custa a pegar de manha

renault03

New member
Boa tarde tenho uma renault scenic II de 2003 1.9Dci, aocntece que agora com o frio o carro custa a pegar mas so a primeira vez de manha. Se passado uns minutos desligar o carro e ligar novamente ja nao custa a pegar. E quando pega na primeira vez sai fumo branco. O que podera ser?

Boa tarde tenho uma renault scenic II de 2003 1.9Dci, aocntece que agora com o frio o carro custa a pegar mas so a primeira vez de manha. Se passado uns minutos desligar o carro e ligar novamente ja nao custa a pegar. E quando pega na primeira vez sai fumo branco. O que podera ser?

Velas de incandescência nas couves. Quando mudaste pela ultima vez?

Fumo branco costuma ser Papa novo ou gasóleo por queimar.

Também pode ser a junta da cabeça com passagem de água, ou o bloco ou a cabeça rachada, mas eu ía mais para o Papa.

Não assustes o homem pá!! O Papa está de boa saúde, e ainda por cima é Eng. Químico, por isso ainda deve saber fazer integrais duplos. Triplos não acredito...

Esse fumo, se for uma baforada inicial é normal.

O protocolo é o seguinte: Verificas a bateria com o multímetro. Depois deve ser as velas. Se não for é o temporizador das mesmas.

Quando os Diesel pegam de manhã sem as velas todas, para além de custar muito, mandam fumo de todas as cores e feitios, tipo os navios a arrancar...

Se não for nada destes três, aí sim pode ser um Papa novo. Ou alguma coisa mais cara e complicada.

Por acaso esta manhã ajudei um vizinho aqui da rua a pôr a Kangoo diesel a trabalhar. O homem já estava há uns 2-3 minutos a dar à chave até que aquilo se calou de vez. Nem fez fumos (de cor nenhuma) mas também não quis trabalhar!

Felizmente ele tinha uns cabos em casa e lá dei um encosto de bateria. Não é que pegou logo à 2ª?

Sorte a dele que hoje o Modelo ainda está aberto e costumam lá ter baterias.

Há dias fiquei sem bateria da forma menos usual possível: depois de uma longa viagem em AE a rasgar... paro, encosto 5 minutos e de seguida nem mais um sinal de vida. O carro quente e tudo [:D]. Nem uma luzinha acesa.... mas já tinha bons uns anos.

E pronto, aos 400 mil km, primeira vez no reboque. Bateria nova e... 5 estrelas, tudo ok!

Ainda não foi desta que me livrei do carro. [:D]

Oh Vocsa, exceptuando a última vez (em que ela até fumou), todas as minhas baterias costumam acabar assim... um dia parece que custa um pouco mais a pegar, mas pega! 4-6 dias depois (seja a frio ou a quente) já só faz o tac-tac-tac... por vezes já nem dá para o levar ao supermercado para comprar a nova! [:blush:]

Conta lá! Ficaste satisfeito em utilizar o reboque! Mas afinal anda um gajo a pagar a assistência em viagem para quê? [:D]

O fumo branco é do gasóleo que foi injectado e não foi queimado. Nada de muito importante desde que a questão seja resolvida em breve.

Há por aí quem diga que esses motores de baixa compressão nem precisam de velas para pegar... mas isso não costuma ser nenhuma fortuna. Eu amanhã ia a uma Norauto/Bosch e trocava as 4.

Antes demais, algumas perguntas. Quantos graus no exterior estão quando o motor custa a pegar? O carro tem algum erro no quadrante, nomeadamente de injecção?

Isto porque os motores diesel de injecção directa common rail não estão dependentes do pré-aquecimento com temperaturas normalmente superiores a 0 ºC.

Por outras palavras, se o motor estiver em bom estado e custar a pegar de manhã com mais de 0 ºC o problema não é das velas de incandescência.

Eu tenho um 1.5 DCI e já passei por essa questão das velas. Um dia estive na Guarda a nevar e o carro pegou bem de manhã. No dia a seguir surgiu um erro de injecção e passou a pegar mal. O primeiro passo foi trocas as velas. Efectivamente o motor começou a pegar melhor, mas não à 1ª.

Um erro de injecção e/ou um problema no sistema de injecção é que normalmente provocam dificuldade a pegar a frio e fumo branco. No entanto, pode também ser algo como ar no circuito de gasóleo ou simplesmente filtro de combustível saturado.

Há por aí quem diga que esses motores de baixa compressão nem precisam de velas para pegar... mas isso não costuma ser nenhuma fortuna. Eu amanhã ia a uma Norauto/Bosch e trocava as 4.

Não está relacionado com a compressão mas sim com o que referi acima, o sistema de injecção.

Um injector common rail atinge pressões máximas de 1600 BAR. No arranque, o sistema de injecção (bomba, rampa e injector) tem de fazer pelo menos 200 BAR.

Essa pressão é suficiente para "fazer arder" o gasóleo mesmo com temperaturas baixas, dispensando assim o pré-aquecimento das câmaras de combustão.

Quanto à troca das velas, não são nenhuma fortuna se compradas/montadas no sítio certo. Numa oficina tipo Norauto podem ser uma pequena fortuna.

Ainda não percebi porque insistem em montar as velas para países como o nosso... mas podes ter razão! Eu de motores diesel só percebo correr para muito longe deles todos! [:D]

A temperatura no quadrante marcava -3. Nao aparece nenhum erro no quadrante referente a injecao. Mas é so de manha.agora cheguei ao carro esteve parado cerca de 12 horas o quadrante marcava 4 graus e pegou a primeira

Ainda não percebi porque insistem em montar as velas para países como o nosso... mas podes ter razão! Eu de motores diesel só percebo correr para muito longe deles todos! [:D]

O meu diesel tem o mesmo bloco, 1.9D renault. Mas a alimentação é completamente diferente: bomba Lucas regulada pela centralina.

Não pega sem as velas. De modo nenhum. Para além disso as velas funcionam também em andamento em algumas situações especificas e com isso diminui os consumos.

Não me perguntes mais que não sei [:D]

Aliás de diesel percebo muito pouco mesmo.

O melhor do inverno é o custar a pegar nos motores a gasoleo.

Quanto mais frio e quanto maior o motor (camiões, caterpillar's, etc) e quanto mais se engasgar e deitar fumo melhor mais fixe é (para quem gosta).

Um exemplo (até deita chamas pelo escape ao minuto 4:40):

https://www.youtube.com/watch?v=z2y-EgVqllM

Morar no meio da neve e ter um camião desses para meter a trabalhar todas as madrugadas é a cereja em cima do bolo.

O kai-kai lá de casa (1.5 dci) há cerca de um ano atrás estava com sintomas parecidos. A bateria parecia estar bem e tinha apenas um ano, mas peguei num multímetro e medi e tudo ok.

Fui à minha oficina "habitual" e disse: está a pegar com dificuldade a frio. Deve ter uma ou duas velas queimadas. É o meu palpite.

O mecânico ainda se riu por eu ser "mecânico de palpites", mas deu o braço a torcer! Eram duas queimadas! Ainda sugeriram a troca das quatro, mas como eu não nado em dinheiro... levou apenas as que estavam queimadas e ponto final e mesmo assim não foi nada barato!!!

Última edição:
Voltar
Superior