Cursos CET

RageHound

New member
Boa noite, estou a pensar em entrar num curso CET pós laboral, mas gostaria de saber o valor que me irá custar um curso desses...

se alguém já este num, será que poderia dizer um valor aproximado, é que se é caro vai pesar na carteira, então é melhor esperar.:confused:

obrigado.

Pode variar bastante, a nível publico vão desde os 400€ até aos 630€ por ano. Se for numa instituição privada é 1500€/ano para cima (lembro-me de ver a 3500€ por exemplo). Isto pelo que tenho visto, como há tantos cursos desses pelo país fora, até pode variar mais.

É como o acca disse, os politécnicos costumam ser mais baratos, e nas universidades privadas, mais caros claro.
Acrescento só que também existem as Academias de formação ou aquelas instituições de formação profissionais em que não pagas nada, podendo até receber...

Eu ando num, foram 630€ o primeiro ano que foi a parte teórica/práctica, agora 250€ para o estágio(infelizmente também se paga), não foi caro porque é como a propinas, ou seja tens 10 meses e podes pagar todos os meses, ou tudo junto...

Last edited:
Nada disso.

Cursos CET deixaram de ser poder leccionados no Ensino Superior Público, sendo que agora apenas existem no Ensino Superior Privado (propinas +-3000€, 1 ano) e em Academias de Formação (totalmente grátis, com subsídios de transporte e alimentação incluídos).

Nada disso.

Cursos CET deixaram de ser poder leccionados no Ensino Superior Público, sendo que agora apenas existem no Ensino Superior Privado (propinas +-3000€, 1 ano) e em Academias de Formação (totalmente grátis, com subsídios de transporte e alimentação incluídos).

olhe que não....

Os CETs eram dados pelos institutos politécnicos (publicos os privados).

Com o nascimento dos TeSP, que também serão dados pelos institutos politécnicos (públicos os privados) o governo permitiu que as escolas profissionais dessem também os CETs.

Nada impede que os institutos politécnicos dêem TeSP e CET, no entanto numa lógica de diferenciação parece estranho o mesmo grau (CET) ser dado tanto por um politécnico como por uma escola profissional, pelo que a tendência será os politécnicos ficarem com os TeSP e as escolhas profissionais com os CET.

Nada disso.

olhe que não....

Os CETs eram dados pelos institutos politécnicos (publicos os privados).

Com o nascimento dos TeSP, que também serão dados pelos institutos politécnicos (públicos os privados) o governo permitiu que as escolas profissionais dessem também os CETs.

Nada impede que os institutos politécnicos dêem TeSP e CET, no entanto numa lógica de diferenciação parece estranho o mesmo grau (CET) ser dado tanto por um politécnico como por uma escola profissional, pelo que a tendência será os politécnicos ficarem com os TeSP e as escolhas profissionais com os CET.

Nada disso.

O politécnico onde ando, este ano abriu os CETs outra vez.
Uma vez que as leis e todas as burocracias ligadas às nivas licenciaturas ainda não estavam bem definidas.
Em conversa com um professor que está ligado à direcção e afins do politécnico, enviaram a autorização demasiado em cima da hora, apesar de a escola já ter algumas coisas ainda não estavam preparados, penso que só para o ano vai ser obrigatório terem as Licenciaturas novas e não leccionarem CETs

O politécnico onde ando, este ano abriu os CETs outra vez.
Uma vez que as leis e todas as burocracias ligadas às nivas licenciaturas ainda não estavam bem definidas.
Em conversa com um professor que está ligado à direcção e afins do politécnico, enviaram a autorização demasiado em cima da hora, apesar de a escola já ter algumas coisas ainda não estavam preparados, penso que só para o ano vai ser obrigatório terem as Licenciaturas novas e não leccionarem CETs

Não vão ser licenciaturas. Vão ser cursos técnicos, de nível V. As licenciaturas são nível VI.

Quando aos CET, o user pode ver a lista aprovada em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Instituicoes/InstrucaoProcessos/CET/Registo+de+CET e começar a pesquisar

Last edited:
Segundo sei serão chamadas de licenciaturas de curta duração, de 2 anos, e menos ECTs daí nível V, penso que seja assim.

EDIT: Ou Cursos de curta duração

Last edited:
Pelo que me disseram da DGES, para entrar numa licenciatura com os novos cursos vai ser necessário as provas de ingresso também (exames normais). É uma mudança em relação aos actuais CET, onde não é necessário exames para prosseguir para uma licenciatura.

Ao que sei os CET são dados quer em instituições particulares ou públicas (incluindo universidades).
Vi umas proprinas de um CET numa privada e eram 1200€/ano.

É importante saberes que nível tens neste momento.
Eu por exemplo, à uns anos tinha o nível 4 (12º ano ensino geral). À coisa de 3 anos a lei mudou e fiquei com nível 3. Então agora estou num curso para fazer o nível 4. Só depois é que posso concorrer a um CET (nível 5). Foi o que me explicaram no centro de emprego, no entanto já me disseram (numa instituição estatal) que não é bem assim.:sh)

P.S. -

12º ano geral - nível 3
12º ano via profissional - nível 4
CET - nível 5
Licenciatura - nível 6
Mestrado - 7
Doutoramento - 8.

Last edited:
Pelo que me disseram da DGES, para entrar numa licenciatura com os novos cursos vai ser necessário as provas de ingresso também (exames normais). É uma mudança em relação aos actuais CET, onde não é necessário exames para prosseguir para uma licenciatura.

Poderão existir provas de acesso, mas serão feitas ao nível da instituição. Não são os exames nacionais usados para concurso nacional de ingresso no superior.

www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursosEspeciais/Concursos/DET/TitularesDiplEspecTecn.htm

O meu irmão está interessado num cet e ao ver o link ligou para a Dges, onde lhe disseram que os novos cursos vão precisar de provas de ingresso, ao contrário dos Cet, no acesso ao ensino superior.

Bem eu também tenho andado a ver o que se passa aí nesses novos cursos, e o que me disseram é que para cursos que são de "outra" área que não a minha do secundário teria que realizar provas (o que é completamente estúpido), e para os que são da área que tinha entrada direta... Agora não sei...

E digo que é estupido, porque eu ando um pouco perdido, e imaginando que gostaria de mudar de área, mandam-me fazer um exame na escola de Quimica, para entrar nestes cursos, ora eu que nunca tive quimica, vou lá fazer o exame numa perna às costas e siga po bingo... [8b]

Back