei curioso com a possibilidade de com 12€ ser um accionista microscópico de uma empresa.

PS: eu sei que com 12€ podia comprar mais de 1300 acções do Banif e ser um accionista igualmente microscópico, mas a ideia de apoiar algo novo, uma empresa pequena que pode se tornar algo enorme é engraçado...

com sorte ajudas o próximo whatsapp

A mim Parece-me palhaçada. Empresas que ainda nem sequer estão no mercado e já são valorizadas em milhões. Lá ideia para o negócio têm os gajos.

O que eu gostaria de ver era uma plataforma a sério, onde se pudesse investir a sério.

Voltar
Superior