De baixa... Posso ir trabalhar?

Stormskaer

Allez BENFICA Allez
Boas

Fui agora ao médico e ele deu-me baixa... Eu disse que não queria mas ele aconselhou-me a tirar uns diazitos para ajudar a resolver o meu problema (dores num testiculo que podem ser uma hérnia ou um principio de apendicite). Eu não fui capaz de dizer que não queria.

Agora pensando melhor, a não ser que tenha dores mais fortes do que tenho agora, amanhã queria ir trabalhar porque faz-me falta o dinheiro, faz-me falta os 25 dias de férias que a assiduidade dá direito, sinto que não devo "falhar" com o meu chefe porque tem sido 5 estrelas, etc.

Posso ir trabalhar mesmo tendo uma baixa passada? A baixa não é daquelas que temos de mandar para a SS, é computadorizada, ou seja, do PC do doutoir segue logo para a SS.

Obrigado

Bom, eu não sei até que ponto é que uma baixa não obriga a ficar em casa. Se a SS aparece lá e não estás... ficas mal na figura.

Nunca estive de baixa, mas pelo que sei quando é acionada recebes o ordenado pela segurança social e o patrão não paga os dias que faltaste. Se fores trabalhar recebes duas vezes? Isto sem certeza do que estou a dizer sobre quem paga o quê.

[off topic]
Deve ser tramado faltar ao trabalho e justificar ao chefe que não vais porqeu te doiem os tomates. [:)]
[/off topic]

A baixa é de quantos dias? Nos primeiros 3 dias n recebes um tusto, portanto dificilmente te bate uma inspecção à porta.

Poder não podes...se aparece a «fiscalização» em casa podes ter problemas.
No documento da baixa, está assinalado que deves permanecer em casa, ou permite-te sair de casa?:confused:

A baixa prescrita pelo médico deve ser respeitada, por razões óbvias, mas pode sempre ser interrompida formalmente e o trabalhador apresentar-se ao trabalho normalmente e... trabalhar! Claro que é por sua conta e risco de prejudicar a própria saúde, nada mais!...

à partida pode! o ano passado o médico passou-me 7 dias de baixa, mas ao fim de 3 entendi estar apto. O curioso é que tive de ir à SS dizer que retomava trabalho[8b]

à partida pode! o ano passado o médico passou-me 7 dias de baixa, mas ao fim de 3 entendi estar apto. O curioso é que tive de ir à SS dizer que retomava trabalho[8b]
Não devia ser necessário, pois a entidade patronal tem obrigação de fazer essa comunicação, mas...

Não devia ser necessário, pois a entidade patronal tem obrigação de fazer essa comunicação, mas...

Quem tem de informar se se sente apto pata trabalhar é o funcionario e não a entidade patronal a decidir se ele se sente apto.

Quem tem de informar se se sente apto pata trabalhar é o funcionario e não a entidade patronal a decidir se ele se sente apto.
Desculpa lá, mas quando o funcionário se apresenta ao serviço, independentemente da indicação médica, é o patrão que tem de informar esse facto à SS, pois o trabalhador apresenta-se ao serviço na empresa (onde são feitas as respectivas actualizações na contabilidade), não na SS!... [;)]

Back