Datsun 100A Aquece

bravosp

New member
Boas
Estou a restaurar um Datsun 100A, o motor levou uma reparação entre as coisas que levou foi a bomba de água mas ele aquece a mesma, ja mandei limpar o radiador numa oficina especializada em radiadores, ja troquei por um termostato com a temperatura mais baixa ainda assim continua a aquecer.
o que posso fazer ?

Presumindo que nao houve enganos na ligaçao de tubagens, radiador, bomba de agua e termoestato OK, acho que só te resta verificar o estado da junta da cabeça.

a junta da cabeça foi trocada ao mesmo tempo da bomba de água.
Conduzo normalmente ele chega a temperatura de serviço mas mal apanha uma pequena subida passa logo um bocado a temperatura normal e nunca mais baixa nem que seja sempre a descer. A ventoinha mal passa do temperatura normal liga logo por isso ta a trabalhar bem.

Se for do ponteiro, a ventoinha passado algum (não muito) tempo desliga, a temperatura voltou ao normal. Se não desligar é que é pior...mas se trabalhar pouco tempo (uns 3 ou 4 segundos) também não faz nada, e aí será a válvula da ventoinha.

O sistema foi bem purgado?

A ventoinha liga e nunca mais desliga teja parado ou a andar nem que seja a descer.
Isso de o carburador estar a afinado não sei. mas ele trabalha bem mesmo a frio carrego 2 vezes no acelerador puxo o ar encosto a chave e pega logo.

O mecânico já viu esses problemas penso que essas coisas não são.
O mecânico da ultima vez que viu o carro desmontou a cabeça do motor, e os buracos da junta por onde passa o liquido de refrigeração estavam entupidos por lixo.[8b]
Tirou também algum lixo do circuito de refrigeração mas no interior do motor penso que ainda ade estar muito lixo. Agora vamos tentar desentupir com liquido para desentupir e esperar que não surjam novos buracos nas tubagens.
Mas sugestões aceitam se....

Para limpar, o ideal é colocar um filtro no sistema de refrigeração.

Dependendo da quantidade de lixo, das primeiras vezes terá de ser aberto e limpo com bastante regularidade para evitar que bloqueie

Esse radiador, tendo o motor esse lixo todo só com limpeza não fica nada de jeito, o ideal é trocar por um novo, ou até adaptar ai um de maior dimensão.

Se calhar o uso de um produto para limpar o circuito de refrigeração não era mau pensado.

Isso do filtro no sistema de refrigeração secalhar não era mau pensado.
Trocar o radiador vai ser deitar dinheiro fora, com a reparação que levou está novo...
Pois esta agora no mecânico ele vai fazer isso, e um dos produtos vai ser coca-cola, dizem que é bom [;)]

o objetivo era mais o desentupimento mas se ganhar efeitos secundários bons não me importo nada [:D]

Isso do filtro no sistema de refrigeração secalhar não era mau pensado.
Trocar o radiador vai ser deitar dinheiro fora, com a reparação que levou está novo...
Pois esta agora no mecânico ele vai fazer isso, e um dos produtos vai ser coca-cola, dizem que é bom [;)]

O problema é que os resíduos que continuam no circuito e que se vão soltando com as limpezas vão-se acumular novamente no radiador, sei do que falo por experiência própria.

Esse carro tendo em conta a idade ainda deve ter tampa do radiador com termostato? Já foi trocada?

o problema por enquanto está resolvido.
o carro tinha uma fuga numa rela, o mecânico ao trocar essa acabou por trocá-las todas e assim evitar chatices nos próximos tempos.
depois disso pôs uma boa dose de produto para fazer limpeza do circuito e em vez de seguir com os 30 min aconselhados, deixou o liquido por algumas horas, deixando o carro chegar a temperatura de serviço deixá lo a trabalhar algum tempo depois desligar deixar arrefecer, e assim o problema ficou resolvido.
antes de ir para o mecânico o carro estando parado a temperatura não parava de subir, e a ventoinha uma vez ligada nunca mais parava(só desligando o carro)
depois de vir do mecânico o carro estando parado a temperatura sobe, a ventoinha liga tipo 2 min e volta a desligar.
agora é deixar vir o calor para ver como se comporta...

Back