Descarbonização de colectores

PEDROM

New member
Tenho um diesel quase a atingir os 300k quilómetros, e estou na dúvida se não seria oportuno proceder a essa operação.
O que é que pensam sobre isso?

o meu tem 307 mil, muita cidade nos últimos 10 anos e nunca lhe fiz isso. estava a pensar descarbonizar o turbo, mas não sei de que forma, se com líquido no mecânico, se indo a uma casa especializada (muito mais caro). será a mesma coisa que tu procuras? é que não percebo nada disso de mecânica.

já agora, o tópico está na secção errada. pede para mudar de secção. [;)]

Já fiz na Astra 1.7 CDTI e só posso aconselhar. Na altura teria cerca de 240 mil kms, salvo erro. Ficou mais solta, trabalhar mais suave e ligeiramente mais económica. Foi feita a limpeza da admissão, EGR e sensor MAP e colocados parafusos novos. As fotos falam por si.

wB1yLb9l.jpg

zlVg7E8l.jpg

csd0kaBl.jpg

CxSFPuUl.jpg

Sem sombra de dúvidas, que se é para fazer uma limpeza como deve ser, só desmontando... conforme mostra o exemplo do Ecoflex.

Last edited:
já agora, valores para isso? uns 100€? penso que a cena do líquido ficava à volta de 50€. sei de quem tenha feito isso num golf há menos de 1 ano, mas não fixei valores, só voltando a perguntar.

Os valores depende das horas de trabalho que variam de carro para carro, e do custo da hora, que varia de oficina para oficina.

No meu caso nem sei bem o que paguei, já que foi tudo junto com a revisão e um conjunto de outras coisas, mas estimando o valor dos parafusos OEM e do silicone, mais umas quantas horas, isso andou pelos 100-150 €.

ok, obrigado pela info. entretanto vou pesquisando. até porque envolve deixar lá o carro e isso é complicado para mim.

Na minha opinião esse trabalho limpeza colectores e turbo dever ser feito no acto descarbonização do motor para ficar trabalho completo e como deve ser.

Na minha opinião esse trabalho limpeza colectores e turbo dever ser feito no acto descarbonização do motor para ficar trabalho completo e como deve ser.
Porra, que eu só falei do colector, não estava a pensar em abrir o turbo e o motor.[:D]

Admissão sim, no resto sempre podes comprar um liquido para limpar os injetores e turbo a fazeres numa próxima revisão, serve como prevenção, que é a ideia inicial do tópico, penso eu de que... [;)]

Ecotec ou Liquimoly

Porra, que eu só falei do colector, não estava a pensar em abrir o turbo e o motor.[:D]
Carro com muitos km tem ser de ser descarbonizado para dar nova vida ao motor, porque alem dos colectores, as câmaras de combustão, cabeça, valvulas estao carbonizados.

Last edited:
Back