dCi's

CLIOclub

New member
Saudações,

tou um pouco confuso em relaçao ás motorizaçoes a diesel da RENAULT.
tenho um clio de 70cv dci, sei que tem common-rail mas será que tem turbo? ou nao?
ja me disseram que estes motores nao possuem turbo, o "assobiar" que se ouve e do common-rail. tambem ja ouvi dizer que nos dCi's davam o nome de "Turbo" ao common-rail.
Ja alguem ouviu falar ralativamente a turbos a designaçao de "PL"?

Agradeço desde já a todos que me possam esclarecer :confused: um abraço! [;)]

Eu também tenho um clio DCi. O carro tem turbo. Uma vez também teimaram comigo como não tinha. Enfim... Obrigaram-me a abrir o capot
Em relação ao common-rail é o tipo de injecção. São duas coisas totalmente distintas: turbo e common-rail

O Common-rail é um sistema de injecção... não tem nada a ver com o turbo[:cool:]

O teu tem ambas as coisas[;)]

E bem vindo!

O Common-rail é um sistema de injecção... não tem nada a ver com o turbo[:cool:]

O teu tem ambas as coisas[;)]

E bem vindo!

Humm ok [:cool:] ja entendi que sao duas diferentes, mas como posso ver realmente o turbo no meu carro? O meu é um 70cv, pensava que turbo so existia para as motorizaçoes de 85cv e 105cv...
Obrigado mais uma vez ;)

Por falar em Dci's, hoje estive a apreciar um Velsatis usado para venda...............era o 3.0 V6 Dci [br:)][br:)]

Humm ok [:cool:] ja entendi que sao duas diferentes, mas como posso ver realmente o turbo no meu carro? O meu é um 70cv, pensava que turbo so existia para as motorizaçoes de 85cv e 105cv...
Obrigado mais uma vez ;)

Tens fotos do compartimento do motor?

O turbo está na parte atrás do motor, debaixo da tampa de plástico. Se reparares tem um tubo de metal atrás do motor, o turbo está "ligado" a esse tubo.
O DCi 85 e 105 têm intercooler e o teu não. Fisicamente é a maior diferença.

Saudações,

tou um pouco confuso em relaçao ás motorizaçoes a diesel da RENAULT.
tenho um clio de 70cv dci, sei que tem common-rail mas será que tem turbo? ou nao?
ja me disseram que estes motores nao possuem turbo, o "assobiar" que se ouve e do common-rail. tambem ja ouvi dizer que nos dCi's davam o nome de "Turbo" ao common-rail.
Ja alguem ouviu falar ralativamente a turbos a designaçao de "PL"?

Agradeço desde já a todos que me possam esclarecer :confused: um abraço! [;)]

[:)][:)][:)][:)]

Mas agora os common rail assobiam?? [:)][:)]

É com cada barbaridade [:)]

Respondendo á questão como já disseram todos os dCi's tem turbo e common rail[;)]

Aqui há tempos li qualquer coisa sobre os piezo eléctricos. Mas já não me recordo bem.
Conseguir mais injecções, isso os injectores normais também já conseguem.
A vantagem dos piezo é que os bicos dos injectores são comandados electricamente. Ao contrário dos actuais que são mecânicos (apesar de geridos electronicamente). Acho que isso permite-lhes serem mais rápidos e trabalharem melhor com altas pressões.

Não tenho muita certeza disto. [s)] [;)]

Vantagens:
- menor consumo
- mais silencioso no funcionamento.

Last edited:
Segundo li, o injector piezo-eléctrico utiliza a passagem de uma corrente eléctrica para provocar o alongamento da agulha do injector, varia o fluxo de combustivel tornando o doseamento muito preciso. Permite efectuar várias injecções por cada ciclo de trabalho. Aumenta o rendimento, diminui o consumo e as emissões poluentes.

Segundo li, o injector piezo-eléctrico utiliza a passagem de uma corrente eléctrica para provocar o alongamento da agulha do injector, varia o fluxo de combustivel tornando o doseamento muito preciso. Permite efectuar várias injecções por cada ciclo de trabalho. Aumenta o rendimento, diminui o consumo e as emissões poluentes.

É isso tudo. [;)]
E as consequências também.

Back