Dakar 2013 (pg13 >>)

Uma coisa que sempre me fez confusão. Como é que se conseguem essas imagens e como e que os pilotos sabem que devem ir por ali e não 500m ao lado ou assim?
Os pilotos levam atrás os assessores de imprensa e repórteres ou estes estão em pontos pré-definidos pela organização à espera?

É que um deserto não é propriamente uma estrada municipal, ou um caminho de cabras perdido no meio de um monte

Edit:

Última edição:
Uma coisa que sempre me fez confusão. Como é que se conseguem essas imagens e como e que os pilotos sabem que devem ir por ali e não 500m ao lado ou assim?
Os pilotos levam atrás os assessores de imprensa e repórteres ou estes estão em pontos pré-definidos pela organização à espera?

É que um deserto não é propriamente uma estrada municipal, ou um caminho de cabras perdido no meio de um monte

Os pilotos tem de cumprir os waypoints ou então são penalizados, e através do Road-book sabem por onde têm de ir.. daí fazerem o caminho da organização

Parece que o Helder teve que reduzir a velocidade no fim porque ia ficando sem gasolina.

Isto faz-me lembrar a historia daquela etapa na Comporta.

A areia da Comporta produziu consumo ao nivel das areias da Mauritania e ninguem estava á espera disso.

O Helder não tem experiencia no Dakar com esta mota e já está a pagar o preço disso.

Última edição:
Parece que o Helder teve que reduzir a velocidade no fim porque ia ficando sem gasolina.

Isto faz-me lembrar a historia daquela etapa na Comporta.

A areia da Comporta produziu consumo ao nivel das areias da Mauritania e ninguem estava á espera disso.

O Helder não tem experiencia no Dakar com esta mota e já está a pagar o preço disso.

É pena, pois até esteve a andar bem, mas ficou em 15º, sabemos que é perfeitamente recuperável..

O Faria vai ter que reduzir o ritmo de certeza, a equipa quer o Cyril a frente

Dakar: Paulo Gonalves explica por que perdeu a vantagem - Autoportal

Dakar: Carlos Sousa sobe ao 9º lugar da geral - Autoportal

Carlos Sousa recuperou 11 lugares: " bastante motivador" - Autoportal

530525_10151332693277482_580282490_n.jpg

948x624

293665_453235854737822_970490825_n.jpg

252030_489637901087658_1626384981_n.jpg

Há uma imagem do Helder a fundo a ser passado por duas motas, nada de bom para ele, aquela Honda parece deixar a desejar.

(ou então foi quando estava com pouca gasolina).

A informação nunca é suficiente :sh)

Há uma imagem do Helder a fundo a ser passado por duas motas, nada de bom para ele, aquela Honda parece deixar a desejar.

(ou então foi quando estava com pouca gasolina).

A informação nunca é suficiente :sh)

Quase que aposto que foi quando ia com pouco gasolina... Em relação à Honda deixar a desejar para já não concordo, pelo que vi no Rally de Marrocos a Honda anda muito bem, mas a ver vamos.

Quase que aposto que foi quando ia com pouco gasolina... Em relação à Honda deixar a desejar para já não concordo, pelo que vi no Rally de Marrocos a Honda anda muito bem, mas a ver vamos.

Eu também acho que a Honda mexe bem... O meu maior receio é a fiabilidade da mota e a inexperiência do Hélder no Dakar (com esta moto, claro).

Ora cá estamos nós nesta prova mítica que é o Dakar!apr:)

O Sousa está a começar como é apanágio dele, ou seja, "devagarinho", coisa que costuma dar resultado. E este ano, com a prova a começar logo com etapas difíceis, com muita areia, a precaução, capacidade de navegação e o evitar de atascanços, são coisas para fazer grandes diferenças em 3 ou 4 dias de prova.

Os rapazes das motos estão a começar de formas diferentes mas todos têm hipóteses de bons resultados. Claro que o Rúben vai ter de esperar pelo Despres (aviso já que detesto este francês à conta do episódio com o Paulo Gonçalves). Mas ainda assim deve dar para umas "flores".

O Paulo hoje teve problemas de navegação mas em rapidez não deve a quase ninguém. E se a Husqvarna estiver tão fiável quanto rápida, cuidado com ele. Só terá de moderar a sua impetuosidade que, por vezes, lhe vale umas quedas bem violentas.

O Hélder tinha tudo hoje para deixar o Despres a 4 minutos e ficar bem perto da frente mas a cena do combustível lixou-o. Talvez tenham jogado no limite com o combustível e aí bastaram umas dunas mais trabalhosas para o deixar fora da janela de consumo. De qualquer modo a Honda, pelo que se viu em Marrocos, não fica a dever em nada às KTM e Husqvarna. Talvez na fiabilidade fique aquém da moto austríaca, mas isso não espanta ninguém. Mas no global, em performance, deve estar próxima. A lição de hoje terá ficado registada e não devem arriscar tanto numa próxima.

Preferia vê-lo mais acima mas pronto, a procissão vai no adro. Só espero que o facto de ser o líder da toda poderosa e imensa Honda, não lhe coloque pressão extra e que isso afecte a sua performance ou o leve a puxar em demasia, expondo-se ao erro, pois tem qualidade para ganhar ao franciú. Amanhã parte em 15º pelo que terá a pista já marcada pelos outros, facilitando-lhe a tarefa.

Quanto ao Patrão, está muito atrasado mas está a aprender. Que se mantenha em prova é o mais importante.

O Fiúza lá levou o chato (e mau feitio) do Terranova ao quarto na etapa e sendo esta de navegação difícil, só abona a favor do nosso navegador. O Filipe é, para mim, o melhor navegador português e estando ao lado de um piloto rapidíssimo (se bem que hoje andaram calminhos), tem tudo para ficar no pódio.

Bem, no geral, por muito que respeite o Peterhansel, prefiro que ganhe outro. Quero ver luta pelos primeiros lugares e estou à espera que os Mini tenham muito trabalho com os Toyota (nunca se dá pelo De Villiers mas está sempre lá!), sendo que estes podem surpreender. E quero ver os buggy Red Bull a dar espectáculo nas mãos daqueles dois senhores que sabem muito bem o que fazem [:cool:].

PS: O Gordon é sempre um espectáculo mas este Dakar está a mostrar-lhe que devia estar calado. Disse que os Mini eram carros de senhora, que os buggy da Red Bull tinham sido desenhados pelo Al-Attiyah e por isso eram feios. O que vejo é que com pouco mais de 250 quilómetros de troço já lá vão 49 minutos! Ok, teve problemas, mas 49 minutos são 49 minutos. E em tão poucos quilómetros...

O Gonçalves até agora na etapa de hoje está a andar muito bem, 2º lugar, o Rodrigues em 12º, o Faria em 30º, Bianchi Prata em 83º mas ainda em WP2 os outros em WP4

Não encontro o Mário Patrão

Voltar
Superior