[Mercado] Custos do automóvel

Não tenham dúvidas que sobretudo se considerarmos tudo, nomeadamente se falarmos de carros novos ou relativamente recentes, um carro é um péssimo negócio a todos os níveis.

Há quem gaste €300/350 em Uber todos os meses e saiba perfeitamente que lhe compensa face a todos os custos de um carro novo/recente minimamente. Em Lisboa há que somar a todas as despesas muito dinheiro em estacionamento, o que mais uma vez joga a favor desta solução que uma pessoa não precisa de se preocupar onde deixar o carro.

Quem diz Uber, diz taxi ou TPs no geral obviamente.

Mas ter carro é ter liberdade... Exceto liberdade financeira :sh)

Excelente comentário! Mas como digo também vai depender do número de km percorridos. Alguém que compra um carro novo e o coloque na garagem quase o mês todo, é um péssimo negócio, e creio que apenas alguém o faz por lazer; mas se fizermos muitos km, acaba por ser rentável pois o mais importante é o custo médio por km (a calculadora dá esse resultado no final). Na Uber o custo ronda 0,60€/km, ou seja, qualquer custo abaixo disso compensa usar carro! A média em Portugal ronda 0,30€/km, ou seja, metade do valor da Uber, o que significa que comparando apenas Uber e carro particular, para a maioria das pessoas compensa mesmo usar carro. A questão dos TPs é outra estória, tal depende muito da qualidade e presença dos mesmos, mas para muita gente TPs não são simplesmente uma opção.

acho que sim mas sera sempre pra carros recentes que as despesas sao sempre muitas, a comecar pla prestacao mensal do credito, compensa? acho qu nao

fiz o simulador e fica-me mais barato andar de carro do que comboio,camioneta e metro pra fazer a mesma viagem, alem do que da uma liberdade extrema ir pra tras os montes onde o transporte...nem existe(tirando a bicicleta)
custos fixos ficam por 16.4, menos de metade do passe do autocarro/metro, fora o passe da camioneta que nem sei quanto sera(pra 1 pessoa)

o carro em manutencao e muito barato para um diesel, apanho promocoes de oleo, tenho stock em casa, basicamente levo as coisas e o mecanico que faca o resto.

o total fica por 148/mes o que nao acho nada absurdo visto que pagaria um pouco mais de 200 em transportes publicos pra 3 pessoas

Exatamente, o grande custo está exatamente na aquisição de carros novos pois a desvalorização é muito maior ao início. Nos carros com 6 ou 7 anos, o custo médio mensal já é mais baixo. E é verdade, tirando as grandes cidades, os transportes públicos são muito maus ou mesmo inexistentes.

O meu Micra só em gasolina leva 220€, seguro são 350€ por ano , imposto 67€. desvalorização pelo que o comprei basta vender lhe as rodas que já ganho dinheiro. Reparações em 1 ano e mais de 20.000kms foram cerca de 60€ + 50€ de revisões.

O Megane, leva cerca de 85€ de gasolina, desvalorização deve ter rondado os 4000€ em 2 anos. Manutenção gastei 775€ nestes 2 anos e 70.000kms já com a troca da distribuição. Pneus foram 250€ + 390€ para um conjunto de pneus e jantes de inverno que ainda estão como novos. Imposto 116€ e seguro 440€.

Este Megane matame!

O meu Micra só em gasolina leva 220€, seguro são 350€ por ano , imposto 67€. desvalorização pelo que o comprei basta vender lhe as rodas que já ganho dinheiro. Reparações em 1 ano e mais de 20.000kms foram cerca de 60€ + 50€ de revisões.

O Megane, leva cerca de 85€ de gasolina, desvalorização deve ter rondado os 4000€ em 2 anos. Manutenção gastei 775€ nestes 2 anos e 70.000kms já com a troca da distribuição. Pneus foram 250€ + 390€ para um conjunto de pneus e jantes de inverno que ainda estão como novos. Imposto 116€ e seguro 440€.

Este Megane matame!
chica! na Renault?

Sent from my SUNSET using Tapatalk

chica! na Renault?

Sent from my SUNSET using Tapatalk
Refereste aos valores das reparações?

60€ troca de óleo e filtros (numa casa estilo norauto)
50€ troca de óleo e filtro de óleo (eu próprio)
565€ troca da transmissão e tudo o mais em Portugal fora da Renault
100€ leitura de erros na Renault e tratamento dos injectores pois pegava mal com tempo frio

E afinal esqueci me de três reparações

Travagem traseira 230€ feito por mim
Travagem frontal 140€ feito por mim
Transmissão direita 150€ feito por mim

Levou também escovas mas foi barato e nem considero revisões porque para mim é a primeira coisa que meto num carro para estar descansado e não correr o risco de de um momento para o outro ficar à chuva e sem ver nada.

nesse sentido acho que as contas nao devam bater certo, falamos de nacional ou importado?
o meu valorizou muito por ser importado, visto que os nacionais sao mais caros....

então valorizou, ou seja, o preço que hoje vale no mercado (por quanto consegues vender) é superior ao preço que deste por ele (mas aqui se é importado tens de incluir no preço todos os custos de importação e legalização, ou seja, em quanto te ficou no total)

Este Megane matame!

Essas contas estão muito por alto e pouco precisas, a sério, usa a calculadora (autocustos.pt) e diz quanto te dá em média por mês para cada carro.

A mim deu-me um custo mensal de 286€ nessa calculadora, sendo que 65% desse valor é desvalorização do veículo, visto que a razão dessa desvalorização é o nº de km's acho que é um valor bastante bom pois sei que se fizesse as mesmas viagens em transportes públicos o custo iria ser praticamente igual e com muito menos comodidade.

Apenas um detalhe, eu uso carro e uso-o devido à comodidade e conforto e não o troco por TPs, mas gosto de contas certas :) Não consigo imaginar como é que gastavas 286€ por mês em transportes públicos. Com Uber a 0,60€/km esse dinheiro dava-te para fazeres 476 km por mês. Acredito todavia que faças muito mais km.

Essas contas estão muito por alto e pouco precisas, a sério, usa a calculadora (autocustos.pt) e diz quanto te dá em média por mês para cada carro.
Sim estão por alto e com a grande maioria dos custos, claro que há sempre pequenas coisas que podem engordar o bolo mas visto que os meus carros são o meu hobby acaba por nem tudo poder ser visto como um custo pois muitos fazem saídas à noite e outras coisas que entram no orçamento familiar e eu aplico nos carros. Logo não me parece que seja correcto colocar os custos das modificações que lhes faço. Ou estarei a ver mal? Para mim são custos que devem entrar noutras contas que não as do carro directamente.

Mas a ver se mais logo faço as contas mais curtinhas.

1- 50€ troca de óleo e filtro de óleo (eu próprio)

2- 100€ leitura de erros na Renault e tratamento dos injectores pois pegava mal com tempo frio

3- Travagem traseira 230€ feito por mim

4- Travagem frontal 140€ feito por mim

1 - Quantos litros de oleo leva isso? Parece-me um valor bem caro. 5L de Shell Helix 10W30 fica-me por menos de 30 euros. O filtro por menos de 10. Mister auto/winparts
2 - O que fazem eles pra tratar os injectores? Porque da leitura de erros muitas vezes é apenas ligar o OBD e cobrar por isso (a maquina em si compra-se por menos de 30 euros)
3 e 4 - Isso é tudo preço de pastilhas????? Ou também dos discos?

No fim o carro fica como novo e acaba por ser mais barato a longo prazo. Essa é que é essa.

Refereste aos valores das reparações?

60€ troca de óleo e filtros (numa casa estilo norauto)
50€ troca de óleo e filtro de óleo (eu próprio)
565€ troca da transmissão e tudo o mais em Portugal fora da Renault
100€ leitura de erros na Renault e tratamento dos injectores pois pegava mal com tempo frio

E afinal esqueci me de três reparações

Travagem traseira 230€ feito por mim
Travagem frontal 140€ feito por mim
Transmissão direita 150€ feito por mim

Levou também escovas mas foi barato e nem considero revisões porque para mim é a primeira coisa que meto num carro para estar descansado e não correr o risco de de um momento para o outro ficar à chuva e sem ver nada.

sim, agora fiquei com a ideia que e puxado pra minha carteira se escolhesse um carro da renault pro meu marido :sh)

comparado com o meu

muda de oleo e filtros 5w40 47 euros(apanho promocoes de oleo e sempre que posso faco stock em casa)
mudar refrigerante(mesma historia, mas diluo e levo ja diluido) 35 euros
transmissao foi gratuita na marca
leitura de erros 25 euros
travoes e discos nas 4 rodas 280 euros
filtro de ar para a admissao 8 euros e mudo eu(so 4 parafusos e pumba)
para-brisas e escovas gratuitos na carglass
bateria gratuita na marca
pala do sol pendura(azelhice minha parti o espelho)5 paus
4 pneus continental semi novos 80 euros com calibragem (assim livro-me dos runflat)e ainda tenho mais pneus na garagem...
alinhar direccao 30 paus

em termos de motor foi feito na alemanha antes de ele vir pra ca, na chamada revisao dos 500 mil km...quanto foi? faco a minima ideia...

sendo o teu megane a gasolina nao precisaria de mudar correia de distribuicao tambem?

1 - Quantos litros de oleo leva isso? Parece-me um valor bem caro. 5L de Shell Helix 10W30 fica-me por menos de 30 euros. O filtro por menos de 10. Mister auto/winparts
2 - O que fazem eles pra tratar os injectores? Porque da leitura de erros muitas vezes é apenas ligar o OBD e cobrar por isso (a maquina em si compra-se por menos de 30 euros)
3 e 4 - Isso é tudo preço de pastilhas????? Ou também dos discos?

No fim o carro fica como novo e acaba por ser mais barato a longo prazo. Essa é que é essa.

1- salvo erro leva 4.6 ou 4.8 L de 5w40, o filtro salvo erro foram 8€. O óleo paguei salvo erro 16€ para 5L (Mannol) e mais 16€ pelas velas.

2 - leitura de erros, limpeza da borboleta, produto para os injectores e controlo do injectores. Não valeu de nada na verdade

3 e 4- com discos, os de trás têm o rolamento e são bem mais caros que os da frente.

E sim o carro está impecável, não se recusa a nada excepto a frio (abaixo dos 5 graus principalmente) que só gosta de pegar à segunda. Uma fuga num injector (não identifico cheiro algum a gasolina) ou um sensor de temperatura que deve estar a dar valores errados. Vamos ver como se porta neste inverno.

Última edição:
sim, agora fiquei com a ideia que e puxado pra minha carteira se escolhesse um carro da renault pro meu marido :sh)

comparado com o meu

muda de oleo e filtros 5w40 47 euros(apanho promocoes de oleo e sempre que posso faco stock em casa)
mudar refrigerante(mesma historia, mas diluo e levo ja diluido) 35 euros
transmissao foi gratuita na marca
leitura de erros 25 euros
travoes e discos nas 4 rodas 280 euros
filtro de ar para a admissao 8 euros e mudo eu(so 4 parafusos e pumba)
para-brisas e escovas gratuitos na carglass
bateria gratuita na marca
pala do sol pendura(azelhice minha parti o espelho)5 paus
4 pneus continental semi novos 80 euros com calibragem (assim livro-me dos runflat)e ainda tenho mais pneus na garagem...
alinhar direccao 30 paus

em termos de motor foi feito na alemanha antes de ele vir pra ca, na chamada revisao dos 500 mil km...quanto foi? faco a minima ideia...

sendo o teu megane a gasolina nao precisaria de mudar correia de distribuicao tambem?
Sim o meu carro troca a cada 6 anos ou 120.000kms, troquei 3 meses antes dos 6 anos aos 114.000kms se não me engano aproveitando a minha estadia em Portugal.

Na Renault na alemanha seria 940-980€ e fora da marca 690€, em Portugal na norauto eram 385€ sem Correia de acessórios e mais umas coisas que foram feitas como limpeza de sensores e todos os rolamentos trocados.

o meu sao 8 litros de oleo, o filtro sao 3 paus, compro em quantidade pra ter desconto maior e tenho stock, afinal de contas isto gasta-se sempre

Voltar
Superior