Deixar de beber Coca-Cola... e Fanta, e Sprite, e...

Preocupa-me também o controlo de qualidade. Neste caso da coca-cola, a manter a qualidade de fabrico espanhola (um pouco diferente da portuguesa), estarão a regredir na imagem de marca.

Salva-se a coca-cola em xarope (fabrico EUA) com mistura na hora, que consegue manter uma qualidade de alto nível (restaurantes, etc...)

Por vezes ajustam-se os ingredientes base face às especificidades do mercado. Dizem que a água ajuda e muito a dar uma característica diferente (....), mas em termos de controlo de qualidade, uma fábrica moderna tem padrões técnicos muito rigorosos.

Por aqui, convém olhar para dentro da garrafa de vidro retornável antes de começar a beber e estar atento ao barulho que é produzido quando se retira a carica.

Por vezes ajustam-se os ingredientes base face às especificidades do mercado. Dizem que a água ajuda e muito a dar uma característica diferente (....), mas em termos de controlo de qualidade, uma fábrica moderna tem padrões técnicos muito rigorosos.

Por aqui, convém olhar para dentro da garrafa de vidro retornável antes de começar a beber e estar atento ao barulho que é produzido quando se retira a carica.

Quando falei em controlo de qualidade, não era no sentido de falta dele, mas sim das especificidades do mesmo. Não acredito que sejam feitas 2/3 receitas da mesma bebida para o mercado ibérico, daí o controlo da qualidade se tabelar por algo que entendam intermédio.

Se assim for, e a qualidade baixar (nos meus padrões), terei apenas como recurso a coca-cola de pressão.

A questão da importação ainda leva a outro problema:

Coca-Cola falsificada.

Lembro-me de ter visto há uns anos sobre estas falsificações onde
são usados ingredientes proibidos na Europa (e em outros lados),
por serem cancerígenos, tóxicos, etc.

Portanto, se a Coca-Cola legal já não é muito saudável, imagine-se
a falsificada...

E já vi por cá uma latas de Coca-Cola made in China... sei lá se não
serão falsificadas.

Já parece a carne de cavalo na lasanha de carne de vaca...

Há indústrias que podem ser competitivas.
Ainda há pouco visitei duas unidades que, uma produz uma peças para automóveis desde lamborghini a evoque e outra vidro. Nenhuma delas vê a sua posição em risco. Além de que os custos de transporte são cada vez mais elevados, o combustível e electricidade não aumenta apenas cá mas também pelo resto da Europa. Utilizamos muito mal, o que se é uma desvantagem também pode ser uma vantagem, estamos no "inicio" da Europa junto ao mar, podemos ser o porto de entrada de muita matéria prima, e despachá-la já "tratada".

Absolutamente de acordo. Sines. [;)]

Os custos de Transporte (chamemos-lhe Logística) estão na base de uma nova revolução em todo o mundo. Há um produto que tentei trabalhar no ano passado, que comparando Angola, Brasil e Canadá, a Logística é mais barata no Canadá. Com infraestruturas fabulosas e ordenados a multiplicar por 7.

Absolutamente de acordo. Sines. [;)]

Os custos de Transporte (chamemos-lhe Logística) estão na base de uma nova revolução em todo o mundo. Há um produto que tentei trabalhar no ano passado, que comparando Angola, Brasil e Canadá, a Logística é mais barata no Canadá. Com infraestruturas fabulosas e ordenados a multiplicar por 7.

O Porto de Sines é o único que funciona bem cá, porque será [;)]
Trabalho muito através de Liscont e Sotagus, é uma vergonha e mais não digo...

A questão da importação ainda leva a outro problema:

Coca-Cola falsificada.

Lembro-me de ter visto há uns anos sobre estas falsificações onde
são usados ingredientes proibidos na Europa (e em outros lados),
por serem cancerígenos, tóxicos, etc.

Portanto, se a Coca-Cola legal já não é muito saudável, imagine-se
a falsificada...

E já vi por cá uma latas de Coca-Cola made in China... sei lá se não
serão falsificadas.

Já parece a carne de cavalo na lasanha de carne de vaca...

Não será tanto a falsificação, mas se os ingredientes são ou não permitidos pela legislação da UE.

Bebes uma Fanta no Qatar e aquilo sabe-te à vida. Se leres os estudos científicos associados, há por lá algumas coisas que nos podem dissolver os ossos...

Bebes uma Fanta no Qatar e aquilo sabe-te à vida. Se leres os estudos científicos associados, há por lá algumas coisas que nos podem dissolver os ossos...

Os ácidos ( penso que te referes ao fuorídrico) são permanentemente usados em indústria alimentar mas isso não quer dizer que sejam ingeridos. Fazem parte do processo de fabrico...

Por exemplo na fruta enlatada, usam-se ácidos para remover a pele dos frutos. Evidentemente que o ácido é removido após o processo mas foi usado.

As pessoas que acham que protestos destes são palhaçada, é porque não trabalham na Refrige nem nenhum dos seus familiares e amigos. Espero também que nas outras, cada vez menos, Refriges neste país nunca lhes aconteça verem os seus empregos em perigo.
A Refrige pertence a um sector industrial cada vez mais raro no nosso país. Empresas deste tecido industrial, geram não só emprego directo, como muitos indirecto além de que mexem com a economia. Exigem transportes, exigem contratos de manutenção, gastam imensa água e electricidade, consomem provavelmente comida num refeitório, consomem combustível, pagam impostos...
Quem acha que isto não defende a nossa indústria, caros users, aconselho-vos a ver o que fazem os americanos para garantir postos de trabalho, até chegam a baixar os ordenados mínimos dos estados.
Sou totalmente a favor de descriminação positiva para quem gerar empregos reais e duradouros no nosso país, quem achar injusto é fácil, é só criar cá emprego também.

Os que vivem na fantasia que a melhor bebida é que vai ficar, quem está a administrar este grupo quer saber é que unidade produz mais barato e têm menos custos de logística.

Eu tive muitos familiares na indústria textil que foram para o olho da rua, porque a produção mudou-se para a china, e nunca vi destas "palhaçadas" (como tu lhe chamas) para só se comprar roupa made in portugal.
E tenho mais exemplos na familia, por isso esse discurso é falacioso, já que eu nesses casos não culpo as empresas, mas sim a ue por deixar entrar aqui tudo sem verificar as condições de produção na china.

Uma empresa deve-se manter no activo, simplesmente porque os portugueses são nacionalistas?É esse o tipo de empresas que devemos ter?

Os ácidos ( penso que te referes ao fuorídrico) são permanentemente usados em indústria alimentar mas isso não quer dizer que sejam ingeridos. Fazem parte do processo de fabrico...

Por exemplo na fruta enlatada, usam-se ácidos para remover a pele dos frutos. Evidentemente que o ácido é removido após o processo mas foi usado.

Ácido fluorídrico que destrói tudo menos plástico.

O ácido presente na coca-cola é o ácido ortofosfórico que apesar de ser considerado um ácido fraco é usado como decapante, fertilizantes, etc.

PS: quando digo coca-cola falo em geral de todos os refrigerantes. É esse o ácido que ali o nosso amigo se refere. [;)]

Última edição:
Eu tive muitos familiares na indústria textil que foram para o olho da rua, porque a produção mudou-se para a china, e nunca vi destas "palhaçadas" (como tu lhe chamas) para só se comprar roupa made in portugal.
E tenho mais exemplos na familia, por isso esse discurso é falacioso, já que eu nesses casos não culpo as empresas, mas sim a ue por deixar entrar aqui tudo sem verificar as condições de produção na china.

Uma empresa deve-se manter no activo, simplesmente porque os portugueses são nacionalistas?É esse o tipo de empresas que devemos ter?

Porque não procuras as campanhas que existiram em França quando a Levis de lá saiu.
As campanhas enormes nos anos 90 nos EUA do Buy American.
Volto a dizer-te, sou a favor da descriminação positiva, as empresas mal geridas caem com ou sem protecção.

Porque não procuras as campanhas que existiram em França quando a Levis de lá saiu.
As campanhas enormes nos anos 90 nos EUA do Buy American.
Volto a dizer-te, sou a favor da descriminação positiva, as empresas mal geridas caem com ou sem protecção.

Uma coisa é descriminação positivia, em fiscalidade ou outra coisa qualquer, outra é dizer que temos de ser nacionalistas para manter a empresa.

A descriminação positiva parte do governo em criar boas condições para a coca cola se manter cá, se não criar, não é com nacionalismos bacocos que vamos lá.

Façam o que quiserem, desde que seja criar empresas mais competitivas..

Agora a Coca-Cola é obrigada a ter os fornecedores escolhidos na praça publica? A Coca-Cola contrata quem bem quer, desde que cumpra tudo o contratado...

Não me peçam é mais dinheiro.. :D

O Japão é dos 5 países que mais importa e que mais exporta.

O brasil exporta enormes quantidades de Café, Soja e frutas. Importa enormes quantidades de carros, roupas e softwares.

Não percebi o comentário.

Se ainda fosse Cuba, esse belo exemplo [:cool:]

Na área automóvel temo que não seja verdade. As importações do Brasil e Japão serão residuais. Eles fabricam tudo dentro de portas...

Voltar
Superior