Curso profissional ou 10º ano normal

caramba

New member
Olá a todos. Tenho um filho com 14 anos que completou o 9º ano sem negativas. É aluno de 3 e 4. Não tem a certeza se quer seguir para a universidade uma vez chegado ao 12º ano. Hoje fui para o matricular no 10º ano ensino normal, e a professora que me atendeu disse-me se o meu filho não tem a certeza de querer seguir para a universidade é melhor ir para um curso profissional de informatica de 3100 horas, que lhe confere o 12º ano. (No 8º ano foi dos melhores da escola a informatica)
Se no final do curso pretender ir tirar engenharia informatica pode ir. Nesta escola preparam os alunos, que querem ir para a universidade, uma tarde por semana, no ultimo ano, para matematica A uma vez que a matematica B é que é dada no curso. Se pretender entrar logo no mercado de trabalho tem um diploma nivel IV.
O que acham. Qual o melhor caminho a seguir. Será que na universidade se vai aguentar na matematica.

O ideal seria fazer uma preparação em matemática logo desde o 10º ano se ele optar pelo ensino profissional.
O curso profissional pode ser uma boa opção para ele, sobretudo se, ao terminar o 12º, não quiser a univ mas deves ter em conta que geralmente não se trabalha a matemática com a mesma exigência que no ensino normal.
No entanto, também começa mais cedo e com calma a aprender informática mais a sério o que poderá ser uma boa vantagem para quando entrar na universidade.
Na prática, e se em ambos os cenários seguir para a univ, num caso pode levar um chapada com matemática e noutro pode levar na informática (sobretudo na programação)...

Tive alguns colegas de cursos profissionais (ou pelo menos nao eram de agrupamentos gerais) na universidade. Mas tinha ideia que no meu tempo tinham matemática A.

Greetings!

O que quer que faças mete o miudo na explicação de Matemática.
Uma vez por semana deve ser suficiente.
Diz à explicadora que queres o miudo a passar no exame de matemática para o acesso à Universidade com nota de 13 ou 14 pelo menos.

É o melhor dinheiro que podes gastar na vida do teu miudo.
Tudo o resto que ele ande a fazer no secundário é indiferente.
O miudo que veja séries de tv e etc sem legendas algumas.

Cumprimentos

Last edited:
O curso profissional é mais directo para o emprego, prepara para o mundo do trabalho pois envolve disciplinas essenciais, já o secundário as áreas são mais gerais/abrangentes.

Se o objetivo é/pode entrar na faculdade, deve necessariamente escolher o ensino regular... pois através do curso profissional, muito dificilmente conseguirá ter bom resultado nos exames de acesso...

Caso contrário, se tiver a certeza que não quer ir para a faculdade, pode e deve optar pelo curso profissional.

faco das palavras do mjm as minhas palavras.

Se o rapaz quer seguir universidade, entao ensino regular, neste caso ensino secundario seria o melhor, com destaque a pelo menos 1 dia por semana de explicacoes de matematica.

Se ele quiser acabar o 12° e ir trabalhar, sem passar por universidade, entao ensino profissional é o melhor.

Eu fiz curso tecnológico de informática e prossegui estudos superiores. Deu-me jeito algumas noções de informática que adquiri no curso tecnológico, mas levei uma boa ensaboadela de matemática e estatistítca.

Em relação ao prosseguimento para o mundo do trabalho, acho que a profissão de técnico de informática é uma das mais desvalorizadas que por aí anda, basicamente qualquer "zé" formata e arranja PC's, mais que não seja o vizinho do lado, portanto quando eu conclui o ensino secundário nem sequer foi opção prosseguir para o mercado de trabalho e na altura tive uma proposta aliciante, mas recusei e prossegui estudos.

Ainda assim tenho um amigo que não prosseguiu estudos e hoje "está como quer", investiu em conhecimento de programação e é um dos maiores "cromos" que conheço, mas também era um gajo que aos 15 anos tinha uma "empresa online de servidores de jogos" [:D] a render €. [:D] E hoje faz jogos malucos e está tranquilíssimo.

Em relação à Engenharia Informática, deixem o miúdo crescer e ver o que quer, não definam já o curso X ou Y, especialmente Engenharia Informática, que deve ser dos cursos mais "enganadores" que aí anda, toda a gente pensa que é "só mexer em computadores", mas aquilo é só programar e desenvolver. Já vi muito estudante de Engenharia Informática desiludido com o curso. [:D]

Quando estive no lugar do teu filho escolhi o curso tecnológico porque "estava confuso", sabia lá eu o que queria, é uma das coisas que acho mais erradas no ensino actual é pedir a um puto com 14 ou 15 anos que defina já a área na qual pretende prosseguir estudos, mas é mesmo assim.

O meu secundário fiz um curso tecnológico (não se isso ainda existe, mas era a "concorrência" aos profissionais), e no ensino superior fui o melhor da minha turma.

MAS tive que tirar um semestre para a matemática, que felizmente davam na minha escola uma "mini cadeira" de matemática A precisamente para quem vinha do secundário sem bases (incluindo muitos que tiveram matemática A, mas fizeram-na em cima do joelho), e sem ela cadeiras como análise matemática são completamente para esquecer. Se não fosse isso ia estar bem lixado!

Se ele quiser seguir já informática eu acho que faz bem, mas certifica-te que deixa na mesma feitas estas disciplinas mais teóricas e que são precisas no ensino superior. Também é da maneira que vai ver se quer mesmo informática ou não, antes de se meter num mestrado integrado e, como muitos, depois ficar desiludido porque "informática" não era bem aquilo que pensava. Na minha altura empurravam toda a gente que gostasse de computadores para informática, mas isso é como empurrar alguém que gosta de conduzir para engenharia, não é bem a mesma coisa.

Last edited:
Se o rapaz pretender seguir a universidade a melhor opção, sem dúvida, é seguir o ensino regular. Ele deve de apostar já no 10º Ano na Matemática A, pois esta é fundamental para entrar em Engenharia Informática, sem esquecer, é claro a Física e Química. No meu caso, terminei este ano o secundário (Ciências e Tecnologias) e estou arrependido por só este ano me aperceber que precisava mesmo de Matemática, para seguir Engenharia [8b]. No 12º Ano, já não se consegue reparar as asneiras do 10º e do 11º, pois a nota com que se vai a exame é a média dos 3 anos de secundário. As explicações são uma excelente ajuda, desde que sejam usadas para ir mais além e não como um substituto das aulas.

Da maneira que o sistema está é um erro por completo.
Com 14 anos a malta sabe lá o que quer ao certo, alguns sabem, outros acham que sabem e uma vez no secundário a levar com Matemáticas e Químicas, talvez não seja bem assim.
Eu nos psicotécnicos tive resultados para algo virado mais para a práctica, na altura aconselharam-me a ATEC, mas eu julgava que esses cursos eram "para os burros" quem não queria estudar, na verdade entrei no secundário e depois tive algumas dificuldades, por azar logo no 10º ano tive 2 maus professores nas duas mais importantes, Matemática A e Geometria Descritiva, o de Matemática não prestava a dar aulas, a de Geometria deixou metade da matéria por dar, depois no 11º não houve tempo para dar a quem tinha mais dificuldades e eu era um desses, juntando a falta de vontade de estudar, chumbei no 11º, com as 3 principais, Matemática, Química e Geometria, e mesmo fazendo essas três não consegui fazer Matemática, sem bases em condições é pra esquecer, depois lá andei, até que o ano passado me comprometi a fazer Geometria de vez porque se não não tinha o 11º ano completo, com 2 semanas de explicação com um bom professor lá consegui, e fui o único lá da escola.
Depois inscrevi-me num CET, acabo esta semana com as melhores notas da turma, mesmo em Fisica e Estruturas, mas lá está é muito mais virado para a prática, depois tenho o estágio e se tudo correr bem para o ano candidato-me a Eng. Civil.

Escolher um curso aos 14/15 anos é um tremendo disparate, os miúdos não tem noção do que é o ensino superior...

Tenho 18 anos e chumbei o 11º o ano passado e estou em risco de chumbar este ano...[8b] Tenho muito poucas bases de Física e Química e esta-me a lixar tudo. (filosofia e português também não são o meu forte)

Entrei em ciências e tecnologias apesar dos meus testes psicotécnicos me darem mais para a prática, deu me mesmo para cenas militares. Pensando hoje, fui burro mas só este ano decidi mesmo o que queria ser e no 10º ano se tivesse optado por um curso profissional optaria por um que gostasse mas não pelo que realmente queria.

O teu filho ainda pode mudar de ideias, ao fim ao cabo ainda tem 3 anos para decidir o que quer fazer da sua vida. Apesar de gostar de informática se calhar gosta ainda mais de coisas que estará para descobrir. (foi o que me aconteceu)

A faculdade é fundamental nos dias que correm, e como tudo é muito relativo mas é preciso ter muita sorte à mistura também.

O importante é ele tomar a sua própria decisão e não ser aliciado a fazer outras coisas que não queira ou que não ache que é aquilo que quer (também aconteceu no meu caso).

Sei que não ajudei nada, é apenas uma opinião.

cumps

Eu não o fazia. Fiz o meu 12º em profissional em informática de gestão e arrependo-me todos os dias! Se bem que foi lá que percebi a importância de ser um BOM aluno em vez de ser um aluno mediano. As bases para a programação que ensinam são boas. No entanto tenho que me andar a preparar para no próximo ano fazer exame nacional de Português, Matemática e Física, pois sem eles não posso tirar o curso que quero (relacionado com aviação). Foi um erro que me saiu muito caro [;)]

Fiz o 12 em curso profissional em informática/gestão e foi das melhores decisões que tomei na minha vida.

Deu me as bases da programação e as bases da contabilidade que preciso para fazer o meu trabalho.

Tive professores excelentes, o único arrependimento é mesmo não ter seguido para o ensino superior, por teimosia
minha na época.

Agora há uma coisa importante, informática não é só "mexer nos computadores".
Envolve muita concentração, elevada capacidade de raciocínio, lógica e criatividade.

Quem quer que vá para informática, seja programação, arquitecto de sistemas, analista ou chefe de projecto,
pode esperar muitas noites mal dormidas, muitas dores de cabeça, elevada pressão e muito stress.

Não se ganha mal, mas é uma profissão desgastante, e só mesmo quem gosta se aguenta nesta vida.

Por isso voto sim, o ensino profissional é uma grande mais valia. Se apenas têm matemática b, coloca o teu filho na explicação
Para que não perca o fio à meada.

Além disso tens outra vantagem, se o miúdo não gostar de informática, descobres a tempo de evitar um ano pedido na universidade ;)

Eu não o fazia. Fiz o meu 12º em profissional em informática de gestão e arrependo-me todos os dias! Se bem que foi lá que percebi a importância de ser um BOM aluno em vez de ser um aluno mediano. As bases para a programação que ensinam são boas. No entanto tenho que me andar a preparar para no próximo ano fazer exame nacional de Português, Matemática e Física, pois sem eles não posso tirar o curso que quero (relacionado com aviação). Foi um erro que me saiu muito caro [;)]

Back