Dakar 2013 (pg13 >>)

O Sainz já passou no WP7 em 15º, a 37:52
Obrigado. Acabei de ver isso também.

Hoje fica irremediavelmente atrasado para a luta da vitória mas quem sabe e ainda chega ao podium (caso não tenha mais problemas complicados).

O Gordon, pelo menos a confiar no site do Dakar, ainda nem passou no WP1!! Ou seja, na melhor das hipóteses hoje perde umas 3 horas e meia. O Alvarez (Toyota), que estava nos primeiros, passou no WP a 3 horas do primeiro! Se a isso somarmos que perderá (normalmente) algum tempo para os primeiros, sem levar em conta que poderá estar com problemas mecânicos (reparação possível em pleno deserto), portanto hoje vai chegar pela noite dentro.

Obrigado. Acabei de ver isso também.

Hoje fica irremediavelmente atrasado para a luta da vitória mas quem sabe e ainda chega ao podium (caso não tenha mais problemas complicados).

O Gordon, pelo menos a confiar no site do Dakar, ainda nem passou no WP1!! Ou seja, na melhor das hipóteses hoje perde umas 3 horas e meia. O Alvarez (Toyota), que estava nos primeiros, passou no WP a 3 horas do primeiro! Se a isso somarmos que perderá (normalmente) algum tempo para os primeiros, sem levar em conta que poderá estar com problemas mecânicos (reparação possível em pleno deserto), portanto hoje vai chegar pela noite dentro.

O Gordon capotou..

O Carlos Sousa fez o 10º, a 26:09 (até agora), o que lhe dá o 11º na geral.

smile.png

Última edição:
O Gordon capotou..
Sim, eu sei. Teve de esperar pelo camião de assistência para ser colocado na posição correcta e para repararem os radiadores.

O Sainz também deve ter tido algum problema novamente pois no WP7 vinha a perder 37 minutos e no WP8 aparece a perder 57 minutos. Como o andamento dele é semelhante aos da frente, ou se perdeu ou voltou a ter de parar

Atendendo às dificuldades, até que foi uma boa etapa para o Sousa. Já está às portas do top ten com 3 dias de prova. Ok que foram 3 dias muito duros, mas evidencia um bom início. A etapa de amanhã é mais ao estilo dos 4x4 por isso deve dar para ganhar algum tempo a algum dos buggy que estão à sua frente.

3ª etapa do Helder:

Não querem dar parte fraca mas não gosto da forma como a Honda "esconde" o tipo de problemas que tem.

Diria ainda que o Helder está a fazer um grande rali, a mota é que não está a ajudar.

Dakar: Al-Attiyah ameaça Peterhansel, Carlos Sousa à porta do top10

Nasser Al-Attiyah venceu a etapa e reduziu desvantagem para Stephane Peterhansel

08/01/2013 em Todo-o-Terreno
294x276

Numa etapa dura e difícil, marcada pelos atrasos de Carlos Sainz (problemas) e Robby Gordon (capotamento), Carlos Sousa “estava em casa” e apesar das limitações do Great Wall subiu seis lugares na classificação geral dos automóveis, de 17º para 11º lugar, depois de terminar a etapa, entre Nazca e Arequipa, no Peru, em décimo.

A vitória na etapa foi para Nasser Al-Attiyah (Buggy), que reduziu assim a desvantagem para Stephane Peterhansel (Mini), terceiro na tirada. O piloto francês ainda chegou a estar na frente da especial, mas acabou por render-se à velocidade dos buggys de Al-Attiyah e Guerlain Chicherit, segundo mais rápido, perdendo 1m17s para o piloto qatari. A diferença entre os dois, na geral, está agora nos 5m16s.

Giniel De Villiers (Toyota) foi quarto e aproveitou os problemas de Lucio Alvarez para subir à terceira posição da geral, mas já muito distante dos dois primeiros, a mais de meia hora.

Depois dos problemas ontem, Carlos Sousa teve uma etapa descansado, levando o Great Wall até ao décimo lugar, a 26m09s de Al-Attiyah, o que lhe permitiu ascender ao 11º lugar da geral.

Azarados continuam Robby Gordon e Carlos Sainz, dois dos mais fortes candidatos à vitória nos automóveis.

O norte-americano voltou a fazer das suas e capotou o seu Hummer, que ficou de rodas para o ar, sem consequências para piloto e navegador. Já o espanhol, voltou a ter problemas com o seu buggy, tendo ficado parado por diversas vezes ao longo da especial.

Nos camiões, depois de terem estrado discretos desde início, os Kamaz mostraram que continuam na corrida para a vitória. Mardeev e Karginov garantiram os dois primeiros lugares de uma etapa onde os Iveco sentiram muitas dificuldades. De Rooy cedeu 26m 23 e Biasion perdeu muito terreno depois de ter ficado atascado na transposição de uma duna.

Alex Loprais (Tatra) não foi além do sexto tempo mas acabou por herdar o primeiro lugar da geral, onde conta com uma vantagem de apenas 56s sobre Gerard De Rooy.

Classificação da 4ª etapa:

1. Nasser Al-Attiyah, QAT (Buggy), +03h28m46s
2. Guerlain Chicherit, FRA (SMG), +0m36s
3. Stephane Peterhansel, FRA (Mini), +1m17s
4. Giniel de Villiers, AFR (Toyota), +4m17s
5. Nani Roma, ESP (Mini), +7m27s
6. Leonid Novistkiy, RUS (Mini), +13m55s

10. Carlos Sousa, POR (Great Wall), +26m09s

Classificação geral após 4ª etapa:

1. Setphane Peterhansel, FRA (Mini), 9h04m29s
2. Nasser Al-Attiyah, QAT (Buggy), +5m16s
3. Giniel de Villiers, AFR (Toyota), +33m22s
4. Leonid Novistkiy, RUS (Mini), +33m48s
5. Nani Roma, ESP (Mini), +39m06s
6. Guerlain Chicherit, FRA (SMG), +42m32s
7. Ronan Chabot, FRA (Buggy SMG), +59m30s
8. Bernard Errandonea, AND (Buggy SMG), +h1m04m54s
9. Boris Gadasin, RUS (G-Force Proto), +h1h22m07s

11. Carlos Sousa, POR (Great Wall), +01h29m35s

Dakar: Al-Attiyah ameaa Peterhansel, Carlos Sousa porta do top10 - Autoportal

Carlos Sousa desabafa: "Finalmente, um dia sem problemas"

Português recupera seis posições à geral na quarta etapa do Dakar

294x276

Mesmo largando apenas do 27º lugar para a longa etapa desta terça-feira, a mais dura desta primeira semana, Carlos Sousa e Miguel Ramalho estiveram hoje em plano de destaque, recuperando seis posições à geral e terminando a especial de 288 km entre os 10 mais rápidos. Carlos Sousa despede-se amanhã do Peru a pouco mais de 5m de um lugar no top10 da geral automóvel.

“Finalmente, um dia sem problemas”, desabafou o português à chegada, lamentando apenas algum tempo perdido logo na fase inicial do percurso, “quando apanhámos alguns dos camiões que partiram à nossa frente. Devido ao pó fino que se acumula na estrada – o conhecido fesh fesh – só os conseguimos ultrapassar na chegada às primeiras dunas, que ultrapassámos sem qualquer problema”, destacou.

“Tivemos apenas algumas cautelas na zona de pedras, também porque hoje arriscamos sair com uma pressão mais baixa e estávamos mais vulneráveis a furar. Mas face às dificuldades que sentimos nas etapas anteriores, esta foi sem dúvida a melhor opção”, apontou o piloto da Great Wall Motors, para já muito satisfeito com o comportamento global do seu carro.

“Há um ano, tivemos muitas dificuldades nas etapas do Peru, devido ao sobreaquecimento do motor. Felizmente, não temos até agora qualquer indício de problema relacionado com a temperatura, o que é um ótimo sinal. Estamos a aumentar o nosso ritmo a cada dia e penso que é possível continuar a recuperar algumas posições nas próximas etapas. Para já, este foi um dia que me deixou satisfeito”, rematou Carlos Sousa, no final de uma especial que voltou a ser uma vez mais dominada pelos buggys de duas rodas motrizes.

Amanhã, o Dakar despede-se do Peru, entrando já em território chileno, numa etapa de transição disputada entre Arequipa e Arica, num total de 275 km. Em puro contraste com a paisagem dos primeiros dias, a especial cronometrada de 172 km terá muita pedra no caminho e várias passagens por vales e leitos de rios.

Carlos Sousa desabafa: "Finalmente, um dia sem problemas" - Autoportal

408721_454141014647306_655645626_n.jpg

Mário Patrão a subir no Dakar: "É assim que eu quero continuar!"

Mais uma grande recuperação do estreante português

294x276

Mário Patrão esteve em especial destaque ao longo da quarta etapa do Dakar. Na sua primeira presença na competição alcançou o 32º lugar, numa etapa disputada no meio de dunas sem fim, e terminou a 34m48s de Joan Barreda, o vencedor, subindo até ao 65º lugar da geral.

Depois de um bom desempenho na etapa que terminou em Nazca, o piloto da Suzuki está a aumentar a sua cadencia. "Ontem as coisas correram bem e por isso hoje tive uma largada melhor. Consegui manter-me sempre junto dos pilotos da frente e não precisei de arriscar numa etapa tão difícil e extensa como esta", afirmou Mário Patrão.

"É muito agradável ter etapas deste género, em que nos sentimos a subir gradualmente na tabela classificativa e ganhamos mais capacidades para enfrentar o Rali. É assim que eu quero continuar!", acrescentou.

Quinto dia não tem dunas!

A quinta etapa da edição de 2013 do Rali Dakar ruma até Arica num total de 411 quilómetros. O dia começa com uma curta especial de 136 quilómetros, sem dunas, mas com os pisos pedregosos a exigirem a atenção da numerosa lista de concorrentes.

"A próxima etapa vai dar algum respiro de alívio, mas, mesmo assim, sei que as atenções têm que se manter redobradas. O piso seco e pedregoso vai trazer pó, mas parto numa posição favorável e espero conseguir melhorar num dia que também terá rios e bonitas paisagens para premiar o esforço", explica Mário Patrão.

Classificação final da 4ª etapa:

1. Barreda Bort, ESP (Husqvarna), 3h41m09s
2. Olivier Pain, FRA (Yamaha), +8m23s
3. David Casteau, FRA (Yamaha), +10m42s
4. Farres Guell, ESP (Honda). +11m40s
5. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +11m43s
6. Ruben Faria, POR (KTM), +12m18s

15. Cyril Despres, FRA (KTM). +17m35s

18. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +19m28s

32. Mário Patrão, POR (Suzuki), +34m48s
...
47. Pedro Bianchi Prata, POR (Husqvarna), +41m59s

Classificação geral após quarta etapa:

1. Olivier Pain (Yamaha), 10h10m38s
2. David Casteau FRA (Yamaha), +2m24s
3. Cyril Despres, FRA (KTM), +3m09s
4. Barreda Bort, ESP (Husqvarna), +5m38s

6. Ruben Faria, POR (KTM), +8m39s

16. Hélder Rodrigues, POR (Honda), +22m15s

21. Paulo Gonçalves, POR (Husqvarna), +24m47s

49. Pedro Bianchi Prata, POR (Husqvarna), +01h50m43s

65. Mário Patrão, POR (Suzuki), +2h33m23s

Mrio Patro a subir no Dakar: " assim que eu quero continuar!" - Autoportal

Acho que este é o ano, ou devia ser o ano do Helder ganhar o Dakar.
Ele está mais preparado que nunca, e mais confiante, pena é que a mota não tem sido propriamente do melhor, mas vamos ver o que aí vem.
Dá para ver o que é o Dakar(apesar de continuar a não concordar com a ida para as Americas) a dificuldade, é que aquela Honda já tem muitas horas de treinos e testes mas mesmo assim não foram precisos muitos Km para ter problemas-
Já agora a que horas dá o resumo da Eurosport? Há algum canal que passe a prova mais detalhadamente, é que na Eurosport é 20min e siga pa frente, quase nem se vê os Quads(dos meus favoritos em prova)

303329_10150643187282615_1565634091_n.jpg

Hélder Rodrigues

Olá a todos. A etapa de hoje correu um pouco melhor. O Dakar são quinze dias de corrida com muitos imponderáveis e temos de ser muito calculistas na maneira como o abordamos. O mais importante é não cometer erros, particularmente na navegação. Estou satisfeito por ter conseguido recuperar de forma significativa na etapa de hoje e amanhã tudo farei para melhorar ainda mais a minha classificação

407898_10151265354067615_1062866556_n.jpg

270321_10151265352607615_2007172374_n.jpg

Claramente o Sainz teve uma etapa para esquecer.

No WP7 estava a 38 minutos. No WP8 (último antes do controlo de chegada) a 57 minutos. Acabou a etapa com mais 2:36 que o colega de equipa. Portanto entre o tal WP8 e a chegada perdeu quase duas horas (em cima do que já tinha perdido até aí).

543159_10152390871295626_776847108_n.jpg

Bianchi Prata

Hoje a etapa correu melhor, embora tenha apanhado muito po, no inicio tivemos muitas dunas, e depois pistas de pedra nas montanhas e terminou em partes de areia muito rapidas. Foi uma etapa dura, vou continuar a lutar para alcançar os nossos objectivos :)

540836_10152406110825626_62109230_n.jpg

Eu sempre tive a ideia da Honda ser uma marca muito fiável, principalmente desportivas, conheço um sr. que antes de ter um grave acidente a dele estava com 200 000km's (CBR600F). Mas tenho conhecidos que tinham Hondas CR450 e eram motas muito pouco fiáveis comparando à concorrência.

O canal tdp da TVE tem um bom programa (tipo café) ás 22H (suponho que seja hora Espanhola).

Mas não estou a encontrar nenhum streaming direto

537439_488531331198315_1522389847_n.jpg

Mário Patrão

Olá amigos!:-)
Hoje tive uma largada melhor, consegui manter-me sempre junto dos pilotos da frente e não precisei de arriscar numa etapa tão difícil e extensa como esta. É muito agradável ter etapas deste género, em que nos sentimos a subir gradualmente na tabela classificativa e ganhamos mais capacidades para enfrentar o Rali. É assim que eu quero continuar. Obrigado a todos vocês!

Estamos juntos...

307575_490619830989465_1058571381_n.jpg

Voltar
Superior