Deduzir o IVA

bruno35720

New member
Olá pessoal! Axo q ja andou por cá um topico em que tb se falava sobre este assunto, mas como não encontrei... cá vai.

A dúvida é a seguinte:

sou trabalhador independente, mas não estou no regime do IVA, ou seja, por opção, estou isento, visto que a minha previsão seria não ultrapassar os 10.000 € de rendimento anual.

estou inscrito desde jan de 2006! Entretanto comprei um corsa novo comercial. Se estivesse no regime do IVA sei que poderia deduzir o valor do IVA que eu paguei na compra do carro certo?

Mas agora a duvida é a seguinte. se eu quiser entrar no regime do IVA, ou seja se eu quiser começar a cobrar iva, posso deduzir o IVA do Carro, mesmo sendo do ano de 2006???

Obrigado!

Não, não podes. só podes deduzir o IVA de produtos que compraste ja dentro do periodo do regime do IVA.

Não podes. Poderias deduzir se no trimestre em que compraste o carro estivesses no regime normal.

ahhhh. ok

e já agora outra dúvida! se eu vender o carro a alguém, essa pessoa pode deduzir o IVA do meu carro, uma vez q não foi deduzido!
é q vejo montes de anuncios que dizem "iva dedutivel"

Neste caso não podes.

Mesmo que tivesses em regime de IVA, para deduzir a aquisição da viatura a mesma teria que estar afecta à tua actividade e para tal, terias de ter contabilidade organizada.

Saudações [;)]

Neste caso não podes.

Mesmo que tivesses em regime de IVA, para deduzir a aquisição da viatura a mesma teria que estar afecta à tua actividade e para tal, terias de ter contabilidade organizada.

Saudações [;)]

Para efeitos apenas de IVA, não é necessário contabilidade organizada. Seria se ele quisesse deduzir outros custos com a viatura.
Só um conselho para quem está a pensar usar esta dedução: Ao apresentar a declaração, não peçam o reembolso, senão têm uma fiscalização à porta.

Mas qual reembolso????

Quem me dera ter direito a reembolso, mas tenho que pagar quase tudo...

Reembolso só se comprasse um carro, mas nesse caso não pediria reembolso.

Back