Delegados Sindicais

Caros,

Li na esquerda.net o seguinte texto:

"O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações convidou o secretário-geralda CGTP para a discussão acerca da intenção da empresa de retirar a 81 dos 103 delegados sindicais
a isenção total de horário, bem como das implicações do acordo de empresa proposto pela
administração. «Fizeram um acordo com um sindicato que apenas representa 25 por cento dos
trabalhadores e querem estender este acordo a toda a empresa», disse o coordenador do SNTCT à
edição online do semanário Sol."
In: Esquerda net

Isto quer dizer que os CTT sustentam 103 trabalhadores que têm horário zero não contribuindo nada para o negócio da Empresa?
Quais são afinal as funções dos delegados sindicais? O que fazem eles e o que têm conseguido? Quem os sustenta?
Não será este o melhor tacho de todos?
Faço as perguntas não para provocar mas essencialmente por desconhecimento...

A resposta a essas perguntas é sim. Esses profissionais dos sindicatos que passam a vida a ser contra tudo o que mexe, não põem os pés nas empresas (ou salas de aula no caso dos professores), sendo no entanto as entidades patronais obrigadas a sustentar esses parasitas.

São sempre os mesmos, ano após ano.. Mário Nogueira, Ana Avoila, Arménio Carlos... todos militantes do PCP, pois claro..

Pior que isso tudo, são sustentados por TODOS nós[8b]

923162_659756180705479_2120102464_n.jpg

Cerca de 1.300€/mês x 14 meses[8b] parasitas de m*****

Quero ver quando um dia precisarem de ajuda de um sindicato ou outra estrutura de auxilio ao trabalhador, lhes vão chamar de parasitas de m****

A mim faz-me mais espécie pagarmos brutas rendas aos partidos e gentinha desse ramo do que pagar a uma rede de sindicatos.

Se com a ajuda deles, ainda há gentinha faça dos seus trabalhadores/colaboradores de escravos, ou pense serem coisas e não humanos, imaginem o que fariam sem termos sindicatos e estruturas que apoiem os trabalhadores.

Os partidos ninguem chama de parasitas...

sai cara a ajuda.

E se ao menos fizessem o papel deles, pelo menos aqui no Vale do Ave já muita porcaria se passou com essa gente, quando os problemas dos trabalhadores deixam de fazer as capas de jornais deixam-nos abandonados à bicharada...

Deve ser a única profissão em que o currículo exigido é saber dizer mal de tudo e de todos e também saber organizar manifestações e ter alguma experiência em desordem publica [:D]
Pensando bem, alguns partidos também requerem o mesmo currículo para se poder entrar para as suas fileiras [:D] :sh)

sai cara a ajuda.

Nem por isso, eu já me vi numa situação de confronto com a entidade patronal, ordenados em atraso, sucessiva tentativa de amedrontar os trabalhadores de uma secção, de modos a fazer com que trabalhassem praticamente sem horarios, basicamente o patronato queria era alguem que entrasse ás horas que eles bem entendesses e saissemos quando eles quisessem, horas e regalias em contrato seriam abolidas.
E mais recentemente na instauração de um processo de insolvência contra a empresa.

Se tivesse de recorrer a representações de advogados, procurar documentação e assinar tudo nos prazos certos para entrarem em processo tinha gasto uma fortuna que não tinha.
O que achas tu caro, eu paguei no total por todos os processos 80 euros, o sindicato tinha o advogado que me representou a mim e aos que entraram com o processo, o sindicato arranjou a papelada toda, fez a papelada, foi só nós metermos uma ou outra carta quando o representante nos mandou enviá-las.
Alguns colegas que recorreram a advogados, nos dias de se apresentarem em algumas reuniões, só tiveram de largar 150 euros pela representação, fora no desfecho do processo + de 20% do total ganho é para o senhor doutor.

O que achas caro?

O unico privilegio que os delegados sindicais têm são 8 horas por mês que podem tirar em serviço para o sindicato.
Dirigentes sindicais é que têm mais regalias, nomeadamente os responsaveis por regiões ou o líder nacional evidentemente.
Qualquer trabalhador pode se candidatar a delegado sindical.
nas comissões de trbalhadores tambem existe um determinado nº de horas para trabalho da respectiva comissão.

Não duvido que os neos sonham em acabar com as associaçoes de trabalhadores.

Deve ser a única profissão em que o currículo exigido é saber dizer mal de tudo e de todos e também saber organizar manifestações e ter alguma experiência em desordem publica [:D]
Pensando bem, alguns partidos também requerem o mesmo currículo para se poder entrar para as suas fileiras [:D] :sh)

É so criançada aqui. Lixo, autentico lixo.

E se ao menos fizessem o papel deles, pelo menos aqui no Vale do Ave já muita porcaria se passou com essa gente, quando os problemas dos trabalhadores deixam de fazer as capas de jornais deixam-nos abandonados à bicharada...

Desculpa, mas não acredito nisso.
As pessoas tambem quando pedem ajuda, fazem um bicho de sete cabeças, muitas pensam que é só pedir ajuda e já está, fico com o rabo no sofá e os palermas tratam-me disto sem eu me chatear, fico á espera, que eles fazem tudo.
Tambem não é assim, temos de auxiliar, ir ás reuniões, eu vi e senti isso o sindicato marcava as reuniões para tratar do nosso assunto e quando chegavamos ao dia estavam lá só dois ou três trabalhadores.
Muito tempo depois apareciam aqueles que praticamente nunca iam ás reuniões a chatear o pessoal do sindicato, então o meu processo não avança... e as pessoas respondiam, olhe há uma data de papelada para assinar e você não veio á reunião, os que vieram têm o processo encaminhado.
Eu vi e senti isso, pedem ajuda e depois pensam que vão andar com eles ao colo.. a olha agora vou-te buscar a casa para vires á reunião e se fôr preciso até te dou a mãozinha para te ajudar a assinar... há que ver as coisas

Os sindicatos fazem muita falta mas depois há muita gentinha que faz disso profissão.

Eu trabalho nos CTT e faz-me uma confusão brutal ver que para irem debitar a mesma cassete de sempre, precisam de ir 2 dirigentes sindicais. É um para falar e outro para acenar com a cabeça...

Tenho um conhecido que era dirigente sindical e ele próprio dizia que apenas ia ao seu local de trabalho 1 vez por mês para assinar o livro de ponto. E no sindicato também fazia zero.

Como ele admitia: estava-se borrifando para os CTT e o ordenado que ganhava (cerca de 600 euros) era para as prestações dos carros. Trabalhava na empresa ddo pai...

Esta é uma opinião muito interessante, sem querer pôr tudo no mesmo saco, achava que os CTT eram das Empresas onde mais gente era pró sindicalismo. Isto é verdade? De uma forma geral apoia-se a privatização?

Os sindicatos fazem muita falta mas depois há muita gentinha que faz disso profissão.

Eu trabalho nos CTT e faz-me uma confusão brutal ver que para irem debitar a mesma cassete de sempre, precisam de ir 2 dirigentes sindicais. É um para falar e outro para acenar com a cabeça...

Tenho um conhecido que era dirigente sindical e ele próprio dizia que apenas ia ao seu local de trabalho 1 vez por mês para assinar o livro de ponto. E no sindicato também fazia zero.

Como ele admitia: estava-se borrifando para os CTT e o ordenado que ganhava (cerca de 600 euros) era para as prestações dos carros. Trabalhava na empresa ddo pai...

...Isto quer dizer que os CTT sustentam 103 trabalhadores que têm horário zero não contribuindo nada para o negócio da Empresa?
Quais são afinal as funções dos delegados sindicais? O que fazem eles e o que têm conseguido? Quem os sustenta?
Não será este o melhor tacho de todos?
Faço as perguntas não para provocar mas essencialmente por desconhecimento...

Não sei como funciona nos CTTs mas a generalidade dos Delegados Sindicais trabalha na empresa como qualquer trabalhador. Simplesmente foram designados representantes dos trabalhadores no Sindicato, e podem ter direito a determinadas horas ou dias por ano para reuniões e coisas assim. Mas horário zero, zero mesmo? Não sei. Alguém que esteja a par que nos ilucide.

Back