Deficiencia do Comando do Motor?

Meus caros,

Vinha eu na A1 do costume quando a luz da pre-incandescencia começa a piscar no painel de instrumentos do meu Audi A4 130cv TDI.

Sempre preocupado, la consigo chegar a casa. Pego no manual do meu antigo A3 TDI ( o do A4 esta em alemão) e leio que este sintoma é provocado por uma deficiencia no comando do motor. No A3 era isso o que significava. E no A4?

Estou para lhe mudar as correias, pois as que la estao, contam ja 100 mil km.

E isso do comando do motor, é o afamado ECU?

Acham que posso andar avontade este fim semana com o carro?[:o)]

Quem é que opina sobre isto? :(

VW/AUDI/SKODA com a luz de resistência intermitente é igual a problema na unidade de comando de motor (traduzido para português corrente: centralina).

Vai quanto antes à Audi ou então chama o Svç de mobilidade da SIVA (se tiveres) e eles que se desenrasquem...

citação:Originalmente colocada por p_patrocinio

Mas estará a dar as ultimas?

EStou mesmo a ver os euros a sair da carteira.
Poderá apenas ser uma avaria sem gravidade. O facto de dizer que é da centralina é pela simples razão que é esta que gere o motor e que se está a queixar de um dos seus componentes.

Hoje de manha e depois de ter desligado a bateria durante a noite, la arranquei com o carro. A luz de incandescencia nao piscou em todo o camainho.

Ao chegar a casa, reparei agora que os meus STOPs mantem-se acessos mesmo depois de tirar o pe do pedal de travagem, com excepção para a 3ª luz que estava a funcionar perfeitamente.

Começo a pisar varias vezes no pedal para ver se as luzes se apagavam, pensando eu ser mau contacto. De repente e depois de pisar varias vezes, a luz de pre incandescencia começa novamente a piscar.

Desligo o motor e verifico que a luz de stops voltam a funcionar perfeitamente, eliminando a teoria de mau contacto.

Agora pergunto: o comando do motor controla o sistema de travagem, nomeadamente as luzes de stop?

O que acham destes novos sintomas?

manual em alemão.......tou é a ver que isso é importado........e que os 150.000 que pensas que ele tem já sao na verdade 350.000

Comprei-o com 1 ano e 75 mil. o livro de revisões e respectivos carimbos, pareciam-me originais.

Seja como for, este problema pode acontecer a qualquer um, seja nacional ou importado.

Voltando ao topico, tenho uma questao no meu ultimo post..

Hoje de manha e depois de ter desligado a bateria durante a noite, la arranquei com o carro. A luz de incandescencia nao piscou em todo o camainho.

Ao chegar a casa, reparei agora que os meus STOPs mantem-se acessos mesmo depois de tirar o pe do pedal de travagem, com excepção para a 3ª luz que estava a funcionar perfeitamente.

Começo a pisar varias vezes no pedal para ver se as luzes se apagavam, pensando eu ser mau contacto. De repente e depois de pisar varias vezes, a luz de pre incandescencia começa novamente a piscar.

Desligo o motor e verifico que a luz de stops voltam a funcionar perfeitamente, eliminando a teoria de mau contacto.

Agora pergunto: o comando do motor controla o sistema de travagem, nomeadamente as luzes de stop?

O que acham destes novos sintomas?
Caro p_patrocinio
Quase de certeza que o problema é o interruptor de STOP.
Dê uma olhada neste tópico:
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=78592

Caro p_patrocinio, sugiro veementemente que passe numa oficina e deixe de inventar, muito provavelmente vai achar que sou um idiota de um arrogante por lhe estar a dizer isto nestes modos mas na realidade o que pretendo evitar é uma factura mais dolorosa para o seu bolso á conta de invenções.

A sua centralina á partida terá tido o reset feito mas isso não lhe valerá de nada se tiver algum problema na dita cuja só mesmo algum mecânico lhe poderá resolver o problema, se já fez o reset e ela voltou a apresentar os mesmos problemas nada como evitar males maiores antes que fique pelo caminho á espera do reboque.

Killerace: por experiencia propria e tambem merito deste forum, tenho poupado uns euros, talvez milhares, tentando resolver os problemas 1º eu, e so em ultimo caso, os Srs. da AUDI. Logico que nao me ponho a inventar sem ter a certeza que nao vou danificar nada.
Seja como for, obrigado pela opinião.

Depois de ter lido os topicos sobre a luz de incandescencia a piscar, poderá realmente ser o interruptor de stop.
Sao pelo menos 3 casos identicos que estao aqui relatados.

Agora pergunto: onde esta esse interruptor? é possivel ver se realmente esta avariado?

citação:Originalmente colocada por Killerace

Caro p_patrocinio, sugiro veementemente que passe numa oficina e deixe de inventar, muito provavelmente vai achar que sou um idiota de um arrogante por lhe estar a dizer isto nestes modos mas na realidade o que pretendo evitar é uma factura mais dolorosa para o seu bolso á conta de invenções.

A sua centralina á partida terá tido o reset feito mas isso não lhe valerá de nada se tiver algum problema na dita cuja só mesmo algum mecânico lhe poderá resolver o problema, se já fez o reset e ela voltou a apresentar os mesmos problemas nada como evitar males maiores antes que fique pelo caminho á espera do reboque.
Sinceramente...
Então os outros posts são invenções?????
Aqui quem inventa deve ser o Sr. ou o menino não sei.
Então a centralina fez reset? Isto é uma linguagem nova ou estamos a falar de PCs? Estes sim tem um botãozito algures onde carregamos para os desligar quando ficam parados.

Killerace: por experiencia propria e tambem merito deste forum, tenho poupado uns euros, talvez milhares, tentando resolver os problemas 1º eu, e so em ultimo caso, os Srs. da AUDI. Logico que nao me ponho a inventar sem ter a certeza que nao vou danificar nada.
Seja como for, obrigado pela opinião.

Depois de ter lido os topicos sobre a luz de incandescencia a piscar, poderá realmente ser o interruptor de stop.
Sao pelo menos 3 casos identicos que estao aqui relatados.

Agora pergunto: onde esta esse interruptor? é possivel ver se realmente esta avariado?
Caro p_patrocinio
O interruptor encontra-se por cima do pedal de travão.
No link enviado está lá o procedimento do que deve fazer. Comece por aqui.

Originalmente colocada por p_patrocinio

Se a Terceira luz do STOP está a funcionar bem não é de certeza o interruptor do pedal.

citação:Originalmente colocada por FGO

Sinceramente...
Então os outros posts são invenções?????
Aqui quem inventa deve ser o Sr. ou o menino não sei.
Então a centralina fez reset? Isto é uma linguagem nova ou estamos a falar de PCs? Estes sim tem um botãozito algures onde carregamos para os desligar quando ficam parados.

Sim a centralina é um componente electrónico e se desligar a dita cuja da corrente que a alimenta (bateria) por algum tempo os valores contidos nela, ex: medições de ar que possa ter voltam a 0, eventualmente certos erros esporádicos também podem voltar ao valor por defeito = 0.

Eu falei em não inventar porque se ele, p_patrocinio, já fez isso e os resultados foram os stops algo trocados e o erro a reapareçer mais vale não arranjar mais invenções e ir a um bom mecânico que lhe faça um diagnóstico á ECU (Electronic Control Unit, CENTRALINA) e verifique se não tem algo a necessitar de substituição ou limpeza no motor. ^^

Anyway, li o outro post e até pode existir actualização do firmware da dita para evitar que esse problema volte a reapareçer, isto no caso de ser o tal problema do interruptor.

Mas já agora nas suas palavras, "Se depois deste procedimento a luz continuar a acender... ou a operação foi mal feita, ou o interruptor está danificado ou realmente é coisa para os lados do motor. Ai aconselho uma ida a uma oficina de confiança para ser feito um diagnostico ao carro."

Quem criou este tópico percebe menos que eu de carros (que também não percebo grande coisa), e andar a dizer para ir mexer aqui ou ali é mesmo pedir para tramar algo inadvertidamente, logo e para evitar males maiores mais vale ir ... voilá ao mecânico. ^^

Essa da 3ª luz, realmente torna as coisas complicadas. Nao tera um funcionamento diferente?

E o interrupetor do pedal, caso se estivesse avariado, dava os mesmos sintomas quer com o motor ligado ou desligado, ou nao é assim?

Bolas, la se foi uma resolução facil e barata. :(

Essa da 3ª luz, realmente torna as coisas complicadas. Nao tera um funcionamento diferente?

E o interrupetor do pedal, caso se estivesse avariado, dava os mesmos sintomas quer com o motor ligado ou desligado, ou nao é assim?

Nota alguma coisa de diferente no carro?

Um conselho:

Leve isso ao electricista por parece ser um problema de massa nos farois, que piorar vai aumentar em muito a conta da reparação.

;)

Killerace, para teres uma ideia de como é util ouvir umas opiniões vou-te contar esta:
O meu radio deixou de dar FM. É um NAvigation Plus com ecran 5". Depois de muito pesquisar, fui a AUDI perguntar o que seria. Resposta: nao damos respostas sem ver 1º o que é. POde ser o modulo (2500€) ou os amplificadores (350€) ou outra coisa qualquer.
Resolução: socateira e num audi batido tirei o amplificador de sinal por 30 euros. Montei eu.

Parece-me que terás um problema na centralina, mas até pode ser coisa fácil. Quanto ao STOP as três luzes têm todas a mesma fonte de energia, o interruptor do pedal, a única diferença é que a terceira luz acende uns milesimos de segundos antes das outras duas, caso estas sejam ainda lampadas de incadescência.

Boa sorte, já agora um conselho vái a uma oficina especializada, não metas o bólide no Manel GT aí do sitio.

Nota alguma coisa de diferente no carro?

Realmente não. A potencia parece ficar prejudicada, mas muito pouco. Pelo manual dizem que a luz de incandescencia intermitente altera o programa normal da ECU para um programa de emergencia e reduz a potencia.

De resto tudo normal e isso da potencia pode ser psicologico pois so começei a pensar nisso depois de ter lido o que li.

Voltar
Superior