Débito de gasóleo

Castro3

New member
Boa tarde. Queria saber que efeito terá colocar a bomba a debitar um pouco mais de gasóleo num Opel Corsa 1.7d com 59cv, não é para alterar muito, apenas um pouco, há quem diga que faz o carro ficar com um bocadinho mais de força e que dá para poupar nas subidas etc. Até que ponto é verdade isto?

Obrigado.

Poupar ? Se vais por a debitar mais gasoleo ele vai beber mais como é obvio , e ainda para mais num diesel atmosferico é irrisório fazer isso , pois ele vai se sempre arrastar como é tipico por ser diesel !

Queres que ande melhor ? Troca esse por um TD ou por um motor a gasolina !

Poupar ? Se vais por a debitar mais gasoleo ele vai beber mais como é obvio , e ainda para mais num diesel atmosferico é irrisório fazer isso , pois ele vai se sempre arrastar como é tipico por ser diesel !

Queres que ande melhor ? Troca esse por um TD ou por um motor a gasolina !

Mas eu não quero que ele ande muito, apenas mais um pouco.

Há formas de fazer isso sem alterar o débito de gasóleo (fumarento)

Já ponderas-te em converter esse 1.7d num 1.7td?

Tinha pensado nisso, mas pus a ideia de parte porque para mexer na bomba, um amigo do meu pai que é mecânico, faz isso de borla, agora para montar o turbo já tenho que pagar e para além disso tenho de comprar o turbo. Quando custa em média um turbo pequeno?

Esses turbos, mais antigos, se não estou em erro não são muito grandes.

Pensa desta forma: Podias meter cabos de velas de competição, filtros desportivos e uma infinidade de coisas, e no fim, 200 ou 300€ depois ias continuar a ter uma arrastadeira.
Um turbo, produz um efeito imediato, ao contrario de aumentar o débito da bomba.
Informa-te bem sobre o que queres fazer, mas com jeitinho uns € e o teu carro á troca, compravas um 1.6 a gasolina sem andares a mexer no carro.

Esses turbos, mais antigos, se não estou em erro não são muito grandes.

Pensa desta forma: Podias meter cabos de velas de competição, filtros desportivos e uma infinidade de coisas, e no fim, 200 ou 300€ depois ias continuar a ter uma arrastadeira.
Um turbo, produz um efeito imediato, ao contrario de aumentar o débito da bomba.
Informa-te bem sobre o que queres fazer, mas com jeitinho uns € e o teu carro á troca, compravas um 1.6 a gasolina sem andares a mexer no carro.

Agora que falaste nisso, há um Megane Coupe 1.6 a gasolina aqui perto há venda por 1.700€, parece estar em bom estado (foi entregue para retoma), mas não faço ideia dos consumos daquilo :confused:

Acredita que no que toca aos energy, os consumos não são de grandes diferenças nas diversas cilindradas (1.2, 1.4 e 1.6)

Se bem que eu com um 1.2 faço médias de 6l/100km percursos 50%cidade e 50% nacionais

Num peugeot 306 1.9d dei débito e para mim, desculpem a expressão, vale a pena o pintelho que anda a mais. A questão do fumo é subjectivo e depende muito do pé... Se andar com o pé enterrado no acelerador é claro que faz fumo e não é pouco, se o pé andar suave o fumo é pouco mais do que com o parafuso na posição original.

O homem pergunta por alhos e respondem cebolas. [:D]

Ele não quer trocar o motor, quer saber se o débito na bomba traria alguns ganhos.

A minha opinião é primeiro levares o carro a alguém que perceba o mínimo do assunto. O parafuso do débito deve andar algures na bomba injectora e dá meia volta de cada vez. Ou seja, dás meia volta e experimentas e assim sucessivamente até veres que está bom e não faz muito fumo.

Vais notar diferença a nível de performance para melhor, mas os consumos vai piorar ligeiramente. É uma questão de compromisso e veres o que queres.

O motor ficará com um bocadinho mais de força e a disparar melhor. A nível de fumo se não tiver muito débito só fará a altas rotações.

O homem pergunta por alhos e respondem cebolas. [:D]

Ele não quer trocar o motor, quer saber se o débito na bomba traria alguns ganhos.

A minha opinião é primeiro levares o carro a alguém que perceba o mínimo do assunto. O parafuso do débito deve andar algures na bomba injectora e dá meia volta de cada vez. Ou seja, dás meia volta e experimentas e assim sucessivamente até veres que está bom e não faz muito fumo.

Vais notar diferença a nível de performance para melhor, mas os consumos vai piorar ligeiramente. É uma questão de compromisso e veres o que queres.

O motor ficará com um bocadinho mais de força e a disparar melhor. A nível de fumo se não tiver muito débito só fará a altas rotações.

Tudo que foi dito, foi meramente informativo hehehe

Voltar
Superior