Dakar 2013 (pg13 >>)

Després em 2º da geral!? No site do Dakar não está actualizado? É que lá refere é o Ruben Faria em 2º a 11'16''.

Mas a etapa já acabou!? Aquele "live timing" do site do Dakar é uma bela trampa....

Ver se percebo, o Cyril tem o motor do Dabrowski (motor que começou a prova) por isso acredita-se que ele ainda vai trocar de motor, uma vez que os pilotos da frente normalmente trocam de motor 1 vez na prova.

Mas o Dabrowski está longe de ser rapido, ou seja, o motor não deve estar muito "esmifrado", será que o Despres vai com este motor até ao fim?

Mas ainda falta a penalização...

Pois, também estranhei verificar que o Despres não tinha lá a penalização. [;)]

Mas o certo, é que o piloto que trocou a caixa com o Després tinha a penalização...

A não ser, que ainda vá levar mais outra penalização...

Em todo o caso e como já referiram, o site do Dakar e as suas actualizações, não está a correr lá muito bem.

Hoje aquilo tá complicado. E o Carlos Sousa ou aconteceu-lhe algo ou aquilo não tá a actualizar bem.

A etapa foi interrompida, parece que há passagens em rios onde os carros vão parar ao Atlântico.

Então mas já chegou malta ao fim que saiu muito depois do Sousa e ele nada. Acho que ele é o único ali daquele grupo todo até ao 12º que não chegou.

"Carlos Sousa está já a seguir diretamente para o final da etapa, tendo sido uma das equipas a não conseguir transpor o caudal de um rio devido à forte precipitação. A neutralização da corrida ao km 82 da especial terá sido providencial para o piloto português, que seguia com um problema mecânico no seu SUV Haval, supostamente ao nível do motor. A confirmar à chegada."

Fonte: Carlos Sousa - Facebook

O Hélder já trocou de motor antes da etapa de hoje!

Edit: Não entendo é porque ainda não penalizaram o francês.... Não me admirava nada....

Last edited:
Ainda falta essa da penalização do Despres, é que o regulamento penaliza a troca de motor mas o motor dele continuou em prova (só que na mota de outro) que confusão.

Não me admirava nada que lhe dessem 15min de penalização mas se trocar outra vez, leva outra vez 15mim porque é o 1º motor novo e não 45mim pela 2ª troca.

Que granel que para ali se instalou. Portanto parece que a etapa foi neutralizada em CP2 (WP8), o que faz com que o Qatari Voador passe para a frente. A imagem do Eurosport, em que se via o bluggy dele plantado, é bem elucidativa do quão difícil a tal passagem de rio foi.

O site do Dakar tem sempre ali umas coisas que não funcionam bem e perante a confusão de hoje, pior ainda.

A ver vamos o que surge amanhã quando a classificação estiver fechada.

375837_240190066042403_1524373392_n.jpg

Carlos Sousa

Ao oitavo dia de prova, a chuva chegou (e em força) ao Dakar 2013, obrigando a organização a encurtar parte substancial daquela que seria a maior especial desta primeira semana e o último e mais complicado teste antes da jornada de descanso. Com a pista impraticável, a Direção do rali não teve outra alternativa senão cancelar a primeira parte da especial para motos e carros, fazendo seguir os camiões diretamente para o bivouac.
O abreviado percurso até San Miguel de Tucumán passou, deste modo, a incluir um único setor cronometrado de 184 km, cumprido pelo pelotão das duas rodas, mas neutralizado na corrida automóvel a partir do km 88 (CP2) pelo agravar das condições climatéricas e a subida do leito de um rio, impedindo a passagem da maioria dos concorrentes.
Com apenas cinco carros a atingirem a meta, a classificação desta oitava etapa permanece suspensa, havendo ainda dúvidas quanto ao vencedor da especial e às diferenças registadas neste ponto da especial.
Carlos Sousa e Miguel Ramalho seguem neste momento em ligação para o final da etapa, depois um dia marcado por algum infortúnio: “Tivemos uma avaria no carro e fomos obrigados a parar várias vezes para conseguir baixar a temperatura do motor. Perdemos algum tempo e esperamos agora resolver o problema em definitivo na assistência. Neste momento, desconhecemos ainda quando tempo estaríamos a perder à chegada a CP2. Em todo o caso, parece certo que esta neutralização terá sido providencial”, refere o piloto português, que era 10º da classificação geral à partida para esta agitada etapa.

Mais informações assim que possível.

734819_455798931148181_883974536_n.jpg

303329_10150643187282615_1565634091_n.jpg

Hélder Rodrigues

Sabia que a etapa de hoje iria ser complicada em termos de navegação e tentei atacar e melhorar o meu resultado na classificação geral. Agora vamos ter um dia de descanso para preparar a segunda metade de Dakar. Obrigado por todo o vosso apoio.

541696_10151271410322615_949087647_n.jpg

537439_488531331198315_1522389847_n.jpg

Mário Patrão

Olá amigos!:-)
Estava-me a sentir muito bem hoje e a conseguir acompanhar o grupo da frente. Todos caímos numa falha de percurso que nos fez perder alguns minutos a retomar a corrida e baixar na classificação da etapa... Tudo continua a correr bem e sinto-me cada vez mais confiante para chegar a Santiago do Chile com a minha Suzuki. Obrigado a todos!

Estamos juntos...

252082_492352657482849_240805288_n.jpg

Boa solução para a interrupção da 8ª etapa, os 4 primeiros ficam com o seu tempo, todos os outros ficam com o tempo do 4º (Perterhansel).

Back