Cubos automáticos partidos?!!

ASAS

New member
Boas,

Acho que tenho os cubos do meu Vitara danificados!:(

O Vitara é de 1993 e os cubos são automaticos.
Há algum tempo atrás comecei a ouvir os ruidos estranhos tipos molas a partirem e, agora, a partir dos 60km/h o jipe vibra todo!
Já estive a ver todas as transmissões e acabei por mudar todas as cruzetas (4), mas a vibração manteve-se pelo que agora estou a desconfiar dos cubos!
O que é que acham?!
Já conteceu a alguém?
Alguém sabe onde arranjar cubos usados?
Sei que os manuais são melhores mas queria tentar arranjar uns automáticos usados pois não faço muito TT!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

citação:Originalmente colocada por ASAS

Boas,

Acho que tenho os cubos do meu Vitara danificados!:(

O Vitara é de 1993 e os cubos são automaticos.
Há algum tempo atrás comecei a ouvir os ruidos estranhos tipos molas a partirem e, agora, a partir dos 60km/h o jipe vibra todo!
Já estive a ver todas as transmissões e acabei por mudar todas as cruzetas (4), mas a vibração manteve-se pelo que agora estou a desconfiar dos cubos!
O que é que acham?!
Já conteceu a alguém?
Alguém sabe onde arranjar cubos usados?
Sei que os manuais são melhores mas queria tentar arranjar uns automáticos usados pois não faço muito TT!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Nunca me aconteceu. Mas vê lá bem o preço de uns cubos automaticos e de uns manuais...se calhar compensa comprar uns manuais mas novos, e se fazes pouco TT duram a vida toda

Isso só é dos cubos se algum estiver bloqueado fazendo rodar a transmissão do lado que lhe pertence, levanta as rodas e verifica
isto.
Cumpts.
raul

Estive a falar com o mecanico e ele disse que o jipe afinal não tinha cubos nem automaticos nem manuais!!
A transmissão da frente está sempre a rodar!

Conhecem este sistema?!

Acho que qualquer modelo Vitara tem tracção às 4 inseriveis , logo tem que ter cubos , sejam manuais ou automaticos. Rodar , roda nao tem é o cubos engrenados...para que se faça a tracção às rodas dianteiras.Acho eu que é assim[8)]

Ora bem.. do que eu me lembro do meu Vitara de 92, creio que nao tinha cubos desligaveis.. era um cubo solidário, sempre ligado

Assim como os samurais mais antigos, muitos deles aparecem com cubos manuais mas sao montados à posteriori.

Até o meu Terrano II TD Sport de 2000 nao tinha cubos desligaveis..

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Ora bem.. do que eu me lembro do meu Vitara de 92, creio que nao tinha cubos desligaveis.. era um cubo solidário, sempre ligado

Assim como os samurais mais antigos, muitos deles aparecem com cubos manuais mas sao montados à posteriori.

Até o meu Terrano II TD Sport de 2000 nao tinha cubos desligaveis..

Exacto!
Parece que o meu também é assim.

Sendo assim o problema da vibração não pode ser causado pelos cubos; vou ver como estão as transmissões, quer da caixa de transferências para o diferencial dianteiro, quer do diferencial para as rodas.
De certeza que o problema está da caixa de transferencias para a frente, pois já tirei a transmissão da frente e deixou de haver vibração.
Vou ver e depois digo quer coisa.....

Obrigado pela vossa aguda!

Afinal o problema estava na transmissão da frente (entre a caixa de transferencias e o diferencial); alguma coisa deve ter corrido mal durante a mudança das cruzetas!!

A solução nais practica e barata foi arranjar uma transmissão na sucata!
Foi só montar e já está a 100%!

Nunca pior!;)

Afinal o problema estava na transmissão da frente (entre a caixa de transferencias e o diferencial); alguma coisa deve ter corrido mal durante a mudança das cruzetas!!

Nunca pior!;)

Entao trocaste o veio de trans. da frente certo?

citação:Originalmente colocada por filipe2

Nunca pior!;)

Entao trocaste o veio de trans. da frente certo?

Exacto!

Disseste que levou cruzetas novas?E depois de ser mexido ficou com vibração?Esse veio de transmissão da frente do Vitara tem 2 cruzetas,1 em cada ponta, e uma manga deslizante ao meio?
Se for um veio deste tipo vê lá se não rodaram a posição de uma cruzeta em relação á outra,é que as cruzetas têm que andar alinhadas uma com a outra!(costuma ter umas estrias na manga deslizante)

citação:Originalmente colocada por filipeumm

Disseste que levou cruzetas novas?E depois de ser mexido ficou com vibração?Esse veio de transmissão da frente do Vitara tem 2 cruzetas,1 em cada ponta, e uma manga deslizante ao meio?
Se for um veio deste tipo vê lá se não rodaram a posição de uma cruzeta em relação á outra,é que as cruzetas têm que andar alinhadas uma com a outra!(costuma ter umas estrias na manga deslizante)

Sim, levou as cruzetas novas (4); 2 atrás e 2 à frente)!
Depois disso, ficou com vibração no veio de tranmissão frontal, mas não tem manga deslizante; é apenas um veio completo!
Do lado que entra na caixa de transferencias, tem estrias; do outro lado, é aparafudado ao diferencial com 4 parafusos!

Como já referi, a solução mais practica e barata (custava 50eur, mas só paguei 30!), foi comprar uma transmissão na sucata e substituir pela que tinha!
É pena é ter gasto mais de 60eur nas 2 cruzetas do veio de transmissão frontal para "nada"; agora tenho-o aqui em casa "arrumado"!;)

Back