[Mercado] Custos do automóvel

tiagoraraujo

New member
Boa tarde

Antes de mais as minhas desculpas pois desconheço se existe outro tópico nesta matéria, mas há um artigo da wikipédia muito interessante sobre os custos totais do automóvel.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Custos_do_automóvel

De acordo com a fonte (http://autocustos.pt) , o custo total médio ronda os 300€ por mês!

Despesas_mensais_com_o_autom%C3%B3vel_em_Portugal.png

Gostava de saber se a vossa experiência se enquadra nestes valores ou se está um pouco desalinhado da realidade. Atenção que a desvalorização também é considerada um custo!

A mim deu-me um custo mensal de 286€ nessa calculadora, sendo que 65% desse valor é desvalorização do veículo, visto que a razão dessa desvalorização é o nº de km's acho que é um valor bastante bom pois sei que se fizesse as mesmas viagens em transportes públicos o custo iria ser praticamente igual e com muito menos comodidade.

É por causa desses custos que não tenho carro. Ando no da namorada.

Quando quero mudar de carro basta-me meter um anúncio no jornal:

"Procuro namorada com carro. Favor enviar foto do carro"

Parqueamento, IUC e portagens representam cerca de 20% do total.

Pondo em cima disto IVA da mão de obra e peças e ISP....:sh)[8b]

Última edição:
Não é nada de novo, mas não deixa de ser algo para o assustador!

Serve ainda para ilustrar o quão fantástico é ter carro de serviço para uso total! Ao final de cada ano é uma poupança medonha!!

os meus ficam mais baratos. não tenho reparações (ou melhor, não tinha, mas vou começar a ter), não tenho crédito, parqueamento, multas, lavagens e mesmo as portagens se calhar chega a uma vez por mês uma ida e volta que fica no total uns 3,5€.

Não tenham dúvidas que sobretudo se considerarmos tudo, nomeadamente se falarmos de carros novos ou relativamente recentes, um carro é um péssimo negócio a todos os níveis.

Há quem gaste €300/350 em Uber todos os meses e saiba perfeitamente que lhe compensa face a todos os custos de um carro novo/recente minimamente. Em Lisboa há que somar a todas as despesas muito dinheiro em estacionamento, o que mais uma vez joga a favor desta solução que uma pessoa não precisa de se preocupar onde deixar o carro.

Quem diz Uber, diz taxi ou TPs no geral obviamente.

Mas ter carro é ter liberdade... Exceto liberdade financeira :sh)

Fiz a simulação e nada me chocou. O meu carro ficou pago depois de 73 dias [:)]

Tendo em conta que já o tenho há 2 anos, está bom.

acho que sim mas sera sempre pra carros recentes que as despesas sao sempre muitas, a comecar pla prestacao mensal do credito, compensa? acho qu nao

fiz o simulador e fica-me mais barato andar de carro do que comboio,camioneta e metro pra fazer a mesma viagem, alem do que da uma liberdade extrema ir pra tras os montes onde o transporte...nem existe(tirando a bicicleta)
custos fixos ficam por 16.4, menos de metade do passe do autocarro/metro, fora o passe da camioneta que nem sei quanto sera(pra 1 pessoa)

o carro em manutencao e muito barato para um diesel, apanho promocoes de oleo, tenho stock em casa, basicamente levo as coisas e o mecanico que faca o resto.

o total fica por 148/mes o que nao acho nada absurdo visto que pagaria um pouco mais de 200 em transportes publicos pra 3 pessoas

É por causa desses custos que não tenho carro. Ando no da namorada.

Quando quero mudar de carro basta-me meter um anúncio no jornal:

"Procuro namorada com carro. Favor enviar foto do carro"

ter carro dá sempre jeito :)

mas a calculadora é boa para sabermos onde podemos cortar, e é na desvalorização que se pode mais cortar, ou seja, evitar comprar carros novos.

A mim deu-me um custo mensal de 286€ nessa calculadora, sendo que 65% desse valor é desvalorização do veículo, visto que a razão dessa desvalorização é o nº de km's acho que é um valor bastante bom pois sei que se fizesse as mesmas viagens em transportes públicos o custo iria ser praticamente igual e com muito menos comodidade.

exatamente, há casos onde, devido à inexistência de transportes públicos ou má qualidade dos mesmos, que compensa de longe ter e usar o carro! Há outros, que contas feitas, até, como foi dito, compensaria usar táxi para todo o lado.

Vejam no resultado final quanto vos dá de custo por km, isso é o mais importante. Na Uber o custo por km ronda os 0,60€, se conseguirem mais baixo que isso, e a maioria consegue, compensa ter e usar carro em comparação com táxi. Já com transportes públicos vai depender muito da qualidade dos transportes mas grosso modo, o automóvel permite uma mobilidade porta-a-porta e uma conveniência que nenhum transporte público consegue, exceção feita ao táxi.

Voltar
Superior