Impressionante o ritmo dos Kamaz. O melhor camião estaria em sétimo da geral se tivessem classificação conjunta com os carros.
Lembro-me de vermos Kamaz cá em Portugal e o andamento daquilo é diabólico. Estava numa zona sinuosa, e a brecagem era brutal.
Também vi algo parecido cá no burgo, mas não é de espantar assim tanto! Aquilo, apesar de pesar muito (tipo 10 toneladas), "Trata-se de um bloco V8 biturbo com 16.2 l de capacidade, 1000 cv de potência (às 2400 rpm) e 4000 Nm de binário máximo (às 1500 rpm)".
Fonte: https://www.razaoautomovel.com/2018/01/camioes-do-dakar-2018
Lembro-me de vermos Kamaz cá em Portugal e o andamento daquilo é diabólico. Estava numa zona sinuosa, e a brecagem era brutal.
Tinha uma foto de um deles com as rodas da frente no ar... foi bater a chapa e fugir []
Fui para o troço, na zona da Muda, era 1h da manhã.
Xavier de Soultrait fora devido a queda.
E o Toby Price a fazer 2ª com um pneu "reparado" com fita americana e braçadeiras de plástico
Para quem já ganhou um Dakar com a mão partida isto é "peaners" []
Ao km292 reparou que já só tinha uma braçadeira, e optou por abrandar, perdendo algum tempo... acabando a etapa a 1m05 do vencedor, que levava 2 pneus "inteiros" :sh)[]
O Peterhansel também perdeu alguma coisa no último waypoint, provavelmente a jante e suspensão do Mini a dar algum sinal.
O Toby Price é um animal, excelente piloto. Hoje foi uma etapa à Paulo Gonçalves. Apesar de já ter cedido a prova, não consigo de deixar torcer por ele.
O Peternhansel aparentemente perfeu-se e fez uns km's extra no final.
Os kamaz são sem dúvida impressionantes, tanto no andamento como na própria construção das máquinas, uma espécie de buggy gigante.
Ainda assim, estes são uns meninos ao pé do mítico DAF do De Rooy. []
Quando escrevi aquilo ainda não se sabia a razão da perda do tempo, e o Peterhansel não costuma falhar pela navegação... para juntar a isso, ele estava/esteve com alguns problemas na jante e suspensão.
De Rooy e as “twin engine” foram a loucura levada ao extremo. Mas os anos 80 foram pródigos nisso, no automobilismo.
E faz hoje 1 ano...