custos energéticos

hifi

New member
Boas,

Sucintamente, de quais destes dois sistemas posso esperar custos energético superiores?

1. água quente pelo painel solar e o resto tudo elétrico (neste caso, o cilindro/caldeia ligado 24/dia significa 2000 wats em contínuo?)

2. água a gás e o resto elétrico.

obrigado.

Boas,

Sucintamente, de quais destes dois sistemas posso esperar custos energético superiores?

1. água quente pelo painel solar e o resto tudo elétrico (neste caso, o cilindro/caldeia ligado 24/dia significa 2000 wats em contínuo?)

obrigado.

Para fogão, o mais económico é elétrico. Para águas painel solar com ajuda de esquentador a gás, em vez de resistência. Assim só liga quando o sol nao aquece suficientemente. Apesar de tudo a resistencia nao está ligada 24h, liga e desliga conforme a temperatura. Atencao que o esquentador tem que ficar ligado entre o depósito do painel e a instalacao da casa, em certas situacoes nao é possível (painel no telhado alto).

Boas,

obrigado.

depende um pouco da utilização que venhas a ter, para mim, é mais económico fogão\forno e esquentador a gás, e o restante eléctrico quando necessário, se tiveres lareira ainda melhor...

é caso de equacionar bem as coisas e saber geri-las para que ao final do mês não apareça uma factura monstruosa...

Fogão eléctrico é mais económico que a Gás? [:D][:D][:D]
Quanto ao resto, muito subjectivo. Terias que fazer um estudo em casa.

Fogão a gás é sempre mais económico.
Esquentadores a gás depende do tipo de instalação e necessidades, mas se não houver um componente renovável o eléctrico dificilmente compensa.

Boas,

obrigado.

Os 2000 Watt em contínuo não serão, seria como andar sempre de prego a fundo num carro, sem estacionar [;)]. É a potência que será usada quando for precisa (ou máxima disponível no instante das melhores condições, se calhar ao meio-dia do dia de S.João, se estivermos a falar do que dá o dispositivo solar [:D]).

Quanto ao resto, o kW.h de gás costuma ser menos de metade do eléctrico (vem nos tarifários e facturas). Mas não ter gás pode ser uma poupança, bem como meter painéis para aquecer água ser uma despesa.

Como já disseram, só simulando e metendo ao barulho os prazos que duram/amortizam equipamentos.

O apartamento já tem painel solar (q n tenho a certeza q esteja ligado) cilindro/caldeira q te qser substituído (e é na boa, poi apenas sou o arrendatário, logo n é despesa p mim),lareira c recuperador na sala e ar condicionado (q espero usar pouquíssimo).
A questão é: instalamos o gás e apenas o fogão fica elétrico (n sei se dá p por a gás) ou pedimos a nova caldeira cilindro. Neste último aso, qd n houver sol suficiente a caldeira entra em moo elétrico automaticamente? e a caldeira, q consome 2000 em elétrico só os consome qd n há sol suficiente ou está sempre ligada?
A água vai sempre da caldeia ao esquentador (q está desligado).
qual a solução de consumos gerais mais baratos p uma família de 4 c uso intensivos?

Última edição:
A solução lá de casa:

Painel solar para AQS. Quando necessário usa então o gás para apoio (caso destes dias que não há praticamente sol).
Fogão pensou-se numa solução híbrida, mas feitas as contas optou-se apenas pelo gás.
AC tem a pré-instalação e para já só isso porque ainda não se sentiu a falta do dito (o isolamento moderno das casas é fantástico).
A lareira raramente é usada.

Os meus pais o ano passado trocaram uma placa a gás (botija) por uma de indução e notou-se alguma poupança. Acho que neste aspecto ganha o eléctrico.

No meu caso tenho um painel solar com resistência auxiliar de aquecimento que está ligado a um programador horário, ligando apenas o tempo suficiente para aquecer a água do banho, desligando na hora da toma do banho. No fds está programado para ligar/desligar mais tarde para compensar o acordar mais tarde.

Para fazer as refeições uso um sistema de indução e no aquecimento/arrefecimento uso um sistema AC com inverter, com unidade split. Nas divisões sem AC, uso um termo-ventilador de torre, muito rápido no aquecimento.

Não tenho gás/esquentador por opção.

Tenho a ideia que placa de indução será mais económica que placa a gás natural numa utilização de 2 horas diárias. Embora nos restaurantes normalmente só tenho visto gás, talvez por melhor apuramento das comidas e menor gasto numa utilização intensa.

Voltar
Superior