Custo de Lareira

Jcicio20

New member
Boa Tarde

A casa que comprei tem, na sala e no quarto por cima da sala, um buraco de cerca de um metro por metro e meio feito de raiz que supostamente deveria ser para a lareira. Mas a mesma não existe, tem paredes laterais e coberto com o que parece ser pladur na frente. No telhado não existe chaminé. A minha questão é quanto poderia ficar, mais ou menos, caso quisesse fazer obras para colocar chaminé, vedar toda a zona e colocar um recuperador de calor (A lenha ou pellets) de forma a que, se fosse possível, o recuperador aquecesse a sala e o quarto ao mesmo tempo.

Obrigado

Assumindo que isso é possível ( não faço ideia ) e caso avances , pf pelo menos garante que quem faz a chaminé, sabe o que faz.
Isso mal feito e levas com o fumo todo.
Já sei de pessoas que tiveram de fazer isso uma 2ª vez para rectificar tudo :sh)

Sim, caso avance será sempre procurar profissionais competentes, mas antes de pedir orçamentos queria tentar saber uma ideia quanto me poderá ficar a brincadeira

A casa é nova? Dá ideia que levava 1 recuperador por piso e que antes eram independentes.

Se o outro lado das paredes onde estão as "lareiras" é para o exterior, não é necessário chaminé.
Um recuperador a pellets de 10kW ronda os 2500€ a 3300€ com instalação incluída. O kit para ventilar outras divisões custa 90€ a 150€.
Os preços variam consoante as zonas e marcas.
Recuperadores a lenha custam 1/3 dos a pellets.

Pede vários orçamentos e vê quem te dá melhores soluções.

Boa Tarde

A casa que comprei tem, na sala e no quarto por cima da sala, um buraco de cerca de um metro por metro e meio feito de raiz que supostamente deveria ser para a lareira. Mas a mesma não existe, tem paredes laterais e coberto com o que parece ser pladur na frente. No telhado não existe chaminé. A minha questão é quanto poderia ficar, mais ou menos, caso quisesse fazer obras para colocar chaminé, vedar toda a zona e colocar um recuperador de calor (A lenha ou pellets) de forma a que, se fosse possível, o recuperador aquecesse a sala e o quarto ao mesmo tempo.

Obrigado

A minha casa tem tambem num canto da sala um mamarracho em pladur para a lareira que nunca foi comprada, mas nos quarto por cima esse buraco não existe apenas um espaço dentro do roupeiro em tijolos que na verdade é a chaminé

A vontade que tenho de lá meter um recuperador é zero, já pensei em pegar num martelo e partir aquilo tudo na sala[:D]

A casa tem uns 10 anos. Aquilo tem a zona da lareira feita de raiz, mas faz parte da sala\quarto, ou seja, na sala tinha a zona desse buraco aberta (com parede na lateral e o que parece ser pladur atras), entretanto coloquei 2 portas e umas prateleiras e aproveitei essa zona para arrumação de brinquedos do meu filho, no quarto esta um armário nesse buraco. Como preciso de criar mais sistemas de aquecimento para a casa queria saber a possibilidade de colocar a lareira no sitio onde foi projetada para isso (Os vizinhos tem lareira nesse sitio).
A ideia que deste é muito interessante, em vez de abrir buraco até cima, abrir diretamente na parede (a tal parede de pladur dá para o exterior) um furo, mas no caso de querer ventilar o quarto (a ideia passava por aquecer a sala com a lenha\pellets e aproveitava esse calor e aquecia o quarto também) que está no andar de cima, a saida de fumos será que tem que ser em cima ou pode ser logo na zona de baixo, conseguindo o recuperador enviar calor ventilado para a zona de cima? Mas também entre fazer um buraco para fora na zona da sala ou mais em cima no quarto é indiferente..

Obrigado pela sugestão

A casa é nova? Dá ideia que levava 1 recuperador por piso e que antes eram independentes.

Se o outro lado das paredes onde estão as "lareiras" é para o exterior, não é necessário chaminé.
Um recuperador a pellets de 10kW ronda os 2500€ a 3300€ com instalação incluída. O kit para ventilar outras divisões custa 90€ a 150€.
Os preços variam consoante as zonas e marcas.
Recuperadores a lenha custam 1/3 dos a pellets.

Pede vários orçamentos e vê quem te dá melhores soluções.

A casa tem uns 10 anos. Aquilo tem a zona da lareira feita de raiz, mas faz parte da sala\quarto, ou seja, na sala tinha a zona desse buraco aberta (com parede na lateral e o que parece ser pladur atras), entretanto coloquei 2 portas e umas prateleiras e aproveitei essa zona para arrumação de brinquedos do meu filho, no quarto esta um armário nesse buraco. Como preciso de criar mais sistemas de aquecimento para a casa queria saber a possibilidade de colocar a lareira no sitio onde foi projetada para isso (Os vizinhos tem lareira nesse sitio).
A ideia que deste é muito interessante, em vez de abrir buraco até cima, abrir diretamente na parede (a tal parede de pladur dá para o exterior) um furo, mas no caso de querer ventilar o quarto (a ideia passava por aquecer a sala com a lenha\pellets e aproveitava esse calor e aquecia o quarto também) que está no andar de cima, a saida de fumos será que tem que ser em cima ou pode ser logo na zona de baixo, conseguindo o recuperador enviar calor ventilado para a zona de cima? Mas também entre fazer um buraco para fora na zona da sala ou mais em cima no quarto é indiferente..

Obrigado pela sugestão

Sim, se a parede dá para o exterior a evacuação de gases pode ser como o exemplo da imagem. No teu caso a conduta fica escondida na estrutura da lareira.

Um profissional ao ver no local é que poderá dizer qual a melhor solução para o teu caso. Se leva a ventilação lá para cima a furar a laje ou se vai por fora.
O mais certo é dizerem para meteres 2 recuperadores
37e63a41e03a793d2abcb232ce53812f.jpg

Ninguém te pode dar um valor, mesmo que aproximado, sem ver e perceber o que realmente queres e quanto estás disposto a gastar!

Se fores mesmo forreta, compras uma pequena salamandra, mandas colocar no local da lareira e colocar tubo até ao exterior para sair o fumo. Não te esqueças ainda de um pouco mais acima da salamandra, onde já não se veja, mandar colocar uma placa metálica de isolamento para evitar que o calor "fuja" por aí, afinal de contas é ar quente e tende a subir!
Já vi esta solução e fazes a festa com algumas centenas de euros! A pessoa que a tem adorou a ideia e diz que gasta menos de metade da lenha e aquece melhor!

Se quiseres algo "como deve ser", a pellets, com recuperadores de calor (pelo menos para a sala e quarto no piso superior) és bem capaz de gastar 10 vezes mais! Cá em casa é assim, mas foi logo feito na construção da casa...

O melhor de facto e como indicado, nada como veres com um profissional da área.

Podes também eventualmente indicar +- de que zona és do país, para que alguém possa indicar possivelmente alguém que possa laborar nessa zona.

Mto importante ter cuidado em quem se escolhe para fornecimento e montagem.

Sei de uma casa recuperada em Guimaraes que ardeu e depois ng assumiu os danos, entre o produtor do recuperador, o instalador e o seguro multiriscos.

Sei de uma casa recuperada em Guimaraes que ardeu e depois ng assumiu os danos, entre o produtor do recuperador, o instalador e o seguro multiriscos.

Isso sem sombra de dúvidas. [;)]

Daí que nada como ver quem esteja no mercado há anos... e se possivel com recomendações.

Daí ter sugerido o user, a indicar a zona do país, que certamente que existirá um ou outro user, que possa ser da zona e conheça alguém da área.

Por exemplo e se for na área do grande Porto, conheço quem labore nisso há mais de 30 anos...

Ninguém te pode dar um valor, mesmo que aproximado, sem ver e perceber o que realmente queres e quanto estás disposto a gastar!

Se fores mesmo forreta, compras uma pequena salamandra, mandas colocar no local da lareira e colocar tubo até ao exterior para sair o fumo. Não te esqueças ainda de um pouco mais acima da salamandra, onde já não se veja, mandar colocar uma placa metálica de isolamento para evitar que o calor "fuja" por aí, afinal de contas é ar quente e tende a subir!
Já vi esta solução e fazes a festa com algumas centenas de euros! A pessoa que a tem adorou a ideia e diz que gasta menos de metade da lenha e aquece melhor!

Se quiseres algo "como deve ser", a pellets, com recuperadores de calor (pelo menos para a sala e quarto no piso superior) és bem capaz de gastar 10 vezes mais! Cá em casa é assim, mas foi logo feito na construção da casa...

Um "registo", sem isso é quase igual ter uma lareira aberta.

Há muito amador a trabalhar nisto... Conheço diversas perdas totais devido a amadorismo/incompetência. Quando restaurei a minha casa, fui dar com a chaminé do recuperador construída sobre 2 barrotes de madeira. :sh)

A exaustão da salamandra foi reformulada, e supervisionada por mim. Pladur ignífugo nas imediações do tubo e no segmento que atravessa a cobertura, com estrutura de suporte em madeira, isolado com lã de rocha.

Nesses casos, é contratar um perito e avançar para tribunal contra essa gente toda.

Última edição:
Estrutura de suporte em madeira? Não é perigoso isso?

Um telhado em telha cerâmicacom estrutura de madeira? Depende da existência e isolamento de possíveis fontes de ignição. Este não possui qualquer cablagem elétrica, e a tubagem da salamandra encontra-se devidamente isolada do meso, até porque está embutida no interior da chaminé. Eu teria optado por estrutura metálica, mas o anterior dono optou por substituir os elementos de madeira que estavam em mau estado e todas as telhas. Talvez daqui a 20/30/40 anos tenha que lhe mexer.

Se te referes aos barrotes de madeira que suportavam a chaminé, foram substituídos por vigas de betão.

Sim, se a parede dá para o exterior a evacuação de gases pode ser como o exemplo da imagem. No teu caso a conduta fica escondida na estrutura da lareira.

Um profissional ao ver no local é que poderá dizer qual a melhor solução para o teu caso. Se leva a ventilação lá para cima a furar a laje ou se vai por fora.
O mais certo é dizerem para meteres 2 recuperadores
37e63a41e03a793d2abcb232ce53812f.jpg

2 recuperadores fica barata a brincadeira :)

Mas fiquei interessado em ver a ideia que sugeriste. Quando passar esta fase negra do covid vou consultar profissionais.

Sei de 1 salamandra dessas que a compra e instalação ficou por cerca de 2400 euros, e tem essa conduta para a parede que dá para o exterior.

Mas assim a ser, do lado de fora fica 1 chaminé visível na parede? Ou fica apenas 1 buraco tapado com 1 grelha ?

Sei de 1 salamandra dessas que a compra e instalação ficou por cerca de 2400 euros, e tem essa conduta para a parede que dá para o exterior.

Mas assim a ser, do lado de fora fica 1 chaminé visível na parede? Ou fica apenas 1 buraco tapado com 1 grelha ?

Tem de ficar na mesma uma chaminé... para que a extracção de fumos seja adequada.

Vê os modelos desta marca, talvez a melhor em pellets

Ecoforest

Espanhola, produzida e desenvolvida na Galiza. Eu instalei na minha futura casa um modelo de distribuição de ar quente, o Kiev insert. Possui 2 saidas de ar quente e é de 16KW.

Mas tem modelos de 1 só saída de ar quente, perfeitos para instalar em buracos de antigas chaminés.

Ninguém gosta de gastar muito dinheiro :)

Mas a ideia não é ser forreta, mas sim resolver um problema de aquecimento da forma mais rentável, e tenho ficado preocupado com o que tenho gasto em gasóleo para pouca temperatura que atinge com os radiadores que tenho e acho que a construção da lareira com a possibilidade de aquecer o quarto por cima da sala ao mesmo tempo seria já um boa solução, e pensava nos outros 2 quartos de outra forma. Por isso ando a tentar perceber quanto me podia ficar, antes de consultar profissionais e até o confinamento acabar.

Voltar
Superior