Desafio aos fumarentos :-)

Fazer esses consumos num hibrido já ultrapassa o que se pode falar de uma condução normal.
Gastam pouco, sim, mas é necessário saber conduzir de uma forma diferente, que na maioria dos casos exige uma paciência enervante.
Um diesel acaba por gastar menos nas mesmas condições, e isso já foi mais que provado. Se a paciência for a mesma para ambos os condutores, claro.

A andar em plano consigo fazer consumos desses.

Agora mete o teu híbrido numa A7, A3, A11 e anda cá gabar-te com os consumos.

Andar em estradas mais ou menos planas e a 120 km/h, em 6ª as rotações vão por volta das 2000 rpm, e faz consumos ridículos.

Mas 1º eu não tenho paciência para andar assim, e 2º os cavalos precisam de correr e não de andar a trote. [:D]

Mesmo com médias de velocidade de 140-150 km/h conseguem-se consumos de 6-7 L/100km. Faz lá isso com o teu híbrido, a essa velocidade já vai prai nas 4 mil rotações e a consumir bem.

Bons consumos todos conseguem fazer. Para mim um híbrido até faria algum sentido se pensar "Ora de minha casa ao trabalho é sempre a descer, carrego a bateria, para cá é sempre a subir gasto a bateria. No final gasto pouca gasolina".

Talvez até conseguisse poupar algum, mas para a minha condução, prefiro de longe um motor turbo, seja ele diesel ou otto.

Bem, fica a posta, daqui a pouco vem a cavalaria, vou buscar uns tremoços. [:D]

A andar em plano consigo fazer consumos desses.

Agora mete o teu híbrido numa A7, A3, A11 e anda cá gabar-te com os consumos.

Andar em estradas mais ou menos planas e a 120 km/h, em 6ª as rotações vão por volta das 2000 rpm, e faz consumos ridículos.

Mas 1º eu não tenho paciência para andar assim, e 2º os cavalos precisam de correr e não de andar a trote. [:D]

Mesmo com médias de velocidade de 140-150 km/h conseguem-se consumos de 6-7 L/100km. Faz lá isso com o teu híbrido, a essa velocidade já vai prai nas 4 mil rotações e a consumir bem.

Bons consumos todos conseguem fazer. Para mim um híbrido até faria algum sentido se pensar "Ora de minha casa ao trabalho é sempre a descer, carrego a bateria, para cá é sempre a subir gasto a bateria. No final gasto pouca gasolina".

Talvez até conseguisse poupar algum, mas para a minha condução, prefiro de longe um motor turbo, seja ele diesel ou otto.

Bem, fica a posta, daqui a pouco vem a cavalaria, vou buscar uns tremoços. [:D]

Para fazeres uma viagem com essa média de velocidade, vais ter de circular muitas vezes perto e acima dos 170Kmh...
Duvido muito dos tais 6-7...

Para fazeres uma viagem com essa média de velocidade, vais ter de circular muitas vezes perto e acima dos 170Kmh...

Não consegues fazer uma viagem sempre a 140 km/h. Principalmente se viajares sempre de noite consegues na boa.

Além disso a noite, o motor (parece-me) que tem um melhor desempenho, certamente devido ao ar mais fresco que entra na admissão e ao motor que vai com temperaturas mais baixas devido ao arrefecimento dos componentes provocados pelo "ar da noite".

Pois, concordo que em AE e em plano não se tira grandes conclusões.

Para quem vive no interior e tem de andar por percursos como A24, ou IP4, só 2 exemplos, em que faço sempre a abrir com um diesel tractor, vulgo 1.9 TDI, a fazer menos de 5L, e não é em plano!

A definição de andar sempre a abrir deve ser das coisas mais discutíveis que se pode dizer... o que é a abrir para um pode ser a pastar para outro...

Só mesmo quem anda a comer gelados com a testa é que acredita que se faz media inferior a 5 L/100 a andar a abrir...

Estes tópicos para mim valem zero.

Isto porque depende sempre do tipo de condução, carga, AC, estrada, trânsito, etc.

Depois andam por aqui a comparar consumos, mas com carros diferentes ou condutores diferentes ou em cidades e estradas diferentes.

E todas estas coisas diferem muito.

Desde quando o mesmo carro com o mesmo condutor irá fazer o mesmo consumo quer na baixa lisboeta e 7 colinas, quer em tavira ? Nunca na vida.

Last edited:
O testemunho fotográfico abaixo corresponde ao trajecto entre o nó de Condeixa da A1 e as portagens de Alverca. Incluiu a travessia da Serra de Aire e dos Candeeiros, entre Leiria e a saída de Torres Novas. A velocidade média indicada é a real, sem o tradicional erro do velocímetro, o que é uma característica deste e de outros computadores de bordo. Corresponde a 110 km/h de ponteiro. Devido a alguns km de obras na zona do Carregado-Alverca, a velocidade média baixou um pouco em relação ao que trazia antes.

Dito isto, fico à espera de uma foto por parte de um diesel familar, com capacidade para 5 pessoas, mala com mais de 400 litros e pelo menos 130/140 cv de potência, que em trajecto semelhante e de acordo com o que se diz por aí nos vários tópicos, consiga arrasar este consumo. Boa sorte! [:D]

Ou seja, nesse percurso gastaste uma média de 0,8 litros por pessoa e por cada 100 km. Ok !

Eu no mesmo percurso faço bem melhor, com CC ligado e tudo, com 420 cv, com uma aerodinâmica de tijolo. Faço 30 litrinhos de gasóleo (e não uso os 26 a 28 litros para não te envergonhar mais...). Mas levo 55 pessoas, o que dá um gasto de 0,545 litros aos 100 por pessoa. E com muito mais bagagens.

Ou seja, levo o mesmo que 11 Prius e ainda gasto menos. [:p] [:p] [:p]

Aqui está a minha máquina:

Scania-Irizar_PB_in_Kielce_-_Transexpo_2010.jpg

Como podes ver, é tudo muito relativo isso dos bons consumos... [:p] [:p] [:p]

eu nas calmas vinha de matosinhos no domingo e em 70% autoestrada fiz 4.4l ao chegar a casa no meu FR fumarento. e esta, hein? claro que não vim a abrir, ia só com lanço nas descidas e etc, na nacional em 15kms apenas ultrapassei uns 3 ou 4 carros e fui (quase) sempre sem puxar por ele. no total do depósito fiz 5.25l, 5.3l.

eu nas calmas vinha de matosinhos no domingo e em 70% autoestrada fiz 4.4l ao chegar a casa no meu FR fumarento. e esta, hein? claro que não vim a abrir, ia só com lanço nas descidas e etc, na nacional em 15kms apenas ultrapassei uns 3 ou 4 carros e fui (quase) sempre sem puxar por ele. no total do depósito fiz 5.25l, 5.3l.

E sabes a parte melhor cadito? Quando queres andar mais acelerado tens motor para isso, já os híbridos [:D]

Sem trânsito faço várias vezes viagens a 140km/h CC on (aliás em AE nunca abdico do CC)... médias de 6.5-7L são muitos realistas em carros com uma 6a longa e binário qb...

A definição de andar sempre a abrir deve ser das coisas mais discutíveis que se pode dizer... o que é a abrir para um pode ser a pastar para outro...

Só mesmo quem anda a comer gelados com a testa é que acredita que se faz media inferior a 5 L/100 a andar a abrir...

Atenção que o 1.9tdi é extremamente económico para idade do bloco... Uma pessoa muito próxima de mim, possui um Golf III 90cv, que para os ritmos algo vivos que pratica consegue consumos notáveis... Já comprovei as médias dele... faz 5L com relativa facilidade.

Estes tópicos para mim valem zero.

Isto porque depende sempre do tipo de condução, carga, AC, estrada, trânsito, etc.

Depois andam por aqui a comparar consumos, mas com carros diferentes ou condutores diferentes ou em cidades e estradas diferentes.

E todas estas coisas diferem muito.

Desde quando o mesmo carro com o mesmo condutor irá fazer o mesmo consumo quer na baixa lisboeta e 7 colinas, quer em tavira ? Nunca na vida.

Tudo dito.

Vir aqui dizer que um Hibrido consume pouco é mais que relativo, portanto, é estarmos aqui a falar do... nada.

A minha gulosa com velocidades de 130/150 km/h num trajecto de 2000kms, com subidas, descidas, sitios planos, 5 pessoas a bordo, mala hiper-cheia, caixa de tejadilho cheia faz medias de 8L/100km...... por isso nao me espanta um diesel ou um Hibrido fazerem medias de 4 ou 5 L/100........ nada de novo..... apenas mais um "picanço" para com os Sr. dos Diesel [;)]

Sem trânsito faço várias vezes viagens a 140km/h CC on (aliás em AE nunca abdico do CC)... médias de 6.5-7L são muitos realistas em carros com uma 6a longa e binário qb...

Metendo o CC a 140 não te garante uma média de 140... A não ser que fechem a AE.

Back